Central de Ajuda Myrp

Acesse nossa Central de Ajuda e tire suas dúvidas por meio de tutoriais, vídeos e artigos ou entre em contato com nossa equipe de Suporte: 0800 800 7740.

Dúvidas mais comuns

Estoque

6 vantagens do sistema de controle de estoque do Myrp

Organização é sempre a parte mais importante em qualquer área da vida pessoal, mas também na vida empresarial e isso também se aplica no controle de estoque.

Quando você tem setores organizados, os processos ficam mais fáceis, práticos e eficientes. 

Inclusive, se você conseguir ter uma boa organização na hora de fazer a gestão e o controle de estoque da sua empresa, com certeza outras coisas vão ficar mais fáceis também.

Isso porque, a organização interfere positivamente em outras áreas como a lucratividade, nos prazos de entrega, na relação com os fornecedores, pedidos de compra entre outras vantagens. 

É importante prezar pela organização em todas as áreas e setores da sua vida, no final das contas isso vai acabar ajudando você a melhorar e evoluir cada vez mais.

Além disso, se um segmento está bem estruturado e organizado, as coisas vão ficar mais fáceis e simples.

Quanto mais organização na sua empresa, também vai ser mais fácil na hora da tomada de decisão de muitas coisas.

Isso pode incluir novas compras, nova vendas, novos fornecedores e mais facilidade também na hora de fazer os fechamentos mensais.

Por isso, para que você consiga organizar tanto o seu empreendimento como também o estoque, e possa ter um controle de estoque mais eficiente, um sistema de gestão que tenha a funcionalidade de controle de estoque é primordial.

E para que você entenda certinho e tenha certeza de que o que você precisa para melhorar a organização é um sistema de controle de estoque, esse texto é para você, continue lendo e eu te conto tudinho.

São as seis principais vantagens de ter um sistema de gestão que vai tenha controle de estoque.

Ordem de produção bem definida

É extremamente importante que você defina muito bem cada parte de processo dentro da sua empresa, e na ordem de produção não seria diferente.

Isso porque, com todas as informações bem certinhas e de fácil acesso, fica mais difícil que erros aconteçam e a agilidade é consequência.

Assim, através de um único processo é possível descobrir falhas e fazer ajustes e melhorias que não seriam possível se as informações definidas. 

Além disso, a ordem de produção também vai te ajudar na hora de fazer e enviar orçamentos e planejar o tempo que vai demorar, conseguindo definir um prazo mais realista para a entrega.

Solução com o controle de estoque Myrp

No Myrp, você consegue controlar perfeitamente a ordem de produção da sua empresa.

Isso porque, você pode cadastrar as suas matérias primas e seus produtos acabados, criar as fichas técnicas e também gerar os documentos de ordem de produção.

Assim que você finaliza a ordem de produção, é necessário validar a quantidade de material que foi utilizada mesmo, durante o processo. 

Com a confirmação, o estoque diminui automaticamente a matéria prima e aumentou a quantidade de produto acabado.

Clareza no monitoramento de entrada e saída do estoque

Com certeza você já sofreu com desperdício de matérias primas e consequentemente, com dinheiro que você perdeu.

Isso pode ser um problema ainda maior quando acontece mais vezes, e se não tomar cuidado o quanto antes, você pode acabar com rombos enormes no seu orçamento. 

Fazer a entrada de todas as mercadorias no seu estoque manualmente é trabalhoso e pouco seguro, principalmente quando isso é feito por terceiros. Por isso, cada vez mais as empresas estão aderindo ao uso de sistemas de gestão e de controle de estoque.

Solução com o controle de estoque Myrp

Com o Myrp você tem os dois em um só, e não vai ter preocupações com essas questões, nem de desperdício e nem com falta de material para produzir os seus itens, porque ele realiza a integração automática dos documentos fiscais eletrônicos, com o estoque da sua empresa. 

Ou seja, o Myrp faz um cadastro automático de produtos e fornecedores através do XML da nota fiscal de entrada, fazendo assim uma atualização automática do seu estoque.

Unidades de medida sem dificuldades!

controle-de-estoque-checagem

A gente sabe que nem todo mundo é bom de contas, medidas, números, equivalências e matemática em geral, isso pode ser um problema.

Ao perder alguns minutos ou horas todos os dias para resolver esses pequenos problemas, a curto prazo pode não trazer nenhum resultado negativo, mas quando essas questões se tornam recorrentes, acaba sendo muito!

Isso porque, se olharmos por uma visão mais ampla, pensando no mês ou até no ano inteiro, acaba sendo muito tempo e horas perdidas.

Solução com o controle de estoque Myrp

No Myrp, dentro do controle de estoque, existe uma funcionalidade que te ajuda nesse momento.

Sabendo da importância de facilitar esse processo de registro da quantidade de produtos – tanto ao receber do fornecedor, quanto ao vender para o cliente, o Myrp conta com isso.

Assim, é possível vender um produto em mais de uma unidade (dezena, centena e milhar), essa conversão é informada produto a produto por quem registra a venda no sistema.

Ter sempre a quantidade certa de produtos prontos

Na nossa vida pessoal, nós precisamos estar preparados para tudo não é mesmo? E na nossa empresa não seria diferente.

Inclusive, sempre pode aparecer uma demanda que não estava planejada e emergencial, e você precisa estar preparado para atender.

Caso isso não aconteça, você pode acabar perdendo clientes e também dinheiro, e isso não seria legal.

Ter como atender os seus clientes de forma rápida e eficiente, faz com que você ganhe pontos e também faça ele ficar feliz.

Solução com o controle de estoque Myrp

Com o Myrp, as vantagens de controle de estoque também estão nessa área, porque o Myrp tem aviso de estoque mínimo.

Funciona assim: você insere a quantidade mínima do seu estoque, e quando ele atingir a quantidade mínima indicada, o sistema dispara uma notificação para a aquisição de mais produtos.

