A Páscoa para o pequeno empreendedor

 
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A Páscoa vem chegando e com ela muitas possibilidades para micro e pequenos empresários de todo país. A sazonalidade da data é um desafio e também uma oportunidade. As empresas que se prepararam bem podem faturar mais e compensar outros meses de baixa, já aquelas que perderam tempo precisarão esperar o ciclo de mais um ano para aproveitar.
Especialmente para as empresas que trabalham com chocolates, a sazonalidade é um ponto de extrema atenção, por isso organizar a produção, controlar bem o estoque, financeiro e fluxo de caixa são importantes. É essencial ter um sistema de gestão alinhado com a rotina da empresa, para que quando a Páscoa acabe, não sobrem coelhinhos e ovos no estoque.
Algumas dicas que servem para aproveitar melhor a Páscoa, também servem o ano inteiro para seu negócio.
 
Inovação é o grande ovo de ouro
O que coloca o pequeno empresário em vantagem é a possibilidade de customizar e diferenciar seus produtos usando a criatividade e inovação. Imagina as dificuldades enfrentadas por grandes corporações para mudar suas operações. Os processos de inovação em grandes empresas costumam ser lentos e difíceis. É aí que o pequeno empresário sai na frente com sua criatividade nata, basta colocar as boas ideias em prática e conquistar a clientela.
 
Conhecimento de público é essencial igual chocolate na Páscoa
Você conhece bem o seu cliente? O pequeno empreendedor tem a oportunidade e o desafio de entender o desejo do seu cliente e transformá-lo em um produto especial. Se olharmos ao redor, vemos uma infinidade de opções de absolutamente tudo. Chocolates por exemplo, existem em branco, preto, amargo, importado, sem glúten, sem lactose, colorido, com brinquedo e vários outros tipos. Adianta ser só mais um no meio dessa infinidade de tipos? Para criar um produto com diferencial é preciso conversar muito com seu cliente e entender o que ele realmente gosta.
 
Não coloque todos os ovos em uma única cesta
A frase já é uma velha conhecida dos vendedores, de chocolates ou não. E fala muito sobre suas expectativas com relação aos negócios. Cuidado pra não colocar o futuro todo da sua empresa em uma data promocional apenas, em um único cliente, ou em cima do mesmo produto. A diversificação é uma espécie de prevenção, que protege você dos imprevistos do mercado.
 
Conquiste clientes sem vender ou produzir chocolate
O coelhinho da Páscoa nem coloca ovos e mesmo assim conseguiu lugar de destaque na data comemorativa. Então por que empreendedores de outros segmentos também não podem aproveitar a oportunidade? Mesmo não tendo nenhuma ligação com a data, não esqueça de parabenizar e presentear seus clientes, decorar seu ponto de venda e atualizar suas redes sociais. Mesmo que essas pequenas ações não gerem impactos em venda, você acaba por estabelecer uma relação de simpatia e relacionamento com seu público.
Muito sucesso, vendas e aprendizado pra você nessa Páscoa!

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