Investimento na empresa: como criar uma cultura de investimento e fazer seu negócio crescer

Expandir o negócio é uma prioridade de todas as empresas. Para isso, é necessário inovar no mercado e dinamizar a economia perante a sociedade. Aprender com os erros e acertos, por exemplo, é essencial para se obter sucesso, facilitando assim a escolha de qual caminho seguir.
Diversos desafios estão no aguardo do empreendedor que deseja chegar ao topo, entretanto, a recompensa, por sua vez, é muito gratificante. Confira algumas dicas de planejamento estratégico, englobando desde os primeiros passos a serem seguidos, ensinando a lidar com a ansiedade, aprender com os concorrentes e alertando sobre a atual situação do país.
 

Primeiros passos

Conhecer as limitações da empresa é essencial, assim você diminuirá o risco de erros na hora de atender seus clientes. Fazer uma análise de como seus concorrentes se posicionam e da sua oferta é também muito interessante, isso permite um melhor posicionamento no mercado.
Definir o porte da sua empresa é de grande auxílio para sua gestão, nessa etapa existem três opções disponíveis, as quais são escolhidas baseadas no faturamento anual da empresa. São elas: Microempresário individual (MEI), Micro Empresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte EPP).
O MEI só pode ser escolhido por Empresários Individuais, nele é permitido um faturamento de até R$ 60 mil por ano. Já o ME e a EPP podem ser feitas com todos os tipos de sócios. Na ME se enquadram empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil e na EPP a faixa de faturamento começa nos R$ 360 mil e vai até R$ 3,6 milhões.
 

Pesquise as oportunidades

Descubra quem é o seu cliente, quais seus interesses, quais suas expectativas em relação ao serviço/produto, onde eles estão e porquê ele vai recorrer ao seu empreendimento.
A internet, por exemplo, oferta diversas ferramentas que podem ajudar a coletar e compilar essas informações com precisão e agilidade. Essas ferramentas podem, inclusive, auxiliar na criação de novos produtos para seu empreendimento.
Não perca seu tempo e dinheiro buscando vender algo a clientes que não precisam ou se demonstram indecisos na hora de comprar.
 

Cuidado com a situação atual do país

Mesmo com muitas demandas a serem atendidas, as pessoas pensam duas vezes antes de adquirirem um produto/serviço, principalmente em tempos de crise. Por isso, é importante pensar em um negócio que realmente fará diferença na vida de seus clientes.
Não se precipite na criação de algo qualquer, planeje seu negócio, estude, inove. Essas vertentes são de extrema importância, sendo diretamente proporcionais ao crescimento da sua empresa. Esteja sempre atento às reviravoltas financeiras do país, isso pode indicar a hora certa de investir. É importante lembrar que, em meio à crise, problemas é o que mais surgem, portanto saiba como resolvê-los.
 

Não venda só serviços/negócios, venda experiências

Depois que o cliente potencial tomar conhecimento da sua empresa, é essencial que ele não tenha somente um atendimento pré-venda, a pós-venda é também muito importante.
A impressão que o cliente levará é tão importante quanto a satisfação dele com o produto/serviço em si. Com um atendimento bem resolvido, a facilidade de receber sugestões construtivas (como melhorias e mudanças) com certeza crescerá. Dessa maneira, é possível criar uma vantagem competitiva, fidelizar o cliente virou um diferencial em meio a tanta concorrência.
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Invista na sua presença online

A internet é o mais rápido método de passar informações. Se o público aderir ao que você posta, a repercussão pode ser imensa em um período muito curto. Por isso, se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) é hora de tomar uma atitude. Um site deve ser feito com urgência, ele é praticamente a identidade do seu estabelecimento.
As pessoas, cada vez mais, discutem marcas, produtos e serviços pela internet. As empresas que ficarem de fora desse movimento estão em desvantagem em relação às outras.
Além disso, por meio das redes sociais, é possível ouvir a opinião do cliente, encontrar pontos a melhorar e diagnosticar mudanças necessárias para o negócio seguir a demanda de quem compra.
 

Fique atento com empréstimos

A obtenção de empréstimos é um assunto muito delicado. Esse ato deve ser utilizado apenas em casos de expansão do negócio, pois os juros são extremamente altos. O empresário deve estudar bem o seu fluxo de caixa e verificar se existem recursos suficientes para suprir a dívida que será contraída.
Cuidado com empréstimos para pagar dívidas já existentes, isso pode afundar ainda mais a empresa.
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Criar uma cultura de investimento e fazer com que seu negócio cresça não é uma tarefa fácil e muito menos simples. Esses tópicos requerem muita paciência e estudo para que sejam bem executados. É importante não ter pressa, já que ela é inimiga da perfeição. As dicas são interessantes para facilitar esse estreito caminho ao sucesso, por isso é sempre importante lembrar de segui-las.
Essa publicação deixou claro os cuidados que devem ser tomados ao investir na empresa? Veja também Análise de cenários e planejamento estratégico: se proteja em tempos de incerteza.
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