Sucesso nas parcerias

Entendemos que muitas vezes a parte de terceirização pode ser um pouco burocrática e também incerta.

Ainda mais quando falamos sobre a produção de produtos, isso pode virar algo assustador, já que está relacionado e ligado diretamente a qualidade, eficiência e tempo de produção.

Mas, ao fazer essas terceirizações, você acaba conseguindo realizar parcerias incríveis e sem dor de cabeça, com um controle de estoque que apresente uma excelente solução nesse sentido.

Solução com o controle de estoque Myrp

No Myrp é possível controlar a movimentação do estoque próprio e do terceirizado, pois a gestão é integrada e vinculada aos processos de entrada e saída dos seus parceiros.

Assim fica fácil saber em qual processo está o produto e também quando ele vai ficar pronto, sem preocupações e dores de cabeça.

Agilidade com fichas técnicas

A quantidade de obrigatoriedades estipuladas pela Receita Federal cresce cada vez mais, e manter-se atualizado e de acordo com tudo o que é pedido pela fiscalização pode se tornar difícil, ainda mais com toda a burocracia. 

Mas, a parte boa é que se você tiver um bom auxílio do seu sistema de controle de estoque, de vendas e financeiro, fica muito mais fácil.

A burocracia existe sim, mas os sistemas estão ficando cada vez melhores para atender melhor você e também facilitar a sua vida.

Solução com o controle de estoque Myrp

O Myrp é um desses sistemas, porque ele tem um modelo específico de ficha técnica de acordo com o que é exigido pela fiscalização.

A ficha técnica é uma declaração com informações sobre a sua produção mensal. Portanto, é preciso um controle, não só dos produtos finais, como também de toda a matéria-prima usada.

No Myrp é super simples, é possível apenas substituir todas as informações necessárias dos produtos, desde materiais usados, embalagem, etiquetas e definições do processo produtivo.

Nas matérias-primas é só selecionar todas as matérias-primas e a quantidade utilizada para a industrialização do produto.

Já na descrição do produto é preciso acrescentar as características da peça. Nesse caso, ela deve ser mais direta e conter os aspectos técnicos, como comprimento, relevos dos tecidos, cor, formas do decote, ou qualquer especificação necessária do seu produto.

 

Você sabia que era possível cuidar de tantas possibilidades e áreas da sua empresa apenas com um bom sistema de gestão que tenha a funcionalidade de controle de estoque?

Com o Myrp, todas as suas informações têm segurança máxima, já que todo o sistema é na nuvem, ou seja, totalmente ligado a internet.

Isso também faz com que você possa acessá-lo de qualquer lugar.

Viu só, com o Myrp você pode tornar o seu controle de estoque muito mais eficiente, fácil e prático.

Além disso, você também evita desperdícios tanto de matéria-prima, quanto de tempo e dinheiro. 

E também fica dentro de tudo que é exigido pela fiscalização, com todos os documentos fiscais necessários.

Comece agora mesmo a testar o Myrp gratuitamente e controlar as suas vendas, o seu estoque e toda a sua empresa melhor!

Pequenas indústrias: 4 soluções práticas para os desafios do controle de estoque

Você provavelmente já sabe que a dificuldade de muitas empresas é conseguir realizar de forma eficiente o seu controle de estoque, e conseguir fazer o gerenciamento de estoque rapidamente.

Aliás, nós já conversamos sobre isso há algum tempo atrás, quando falamos sobre os 7 maiores erros na gestão de uma pequena indústria.

Entendemos que em indústrias pequenas a forma de divisão de atividades é mais ampla, tendo em mente que não existe de fato uma divisão extensa por áreas. Esses fatos acabam fazendo com que várias responsabilidades fiquem a cargo de um único gestor.

Por isso, otimizar a gestão de cada área, como por exemplo o controle de estoque se faz tão importante para que o tempo também seja otimizado, conseguindo realizar mais atividades em menos tempo, já que uma área não vai mais demandar tanto.

As grandes indústrias acabam sendo diferentes das pequenas, isso porque uma pequena indústria acaba não tendo um grande investimento em pesquisas antes de fazer uma nova produção que podem refletir diretamente no estoque e na velocidade da produção.

Por esses motivos, sempre é importante e muitas vezes necessário buscar por diferentes meios e opções que estejam dentro do orçamento.

Esses meios que podemos chamar de alternativas viáveis vão possibilitar um controle de estoque mais eficiente, otimizando o tempo para realizar mais atividades.

Para você ver que fazer o controle de estoque se tornar mais eficiente e otimizado, vou te mostrar 4 soluções para começar a por em prática agora mesmo e driblar os desafios de manter o estoque em dia.

1- Gastos desnecessários com ampliação de espaços pela falta de controle de estoque

Você já pensou em aumentar o seu estoque simplesmente porque não conseguia achar mais nada lá? Nesse momento você pensou que os produtos iriam aparecer lá misteriosamente após a ampliação, mas na verdade isso não aconteceu.

Por esse motivo gastar com o aumento do seu espaço físico não é uma solução que vai te ajudar se outras decisões não forem tomadas.

E se você pedir para sua mãe ou esposa cuida do seu estoque para que elas achem tudo e deixem tudo organizado sempre? É aquela velha história de que elas acham tudo e deixam tudo muito mais organizado, do jeito que nós não conseguiríamos deixar. Mas essa também não é uma solução, afinal, provavelmente elas não aceitariam não é mesmo? Então você teria que procurar uma outra solução eficiente para que você mesmo conseguisse fazer o controle de estoque.

Neste caso de não ter a própria mãe para ajudar na organização, uma boa forma de desenvolver uma solução eficaz para o controle de estoque é estruturar uma boa divisão.

