Conciliação Bancária: O que é e como fazer

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    Realizar o controle financeiro da sua empresa é fundamental para gerir um negócio de sucesso e uma das práticas mais importante é a conciliação bancaria.

    Segundo especialistas, a falta de gestão profissional é uma das principais ameaças para pequenas e médias empresas, pois a ineficácia na gestão pode gerar perdas e desfalques de recursos.

    Nesse post você entenderá quais os motivos e benefícios para ter em sua empresa uma rotina de conciliação bancária.

    Você sabe o que é?

    É um processo muito simples e prático, que consiste na comparação entre o extrato da sua conta bancária e seus lançamentos financeiros.

    Através da conciliação bancária todos os dados financeiros (crédito e débito) de uma empresa são conferidos. Possibilitando o conhecimento sobre as finanças da sua organização.

    Por muito tempo essa atividade foi realizada de forma manual, através de planilhas extensas, mas hoje possuímos o apoio da tecnologia para ter maior facilidade de acesso através da automatização de todo o processo.

    Por que fazer conciliação bancária?

    As vendas da empresa via cartões ou boletos podem ocorrer diariamente, por isso os valores entre as contas podem divergir se não houver esse controle diário. Além disso, é importante para evitar fraudes internas, como valores diferentes depositados ou cheques não descontados.

    Planejamento estratégico:

    A Conciliação bancária é indispensável para o controle do Fluxo de Caixa, que vai te ajudar a prever cenários financeiros diários, semanais, mensais ou anuais. Tornando possível prever futuros lançamentos, despesas, custos e ainda gerenciar pagamentos, evitando pagar multas por atraso. Para efetuar investimentos, possuir uma visão de longo prazo para as finanças da empresa é essencial.

    Outro ponto fundamental são os prejuízos gerados que podem acontecer quando não se acompanha com frequência o extrato bancário.

    Isso acontece quando existem taxas cobradas mediante serviços prestados por bancos e operadoras.

    Exemplos frequentes disso são, para um estabelecimento poder aceitar cartão é necessário contratar uma empresa que forneça a máquina de cartão, e para cada transação são cobradas taxas diversas.

    Ocasionalmente essas taxas são alteradas sem aviso prévio, gerando gastos extra para o empresário.

    Conheça os passos para fazer uma conciliação bancária:

    Para manter o processo eficiente é essencial que o monitoramento da conciliação bancaria seja feito todos os dias, obtendo o registro de todas as movimentações de entrada e saída de recursos das contas da empresa.

    Exemplos de movimentações: pagamento de fornecedores, contas fixas, pagamento de salários, tarifas, impostos, recebimentos de clientes e outros…

    É fundamental guardar notas ficais, extratos, comprovantes de depósitos, pagamentos e transferências bancárias.

    Desta forma, além de verificar o saldo bancário, estará analisando entradas e saídas da conta, bem como uma prova real disso através dos comprovantes.

    Conferência:

    O primeiro passo é realização da comparação entre os registros internos da empresa e o extrato bancário. A maneira mais comum para tornar essa prática simples e eficiente é através de extratos bancários e planilhas de Excel.

    Esse processo se torna ineficiente, garantindo:

    -Gasto excessivo de tempo com tarefas repetitivas, tornando o processo cansativo e lento.

    -Potenciais erros em consequências de informações geradas erradas e diferentes das contidas no banco.

    Para realizar um processo de conferência de maneira eficaz, você pode seguir alguns tópicos como:

    -Qual é o saldo inicial e final? Confere com as movimentação e comprovantes?

    -As datas estão corretas?

    -Os valores de cada movimentação estão corretos?

    -Existem lançamentos sem identificação?

    Como tornar esse processo fácil e simples:

    A conciliação bancária é uma tarefa feita de forma minuciosa, sendo assim, para torná-la mais eficiente você pode utilizar ferramentas digitais que otimizam o processo e promovem mais segurança.

    Como fazer esse processo através do sistema Myrp

    Os relatórios gerados pelo sistema são completos, promovendo um controle absoluto e extremamente importante sobre os dados.

    Como dito, uma das principais vantagens da automatização é a eliminação do tempo excessivo contido em cada etapa que envolve o processo. Como resultado a equipe responsável pelas finanças da empresa ganha produtividade e assim pode focar em outros objetivos e metas. Quando falamos em pequenos e médios negócios, é natural que os sócios e diretores possuam diversas funções dentro da rotina de gestão e tornar os processos mais ágeis e precisos, geram resultados positivos duradouros para a empresa a logo prazo.

    Conheça algumas funcionalidades da Conciliação Bancária com o Myrp

    Conciliação dos Lançamentos

    Faça a conferência em poucos minutos e otimize seu tempo no controle financeiro.

    Para facilitar sua rotina de gestão, reunimos todos os dados e informações dos seus registros bancários, tornando desnecessários o lançamento manual.

    Estes dados são analisados pela checagem interna no Myrp, onde passam por uma etapa de identificação e são categorizados caso haja registros anteriores.

    Transparência e Controle

    Conferir seus gastos e lucros se torna fácil, adicione todas as informações necessárias para a identificação do seu registro e obtenha muito mais clareza.

    Se eventualmente alguma nota não tenha sido registrada no sistema, nós disponibilizamos a modificação manual, assim, todo o seu controle financeiro fica simples e você tem total acesso para realizar modificações, tornando-o mais transparente e prático.

    Integre com o seu banco

    Através dessa funcionalidade, você pode gerenciar quais contas utilizarão a integração bancária do Myrp. Lembrando que a conciliação acontece apenas com alguns bancos nativos do sistema, como Bradesco e Sicredi.

    Existe uma segunda opção, muito simples e fácil, caso seu banco ainda não fizer parte dos bancos nativos do sistema Myrp, você pode facilmente integralizar seu registro bancário ao Myrp, com um arquivo .OFX.

    O arquivo. OFX pode ser retirado na sua conta no site do seu banco. Nele são retidas todas as suas informações bancárias. A partir disso esse arquivo é inserido na plataforma do Myrp e a conciliação é realizada.

    Proteção e Segurança

    No Myrp, seus dados estão seguros! Nós utilizamos o mesmo sistema de segurança que os bancos online. A segurança SSL garante ao usuário a proteção de suas informações, evitando fraudes ou até mesmo possíveis invasões.

    Fluxo de caixa:

    O sistema Myrp possibilita através da integração uma aba exclusiva com o fluxo de caixa detalhado e intuitivo.

    É a melhor forma para saber onde está seu fator de mais gasto dentro da empresa, ou qual o seu gasto mais frequente e amplo. Além disso, essa funcionalidade permite fazer novas prospecções de investimento, pois ter o controle do fluxo de caixa garante segurança e transparência.

    Pode ainda ser projetado para períodos específicos, tornando prático para você possuir o controle sobre o capital que entrará ou saíra de seu investimento.

    Preparado para tornar a gestão da sua empresa eficiente e melhorar os resultados?

    Conte conosco, faça parte das mais de 25.000 pessoas que usam o Myrp todos os dias!

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