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BLACK FRIDAY – O dia dos descontos
A origem
Bastante controversa, não se sabe ao certo qual a origem da data. Em geral, acredita-se que ela surgiu em torno dos anos 1970, no Estados Unidos. Alguns a atribuem ao caos financeiro vivido pelos americanos na época, outros dão mérito ao trânsito congestionado que o feriado de ação de graças causava. Independente da origem, o resultado foi a tradição do comércio americano de aplicar grandes e significativos descontos na primeira sexta-feira após o dia de ação de graças.
O que é?
É uma campanha que oferece até 80% de desconto em produtos diversos. A data é bastante tradicional nos Estados Unidos, mas tem ganhado força em todo o mundo, inclusive no Brasil. O comércio nacional já enxerga as vantagens e oportunidades da data, sendo excelente para incentivar a venda, esvaziar estoques, promover a loja e se preparar para dar especial atenção aos produtos de Natal. Assim como nos Estados Unidos, o Black Friday ocorre na última sexta-feira de novembro e, neste ano, cai no dia 25.
Por que fazer?
Com um planejamento adequado e boa estruturação, a data vai além da oferta de descontos grandes aos clientes, sendo uma oportunidade para a empresa gerar mais vendas, aumentar o fluxo de clientes, esvaziar estoque e se preparar para dar atenção ao próximo período forte para o comércio, o Natal.
Onde se aplica?
Inicialmente voltado ao comércio online, a data apresentou bastante resultado no lucro de e-commerces. Mas nem só entre os estoques das lojas virtuais a data pode ser bem aproveitada, pois agora ela começa a ganhar espaço também nas lojas físicas. A oportunidade pode ser bem aproveitada em varejos e negócios B2B, bastando aplicar as estratégias à realidade da empresa e ao perfil do consumidor.
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