Sugestões de divisão:

  1. matérias-primas: Ali você coloca tudo o que for matéria-prima específica para a produção do seu produto. Caso você produza mais de um, pode subdividir e setorizar por cada produto específico.
  2. produtos em processo: nessa parte do seu estoque você coloca os produtos que já estão em processo de produção, aqueles que ainda faltam alguns detalhes para serem concluídos.
  3. produtos finalizados: é um nome bem sugestivo mesmo, ali você coloca todos os produtos que passaram por todos os processos e já estão prontos para serem entregues ao seu cliente.

Com essa forma de organização você vai conseguir determinar os espaços realmente necessários para cada etapa da produção, e assim vai ficar muito mais difícil de haver alguma confusão na hora de repor ou de controle de estoque, e muito menos a não ocupação do espaço de estoque que você já tem.

2-  Perda de produtos por deterioração e validade por causa do controle de estoque

Olha só, se a sua indústria e de alimentos, a gente já pressupõe que eles podem ser perecíveis, logo, se o seu controle de estoque NÃO for organizado e não tiver uma conferência diária, semanal ou mensal, você pode acabar de dando mal e além de perder o próprio produto, perder dinheiro também.

Mas esse cuidado não serve apenas para alimentos não, é possível que você perca produtos também devido a deterioração deles, ou seja, que eles estraguem por ação do tempo, conforme ele passe e permaneça no mesmo local.

Por isso, ter normas de rotatividade dentro da sua pequena indústria é tão importante. São essas normas que vão pré-definir os produtos que vão sair do seu estoque de acordo com a data de entrada dele, sendo assim, dificilmente você vai perder dinheiro e também seus produtos ou matérias-primas.

Além disso, essa rotatividade dos produtos vai acabar gerando, consequentemente uma estimativa de consumo médio de materiais, tanto de matéria-prima quanto de produtos finalizados prontos para serem entregues ao comprador.

Com esses dados vocês vai poder ver exatamente o que está vendendo mais, o que não está e vai gerar algumas ideias para suas próximas vendas e os próximos passos da sua indústria.

3- Surpresas com falta de material

Siiim!!! Elas podem ser evitadas, porque afinal quanto mais organizado o seu estoque estiver, mais você vai conseguir encontrar o que você precisa e mais fácil vai ser de fazer o controle de estoque e perceber quando você tem muito de uma matéria-prima e também a falta ou a diminuição de outra.

Isso vai te ajudar a saber o que você precisa produzir e também o que você deve comprar.

Além disso, um dos problemas que fica escondido e só aparece quando o assunto é falta de material, é a parada das máquinas e até de toda a sua indústria.

Como já dizia Benjamin Franklin: “tempo é dinheiro”! E com a falta de material necessário para continuar a sua produção, alguns minutos parados podem acabar resultando em grandes quantias monetárias, que podem afetar o seu orçamento em médio e longo prazo, seria terrível não é mesmo?

Uma solução que pode te ajudar a resolver o seu problema agora mesmo é a revisão do seu estoque de tempos em tempos, de preferência fisicamente.

Essa conferência dos produtos vai fazer com que você previna de essas paradas repentinas e inesperadas aconteçam.

Inclusive, fazer a checagem física, também vai te dar mais certeza de que o dados registrados no seu sistema de gestão conferem com o que você acabou de checar.

4- Atrasos nas demandas de compra, armazenamento e distribuição dos produtos estocados

Outro fator que vai auxiliar no seu controle de estoque é um bom sistema de gestão, e hoje existem inúmeros no mercado, desde aqueles bem completos que vão te ajudar até na hora de organizar o financeiro da sua indústria e emitir notas fiscais, mas que acima de tudo, vão te dar uma super mão na hora de fazer o seu controle de estoque, economizando muito o seu tempo.

Além disso, um bom sistema para a gestão do seu controle de estoque também vai contribuir para o trabalho dos seus funcionários, gerando uma conscientização e também capacitando mais eles, permitindo que o conhecimento chegue a eles.

Seguindo essas quatro dicas básicas para organizar o seu controle de estoque, você vai conseguir de forma muito mais rápida solucionar os problemas que acabam surgindo no seu dia a dia, otimizando o tempo e evitando a perda de dinheiro.

Para você começar a otimizar o seu tempo e o gerenciamento de estoque da sua pequena indústria, você pode baixar gratuitamente essa planilha de controle de estoque.

Planejamento e controle de estoque: 4 problemas que você pode extinguir com a tecnologia

Controlar seu estoque está sendo difícil e você já comprou mais produtos, gastando mais dinheiro com o que não precisava porque ainda tinha? Ou ainda, ficou sem estoque algum de determinado produto porque nem fazia ideia de que aquele produto estava acabando? Com planejamento e controle de estoque você pode ter mais lucro e menor dor de cabeça.

Pois é, controlar um estoque, mesmo que pequeno não é uma das coisas mais fáceis de se fazer e você pode acabar perdendo tempo, dinheiro e até clientes se não tiver um estoque organizado.

E esse é o nosso tema de hoje, o planejamento e controle de estoque.

Um estoque organizado, planejado e que tem um controle contínuo e fácil de fazer é um dos principais objetivos de muitas empresas, e também é o que pode causar grandes dores de cabeças nos empreendedores, mas calma, o estoque não é nenhum bicho de sete cabeças.

controle de estoque

Uma das coisas que podem te ajudar com o planejamento e controle de estoque é um sistema de gestão, com ele fica muito mais fácil você dar entrada de produtos no estoque e automaticamente retira-los do sistema assim que a venda for realizada.

Se você é novo na área do empreendedorismo e não sabe muito bem como funciona um estoque ou quer saber mais dicas de como organizar seu estoque é só clicar nesse post!

As vantagens de um controle de estoque

Com um estoque controlado você consegue ter muito mais noção dos valores e dados estatísticos da sua empresa, conseguindo analisar muito melhor todas as suas ações, produtos e valores.

Além de tudo isso, um planejamento e controle de estoque mais eficiente também permite que você crie melhores estratégias de marketing ou uma possível promoção com os produtos que estão lá a muito tempo e/ou em grande quantidade.

