O processo de conciliação bancária, é o momento em que empresas (ou responsáveis financeiros) realizam a conferência de tudo que está presente em sua conta bancária (em valores) versus tudo que se encontra registrado no myrp (contas a pagar e a receber).
Você pode realizar automaticamente pela internet banking, que é vincular o seu usuário e senha no cadastro da sua conta bancária no myrp, ou via importação do arquivo ofx.
Passo 1 – Cadastrar a sua conta bancária, para isso clique aqui e veja como realizar
Passo 2 – Conciliação bancária
Acesse o menu e vá em Financeiro
E clique em Conciliação bancária
Aqui você pode obter as informações coletadas automaticamente via internet banking (extratos) ou inserir as informações manualmente via arquivo ofx.
Selecione o seu banco.
Você pode importar seu arquivo ofx, caso não esteja configurado a internet banking.
No lado esquerdo você encontra os registros do extrato do banco e no direito os lançamentos do myrp.
Essa tela permite filtrar informações do período que o extrato bancário retorna da integração: Ontem, neste mês ou No mês passado.
Nesta área é onde o myrp retornará as informações que foram cadastradas em contas a pagar a receber. O myrp irá trazer títulos que tenham valor igual ou próximo como sugestão para conciliação.
Caso o myrp não localize, você conseguirá procurar o lançamento, adicionar um novo ou ignorar para desconsiderar o lançamento trazido do banco.
Você pode desconciliar um título conciliado para fazer novamente a conferência, para isso clique nos três pontos ao lado do lançamento.
Lembrando que:
O ícone verde é o status de conciliação realizada.
O ícone laranja representa os lançamentos que estão pendentes.
Após conferir os lançamentos clique em Conciliar.
Pronto, a sua conciliação foi realizada. Faça este processo sempre que necessário! 😉