Sabemos que são muitos os problemas e as dificuldades na hora de garantir um bom controle de estoque, mas para todo problema tem uma solução não  é mesmo? E eu tenho a melhor solução pra você!

Por isso o post de hoje é especialmente pra você, que está ficando doido com a organização do estoque, ou com a falta dela.

Vou te mostrar quatro vantagens de ter um total controle do seu estoque. Um sistema de gestão de estoque te ajuda em diversas formas, e eu vou te falar as principais dela.

1. Impede o desperdício

Já comentei que com um estoque organizado você consegue saber tudo que tem lá, não é?!

Por isso, quando você tem um sistema que permite a você fazer o planejamento e controle de estoque através da entrada dos produtos automática no estoque, você consegue saber da forma mais exata possível há quanto tempo esse produto está lá.

Se você vende alimentos então, vai ser um dos  melhores investimentos para o seu comércio, porque eles tem prazo de validade e vendê-los depois de vencidos é crime.

Por esse motivo é preciso ficar atento para que você não precise jogar nenhum alimento fora ou descartar qualquer produto que não seja mais possível usar por este motivo.

Com isso você evita desperdícios, incluindo de dinheiro, porque você não vai comprar mercadorias desnecessárias ou que já tem em grande quantidade no seu estoque não é mesmo?

2. Garante que o cliente sempre vai encontrar o que procura

Outra coisa que um bom planejamento e controle de estoque te permite fazer, é programar um aviso automático de estoque mínimo, isso impede que você passe pela terrível situação de não ter um produto em estoque que o seu cliente procura.

E na pior das hipóteses, pode ser que o interessado em comprar determinado produto não volte mais a sua loja, e você acaba perdendo uma venda e também um possível cliente.

Não queremos isso né? Com um controle automático no seu estoque fica muito mais fácil dar entrada e saída nos seus produtos, conseguindo o controle completo de quantos produtos você ainda tem.

Além disso você também sobre quais produtos você precisa fazer novas encomendas aos seus fornecedores, ou então, quais você precisa produzir mais.

3. Possibilita compras mais assertivas

E se um sistema de controle de estoque facilita a organização da entrada e saída de produtos, também é possível fazer análises mais reais sobre suas vendas e seus métodos de promoção.

Porque com esse controle mais realista você consegue gerar estatísticas de vendas e consegue saber quais produtos vendem mais e em quais épocas.

Isso vai te ajudar também nas suas ações de marketing, possibilitando que você tenha certeza de qual é a melhor época para fazer um desconto e também conseguindo planejar melhor quais vão ser suas próximas compras de mercadoria.

Inclusive, essa forma de controle de estoque também possibilita fazer o abastecimento mais eficaz e eficiente do seu estoque.

4. Reduz falhas humanas ou chances de fraudes

Por último, mas não menos importante, esse tipo de gestão de estoque automática também reduz drasticamente as chances de falhas ou fraudes.

Isso porque um sistema automático, tem muito mais controle do que está entrando e saindo do estoque, além de conseguir ser mais rápido do que alguém que esteja operando.

Infelizmente nós sabemos que falhas humanas e fraudes são recorrentes em estoques, sejam eles grandes ou pequenos, isso pode prejudicar muito a lucratividade do seu negócio e também fazer você perder muito tempo procurando o erro cometido e também consertando esse erro.

checando estoque

Viu só, o que sempre foi um problema pra você e sempre te deixou com dor de cabeça pois não sabia como fazer a organização do seu estoque e nem como fazer o controle dele, hoje já existe uma solução para automatizar quase todas as funções da sua empresa.

Cada vez mais a tecnologia está vindo para nos ajudar em todos os aspectos da nossa vida, e na gestão de uma empresa não é diferente.

Repense em como você organiza o seu estoque e quais são as suas dificuldades com ele. Quais são os pontos que precisa melhorar e qual é a melhor forma de fazer com que você não perca dinheiro.

Para saber mais e entender melhor sobre quais são as vantagens de ter um software que te ajuda a fazer a gestão da sua empresa, você pode ler este post completinho que a gente te conta tudo sobre quais são os benefícios e quais são as melhorias que esse sistema pode trazer pra você, pra sua empresa e para o seu dia a dia, é só clicar e aproveitar!

Até a próxima!
#VamosCrescerJuntos!

Como escolher o emissor de NF-e

Estar de acordo com a lei é uma das coisas mais importantes para a sua empresa, mas isso você já sabe, por isso, você também sabe que se a sua empresa é do ramo varejista você precisa emitir uma nota fiscal eletrônica, e o processo de escolha do software ideal é MUITO importante!

Automatizar as funções para que o preenchimento dos dados fique mais rápido e prático vai te proporcionar inúmeras coisas, uma delas é o tempo, porque afinal, quanto mais rápido você finalizar as situações fiscais, mais tempo você vai ter para dar atenção a outras ocupações.

Sabemos que o tempo é, se não, a coisa mais preciosa que a gente tem, e aproveitá-lo da melhor forma é um ponto determinante, tanto para o seu negócio quanto para a sua vida pessoal, porque no fim das contas, nós não queremos viver somente em função do trabalho não é mesmo?

Por isso, escolher um software que seja completamente integrado com o seu sistema de dados, onde ele se comunique completamente é indispensável.

Nós separamos uma lista das funcionalidades primordiais para facilitar todos os processos fiscais, olha só!

As diferenças entre os sistemas

A gente separou dois exemplos de sistemas para te explicar como cada um funciona e quais as vantagens de cada um deles, para que você consiga entender melhor quais as principais diferenças entre o emissor de nota fiscal gratuíto do Estado, e um emissor de nota fiscal pago online e integrado com o seu sistema de gestão.

Emissor de NF-e online

Um emissor de nota fiscal online tem inúmeras vantagens, como por exemplo o envio de arquivos por e-mail em XML (o arquivo nesse formato é o exigido pela SEFAZ).

Além disso, ele faz  automaticamente faz o envio da DANFE, tudo na mesma hora, sem que você precise se preocupar.

Alguns sistemas de gestão online pagos também permitem atualização instantânea quando novidades ou obrigatoriedades decretadas pelo governo surgem, como por exemplo, a NF-e 4.0, sem que você precise se preocupar em desinstalar e reinstalar o programa com uma nova atualização.

Inclusive, um sistema online te permite fazer a integração com todos os dados dos seus clientes e produtos, e então, quando for preciso emitir a nota fiscal eletrônica, muitos campos já vão estar preenchidos automaticamente, porque os dados já vão estar pré-programados dentro do seu sistema próprio de gestão, a partir do momento em que você faz o primeiro cadastro do cliente e/ou do produto.

Isso vai te ajudar a minimizar os erros na hora de fazer os preenchimentos na hora da correria de fazer a emissão da NF-e, pois todos os dados já vão estar programados para serem preenchidos.

Por isso você vai acabar economizando muito tempo em um trabalho que exigiria muito cuidado e cautela ao preencher todos os campos e vai permitir você dar atenção a outras tarefas ou lazeres.

Emissor de NF-e da SEFAZ

A gente já te mostrou as inúmeras vantagens de um software pago que emite NF-e e facilitam a sua vida e a gestão da sua empresa, mas precisamos lembrar que a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) também disponibiliza um emissor de nf-e gratuito, ou seja, você entra no site da Sefaz e emite sua NF-e.

No entanto, esse processo tende a ser mais demorado e nada prático, porque o sistema utilizado pelo órgão público não possibilita que você integre com o seu sistema empresarial.

Essa questão acaba  fazendo com que você tenha que preencher cada campo necessário separadamente, o que leva  muito mais tempo e está muito sujeito a erros que se acontecerem, vão fazer você começar tudo de novo e ter um retrabalho imenso, e você não quer isso, não é mesmo?

A segurança de emitir NF-e por sistema especializado

Sempre que a gente ouve falar em fazer transações ou colocar nossos dados na internet dá um medo né?

Por isso, uma coisa importante que precisa ser dita é que, no momento em que você contrata um sistema próprio de emissão de NF-e online é sua segurança garantida, ainda mais se ele estiver na nuvem. Você deve estar se perguntando, mas como assim um sistema na nuvem?

Nós te explicamos, um sistema na nuvem quer dizer basicamente que ele pode ser acessado de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet, pois todos os seus dados estão no que nós chamamos de nuvem, ela pode ser considerada a forma mais segura de guardar seus dados, e você não corre o risco de perdê-los.

Ou seja, é mais segurança para os seus dados, os da sua empresa e os do seu cliente.

Como definir o melhor sistema para o seu negócio

Para que você possa definir qual vai ser o sistema utilizado, preste atenção nos detalhes das suas necessidades, pense no agora, mas pense também no futuro.

  • O melhor sistema pro seu negócio precisa começar a te atender imediatamente
  • Ele também precisa ser bom para te atender no futuro, quando possivelmente você vai precisar de mais funcionalidades
  • Precisa também ser adequado conforme as novas exigências do sistema fiscal brasileiro.
  • Precisa te oferecer segurança, pra você e para os seus dados.
  • Ele precisa ter um preço acessível, não é verdade?

As funcionalidades de um software online para emitir NF-e

A gente já te mostrou quais são as funcionalidades de emitir uma NF-e online através de um software que está vinculado a nuvem, mas agora vamos te mostrar de uma forma mais prática quais são essas funcionalidades e vantagens.

Aqui no Myrp, as suas principais garantias são:

  • Preço frente à concorrência;
  • Emite todos os documentos fiscais eletrônicos;
  • Atualização fiscal constante.
  • Adequação com base na legislação.
  • Atuação com consultoria de um “especialista” para analisar o que é relevante comunicar para os clientes;
  • Suporte de 14 horas por dia de segunda a sexta;
  • Suporte depois das 18h, é diferencial, pois é hora que surge a necessidade do clientes.
  • Parceria com as maiores Centrais de Logística e Distribuição do Brasil.
  • Expertise Inventti;

A importância da NF-e 

Como a gente já disse anteriormente, estar dentro da lei é fundamental, emitir documentos fiscais também, isso porque eles são obrigatórios!

O principal objetivo da NF-e é documentar a circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, que acontece entre um vendedor e um comprador.

Ela é um instituto oficial de fiscalização tributária, válida desde o dia 15 de setembro de 2006, e que substitui a nota fiscal impressa modelos 1 e 1A.


E aí, bora começar a testar gratuitamente o Myrp? É só clicar e começar instantaneamente!

Gestão de compras: entenda o que é e qual a sua importância

Entender o conceito de gestão de compras é fundamental para qualquer empresário do setor varejista. Tal afirmação se justifica pelo fato de que esse processo garante que possam ser controlados os suprimentos necessários para o trabalho na empresa, bem como o estoque dos produtos disponíveis para o público.

A aplicação da gestão, na prática, precisa ser feita com muito cuidado e atenção, sendo um processo contínuo na organização. De tal modo, este post foi desenvolvido para que você obtenha mais informações sobre o assunto e saiba como desenvolver a administração de compras na sua empresa.

Nos tópicos a seguir, vamos explicar o que é a gestão de compras, como ela funciona, qual a sua importância, como comprar de maneira adequada, os benefícios desse processo, entre outras informações relevantes sobre a temática. Ficou interessado? Então continue lendo e fique muito bem informado!

O que é a gestão de compras e como ela funciona no setor varejista?

Também chamada no meio como administração de compras, a gestão de compras pode ser definida como a atividade de adquirir matérias-primas que garantam o funcionamento interno de uma empresa. Desse modo, em uma empresa que produz móveis, por exemplo, a compra de madeira, metal, tecidos e outros materiais faz parte desse processo.

No caso mais específico do comércio varejista, no entanto, esse conceito tem uma aplicação um pouco diferenciada, sendo utilizado também para que sejam comprados os produtos que são revendidos aos clientes.

A ideia é que sejam feitos cálculos que envolvem os custos relacionados não apenas à compra, mas também às despesas que a empresa terá com estocagem e com depreciação dos produtos, de modo que se possa otimizar os gastos de forma estratégica, aumentando a rentabilidade da organização.

Quais são os benefícios de uma gestão de compras bem-feita?

A otimização dos custos e o potencial aumento da lucratividade sobre as vendas são os principais benefícios da gestão de compras para os empresários do setor varejista. No entanto, eles não se limitam a isso, também proporcionando vantagens em outras áreas e procedimentos.

Entre os benefícios ocasionados, podemos destacar a organização do estoque, que será muito mais bem feita, de modo que a entrada e saída de mercadorias seja sempre controlada. Isso pode ajudar para que produtos que têm grande potencial de vendas não fiquem em falta na loja e, além disso, para que não sejam feitas compras desnecessárias, como de itens que têm pouca saída e já estão disponíveis no estoque.

Como desenvolver a gestão de compras no setor varejista?

Para que você saiba, na prática, como desenvolver a gestão de compras, desenvolvemos uma série de passos que devem ser seguidos para se obter sucesso nesse processo. Veja nos tópicos a seguir:

Padronize os produtos e suas descrições

Tudo precisa ser organizado no estoque do seu comércio, de modo que seja mais fácil identificar quando um produto está em falta, entre outras atividades. Para isso, devem ser criadas categorias para que os itens comercializados possam ser classificados. Uma loja de roupas, por exemplo, pode classificar seus produtos em linha masculina, linha feminina e linha infantil.

O uso de código de barras individuais para cada produto ou de códigos gerais para cada tipo também pode ser útil para facilitar os processos e fazer com que confusões sejam evitadas.

Programe as compras da empresa

Não é adequado ficar recebendo vendedores ou representantes comerciais na empresa sem ter essa visita previamente agendada, pois você pode acabar comprando mercadorias por impulso e sem um estudo para saber se elas realmente têm potencial de venda na sua empresa.

Por isso, as compras precisam ser sempre planejadas, com base em estudos e no perfil dos seus clientes, de modo que as visitas de fornecedores sempre sejam agendadas e que você possa tomar frente e ditar as regras da negociação.

Tenha um bom relacionamento com fornecedores

Ainda falando sobre os fornecedores, é essencial que se tenha um bom relacionamento com eles, criando laços fortes e que gerem uma relação de confiança mútua. Afinal, as empresas que fornecem produtos têm o interesse em manter o seu comércio como cliente e você também precisa deles para garantir a sobrevivência no mercado.

A ideia é que você possa realizar um trabalho em conjunto com os fornecedores, apresentando a eles o seu planejamento de compras, podendo negociar prazos de entrega e pagamento, bem como ter a possibilidade de fazer pedidos urgentes, no caso de uma demanda inesperada por algum item em específico.

Como controlar o registro de entradas e saídas de mercadorias?

O principal passo para desenvolver a gestão de compras no setor varejista é o registro das entradas e saídas das mercadorias da empresa e por isso ele merece um item especial em nosso artigo.

Para poder fazer as compras de forma estratégica e planejada é preciso ter uma noção de exatamente tudo o que está disponível no estoque, ou seja, ter um controle minucioso na entrada e saída de todos os produtos.

Todas as mercadorias novas adquiridas dos fornecedores devem imediatamente ter a entrada no estoque, bem como tudo aquilo que é vendido aos clientes deve ser retirado. E, para que esse controle seja feito mais facilmente, recomenda-se muito o uso de um sistema de gestão.

Como um sistema de gestão pode facilitar esse processo?

Existem no mercado sistemas de gestão que são de fácil funcionamento e que ajudam muito os empresários a ter um estoque mais bem controlado. Esse tipo de programa garante que o estoque seja sempre coerente, com todas as entradas e saídas de produto sempre registradas no ato, o que permite mais qualidade no processo de compras.

Além disso, os sistemas podem gerar relatórios com métricas para que você gerencia todos os processos desde o orçamento de um produto até a emissão das notas fiscais. Isso também possibilita que você faça estudos do que é mais ou menos vendido no seu comércio, podendo planejar compras futuras.

Agora que você já entende um pouco mais sobre a gestão de compras, basta colocar os seus conhecimentos em prática e garantir mais sucesso e lucratividade no seu negócio.

E para seguir sempre muito bem informado sobre assuntos gerais que podem ser úteis para a sua empresa, recomendamos que curta a nossa página no Facebook. Ela está sempre atualizada com dicas e artigos que deixarão a sua linha do tempo muito mais interessante.

Financeiro

Resumo Financeiro

Acompanhe as receitas e despesas da sua empresa através do fluxo de caixa. Verifique o seu saldo financeiro e os seus principais devedores.

Acesse o Menu.

Clique em Financeiro.

Em seguida, clique em Resumo, no quadro verde.

No filtro vai estar Neste mês, você pode alterar para o filtro que desejar clicando sobre os botões.

No Fluxo de caixa possui as receitas em verde, despesas em vermelho, linha pontilhada preta é o seu saldo atual e a pontilhada cinza é o saldo previsto.

Para retirar uma informação do gráfico é só clicar sobre ela.

Para ver o fluxo de caixa em formato de relatório clique em ver relatório.

Para visualizar os títulos atrasados clique em atrasadas.

Ao lado, você encontra o Saldo disponível. Lembrando que o saldo disponível é o valor acumulado de todos os títulos gerados no financeiros.

Descendo a página, você terá o Top 10 categorias.

Clique em ver todas para verificar os títulos.

E ao lado, o Top 10 devedores.

Para visualizar os títulos dos devedores clique em ver todos.

Pronto, você já conheceu o resumo financeiro. Basta aproveitar e acompanhar a saúde financeira da sua empresa.

Recebimento de cartão

A forma de pagamento do seu cliente na NFCe foi cartão de crédito ou débito?! Você precisa fazer a conferência desse valor após o recebimento da operadora de cartão. Para isso clique em Menu.

Acesse o Financeiro.

Clique em Recebimentos Cartão.

Terá todos os valores vendidos no cartão, se precisa você pode buscar na lupa pela data que deseja fazer a conferência.

Selecione os títulos que você deseja conferir.

Após selecionados, é só clicar em conferir

E confirmar.

No campo Conferidos mostrará que foi realizado.

Esse processo você precisa fazer toda vez que receber da operadora de cartão 😉

 

Transferência entre contas

Se a sua empresa tem mais de uma conta bancária e realiza transferência de valores entre elas, para registrar no Myrp basta acessar o Menu.

Clique em Financeiro.

E dentro do cartão verde, clique em Transferência entre contas.

Adicione uma nova transação no canto inferior com uma bolinha azul.

Preencha a origem (de qual conta está saindo o valor) e destino (para qual conta irá o valor).

Coloque a data da transferência e o valor que será transferido.

E clique em salvar.

Sua transferência foi realizada, se precisa ao final da linha terá a opção de editar ou remover o lançamento. 😉

Cadastrando a categoria financeira

Categoria Financeira é o cadastro utilizado para vincular as despesas ou receitas, assim quando precisar totalizar o valor gasto ou recebido você consegue identificar onde o dinheiro da sua empresa foi investido e por onde ele está entrando em maior quantidade.

Para cadastrar uma categoria financeira acesse o menu Financeiro.

Após clique em Categorias Financeiras no quadro Cadastros.

Algumas categorias vem pré-cadastradas

mas você pode adicionar novas categorias clicando em Adicionar.

Selecione se é uma categoria de Receita ou Despesa.

Coloque uma descrição para identificar a categoria, exemplos: Receita de vendas, Receitas diversas, Manutenção de veículos, Manutenção de máquinas, Folha de pagamento, Impostos, etc.

Selecione a categoria que se enquadra.

Clique em Salvar.

Pronto, a sua categoria financeira foi cadastrada. 🙂

Conciliação bancária

O processo de conciliação bancária, é o momento em que empresas (ou responsáveis financeiros) realizam a conferência de tudo que está presente em sua conta bancária (em valores) versus tudo que se encontra registrado no myrp (contas a pagar e a receber).

Você pode realizar automaticamente pela internet banking, que é vincular o seu usuário e senha no cadastro da sua conta bancária no myrp, ou via importação do arquivo ofx.

Passo 1 – Cadastrar a sua conta bancária, para isso clique aqui e veja como realizar

Passo 2 – Conciliação bancária

Acesse o menu e vá em Financeiro

E clique em Conciliação bancária

Aqui você pode obter as informações coletadas automaticamente via internet banking (extratos) ou inserir as informações manualmente via arquivo ofx.

Selecione o seu banco.

Você pode importar seu arquivo ofx, caso não esteja configurado a internet banking.

No lado esquerdo você encontra os registros do extrato do banco e no direito os lançamentos do myrp.

Essa tela permite filtrar informações do período que o extrato bancário retorna da integração: Ontem, neste mês ou No mês passado.

Nesta área é onde o myrp retornará as informações que foram cadastradas em contas a pagar a receber. O myrp irá trazer títulos que tenham valor igual ou próximo como sugestão para conciliação.

Caso o myrp não localize, você conseguirá procurar o lançamento, adicionar um novo ou ignorar para desconsiderar o lançamento trazido do banco.

Você pode desconciliar um título conciliado para fazer novamente a conferência, para isso clique nos três pontos ao lado do lançamento.

Lembrando que:

O ícone verde é o status de conciliação realizada.

O ícone laranja representa os lançamentos que estão pendentes.

Após conferir os lançamentos clique em Conciliar.

Pronto, a sua conciliação foi realizada. Faça este processo sempre que necessário! 😉

Vendas

Ganhe mensalidades grátis do Myrp Standard (saiba como participar)

Ganhe mensalidades grátis do Myrp Standard participando da nossa campanha Indique e Ganhe

Veja como é fácil economizar:

  1. Entre na sua conta e clique em qualquer banner da campanha dentro do sistema Myrp.
  2. Preencha o formulário com as informações da indicação e pronto, é só aguardar!
  3. A indicação deve contratar um dos planos Myrp e pagar a primeira mensalidade para que o benefício seja liberado para você.

Assista ao vídeo e entenda melhor:

Não perca tempo! Aproveite essa oportunidade para economizar e aprimorar sua gestão empresarial com o Myrp. Se surgirem dúvidas, estamos à disposição para ajudar. Entre em contato conosco pelo WhatsApp (47) 3038-7709.

Comece agora mesmo a indicar e compartilhe essa excelente oportunidade com outros empresários e empresárias. Aguardamos ansiosamente suas indicações.

Até breve!

Myrp passa a integrar Mercado Livre em seu sistema de vendas

Uma das maiores plataformas de vendas na Internet integrada com o primeiro ERP 100% online do Brasil.
 
Agora, você tem a oportunidade de ampliar suas vendas no Mercado Livre gerenciando pedidos com facilidade diretamente no Myrp. Consulte condições, solicite a integração agora e dê um impulso significativo nas suas vendas!
 
Para saber mais, entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento ou diretamente pelo WhatsApp clicando neste link.  
 
Myrp e Mercado Livre: a parceria que vai transformar o seu negócio.
 

Myrp participa de gravação no Podcast Antes Tarde do Que Nunca (ATDQN)

No último mês tivemos o privilégio de participar da gravação do Podcast Antes Tarde Do Que Nunca (ATDQN), ao lado de Francisco Fresard (o Pancho) e Guilherme Celso Tomio. O entrevistado foi um dos diretores do Myrp, Tibério César Valcanaia.

Exploramos temas como desenvolvimento de carreira, empreendedorismo e o futuro dos negócios da empresa. Para acompanhar tudo o que rolou, assista ao episódio completo no YouTube.

Agradecemos pela oportunidade e pelo espaço concedido para compartilhar nossa história: Rafael Silva, Shana Danusa e Lara Cristina.

Previous slide
Next slide

Myrp Enterprise é o PDV oficial da Maratona FILA

A FILA realizou recentemente a segunda edição da Maratona FILA, na Universidade de São Paulo.

Para reforçar seu posicionamento no segmento “running”, a marca lançou seu primeiro super tênis, o aguardado Racer Carbon 2, usado por todos os atletas da marca na corrida.

Além disso, a FILA inovou com uma loja móvel de 75m², oferecendo um estande de vendas exclusivo, onde os participantes puderam conhecer e adquirir os principais produtos da linha de corrida.

Mas as inovações não param por aí. Após realizar uma avaliação estratégica no mercado de sistemas de gestão empresarial, a FILA escolheu o Myrp Enterprise para otimizar as operações das lojas da marca, incluindo a que foi montada na Maratona. O sistema atende às necessidades de vendas em nuvem, dispositivos móveis e integração de canais.

A marca está implementando o Myrp Enterprise em toda sua operação de vendas como parte de sua transformação digital e estratégia de redução de custos. A decisão foi influenciada pela capacidade da solução em oferecer a união entre o varejo físico e digital (phygital), por meio da omnicanalidade do sistema.

A Maratona Fila reuniu mais de 3 mil corredores amadores e profissionais, proporcionando uma experiência única e emocionante de corrida e superação. Nós já estamos prontos para a próxima edição!

Para saber mais sobre o Myrp Enterprise e tornar sua operação de varejo cloud, mobile e omnichannel, entre em contato conosco e vamos conversar sobre como podemos inovar o seu negócio.

https://myrpenterprise.com.br

Previous slide
Next slide

Oportunidade para MEIs no RJ: Inscrição Estadual impulsiona negócios e acesso a novos mercados

Com a introdução da Inscrição Estadual no Rio de Janeiro, os Microempreendedores Individuais (MEIs) do estado estão recebendo uma oportunidade significativa.

A partir de 1º de agosto, os MEIs no Rio de Janeiro poderão solicitar a Inscrição Estadual, o que lhes permitirá emitir Notas Fiscais de Produto (NF-e) e Notas Fiscais de Consumidor (NFC-e). Isso traz vantagens particularmente para os MEIs nos setores de indústria, lojas físicas e e-commerce, já que essa inscrição é um requisito para participar de marketplaces e estabelecer parcerias com determinados fornecedores. A solicitação da inscrição se tornará obrigatória após um período de 60 dias.

Essa medida não apenas impulsiona o crescimento dos MEIs no estado, mas também abre novas perspectivas para sistemas de gestão empresarial como o Myrp, que oferecem soluções relacionadas à emissão de notas fiscais e outros aspectos empresariais.

Dados fornecidos pelo Data Sebrae revelam que o Rio de Janeiro abriga mais de 1,6 milhão de Microempreendedores Individuais, tornando-o o segundo estado com a maior quantidade de MEIs no Brasil, representando 11,3% do total nacional. Dentre esses empreendedores, 455.444 atuam no setor do comércio e da indústria.

Essa mudança na regulamentação também impacta setores específicos, como o comércio varejista de vestuário e acessórios, que é uma das principais atividades exercidas pelos MEIs no estado.

A alteração na regulamentação representa uma oportunidade para o crescimento do empreendedorismo, permitindo que negócios de diversos segmentos se estabeleçam e expandam no mercado do Rio de Janeiro.

Encontre o que procura nos guias rápidos

Perguntas frequentes

A nossa equipe de suporte atende pelos telefones 0800 800 7740 e (47) 3038-7740, pelo chat no Myrp e por e-mail suporte@myrp.com.br

Acesse o menu “Conta“, clique em “Usuário” e edite o seu usuário para alterar a senha.

Acesse a tela de login pelo site https://prd.myrp.com.br/ControleAcesso/Sessao/entrar e clique em “Esqueceu a senha“. Coloque o seu e-mail e clique em “Enviar“, você receberá um e-mail para criar uma nova senha.

Acesse o menu “Vendas” e no quadro de “Configurações” clique em “Certificado digital“. No campo “Arquivo” localize o certificado no seu computador e selecione, informe a senha e clique em “Upload“.

Acesse o menu “Transporte” e no quadro de “Configurações” clique em “Certificado digital“. No campo “Arquivo” localize o certificado no seu computador e selecione, informe a senha e clique em “Upload“.

Clique no menu “Conta” e em seguida em “Minha empresa“. Na aba “Vendas” altere o campo “Número do próxima NF-e“.

Acesse o menu “Conta” e clique em “Usuários“. Após clique no botão azul a direita para adicionar um novo usuário. Preencha o e-mail, o nome e a senha, defina as permissões de acesso e clique em “Salvar“.

Para emitir a nota de estorno é necessário verificar com o seu contador a CFOP que você deve utilizar.
A nota de estorno sempre será o contrário da nota emitida, se você emitiu uma nota de venda, você precisa adicionar uma nota de entrada, ou se foi emitido uma nota de entrada, adicione uma nova nota de saída.

Para emissão de documentos é necessário realizar o credenciamento da sua empresa na SEFAZ do seu estado. A sua contabilidade poderá te auxiliar nesse processo.

Leia alguns conteúdos do nosso blog

Não encontrou o que procurava?

Fale com a nossa equipe.

plugins premium WordPress