Técnicas de vendas para melhorar seu negócio

Toda e qualquer empresa tem um único e substancial objetivo pelo qual suas atividades funcionam ininterruptamente: gerar renda para continuar desenvolvendo o negócio e abrindo espaço no mercado para trabalhar mais e melhor.
Independente do setor, essa receita só pode ser gerada por meio de vendas, seja qual for o canal desenvolvido para isso dentro da organização.
Vender é uma tarefa das mais complexas nos dias de hoje, visto a exigência cada vez maior do consumidor com o que compra e da dinâmica do mercado.
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Cada vez mais, empresas têm buscado tornar esse processo mais otimizado por meio de investimentos físicos e intelectuais para provar de resultados melhores no lucro recebido.
O retorno sobre esse investimento pode não ser dos melhores se a empresa não estiver completamente capacitada a entender o consumidor e, claro, ela mesma, a fim de mudar seu panorama e crescer constantemente.
Essa dificuldade pode e deve ser deixada de lado. Vamos às técnicas e dicas importantes de vendas que podem melhorar seu negócio definitivamente?

Personalização

Os consumidores de hoje são diferentes de épocas passadas. Eles têm plena noção de que as marcas podem fazer mais por eles do que apenas uma relação de consumo pura e simples.
Por isso, querem sempre mais quando o assunto é comprar: um desconto especial, um atendimento diferenciado, assistência, rapidez na entrega, entre outros pontos que podem fazê-lo comprar com você e não com o seu concorrente.
Esses tipos de apoio à venda em si são formas eficientes de personalização, de mudança no padrão de venda feito pela maioria das empresas.
Não basta dizer que tem um bom preço. Se outra marca oferecer melhores condições para o consumidor, preço pode ser a última coisa que ele irá pensar.
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Muitas vezes, essas condições podem ser mais simples do que parecem: um simples CRM (Customer Relationship Management) feito de maneira organizada pode ser um ótimo caminho para começar a tratar seu cliente diretamente pelo nome, por exemplo.
São gestos que tornam a compra muito mais leve e descomplicada. Porém, se você quer ir mais a fundo em personalização, precisará investir em pesquisas e coleta de dados para não fazer feio e errar no formato de personalização.
Só assim você adquire resultados corretos com base em fatos e não mais no mais comum achismo do mercado e do consumidor.

Mix

Sem uma atividade principal, ou seja, um produto ou serviço gerado que possa ter valor de venda, nenhuma empresa pode melhorar o próprio negócio.
Por isso, sempre que possível, busque expandir o seu “repertório”, trazendo novidades e diversificando seu mix.
Afinal, esse também é um ponto de personalização, técnica debatida no primeiro tópico, que traz mais opções de compra para o consumidor.
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Quando um cliente procura sua empresa devido um tipo de necessidade que ele tem e sua empresa não pode cumprir, uma oportunidade de venda (e possível receita) está sendo perdida.
O único cuidado deve ser feito com relação ao coração da empresa: se ela trabalha com um tipo de produto ou serviço, deve se manter nesse meio sem perder o foco como quando oferece o que não tem relação com seu mercado.

Recompra

Novos clientes saem muito mais caro para serem captados do que clientes antigos, ou seja, há uma oportunidade imensa no investimento em recompra.
Com CRM, já citado anteriormente, é possível que você capte informações relevantes do seu cliente e possa trabalhar para que ele volte a comprar com a sua empresa.
Essa é uma estratégia de vendas eficiente e que pode trazer ótimos resultados para o negócio, tanto em questão de lucro, como em relação a construção da marca no mercado, com uma base firme e fiel de clientes.
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Realize um trabalho de manutenção de clientes, separando-os por taxa de recompra, ou seja, quanto mais ele comprar, mais “premium” ele se torna e mais benefícios pode receber.
Enquanto isso, compradores menos recorrentes podem ser trabalhados de formas diferentes como na personalização, na divulgação de novidades no catálogo de produtos, entre outros.
Quanto mais perfis você fizer, mais estratégias pode alocar para incentivar a recompra, desde os clientes que compram menos, aos que compram constantemente.
Porém, nem todas as suas ações devem ser direcionadas a esse público em especial, afinal, novos clientes também devem ser conquistados. Trabalhe com as duas vertentes e não perca nenhuma oportunidade de vista.
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Pós-venda

Há uma enorme importância nas estratégias de pós-venda, muito pouco reconhecidas pelas empresas, que “esquecem” do consumidor depois que ele realizou uma compra.
Esse tipo de atitude não colabora com o ponto anterior, o da recompra, tão menos descomplicado de ser trabalhado.
A pós-venda leva em consideração todo o apoio e suporte dado pela empresa depois que o produto foi vendido, desde uma simples mensagem de agradecimento até a assistência dada para que a utilização do que foi comprado aconteça de forma correta.
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Esse tipo de presença da marca mesmo após seu objetivo tem trazido diversos benefícios para empresas que trabalham com essa estratégia.
Muito do que se desenvolve dentro de um negócio vem do fortalecimento do nome da marca entre os consumidores, que é construído por meio de atributos como o pós-venda e a personalização, por exemplo.
Um cliente divulga para outro e assim sucessivamente em um “marketing boca a boca” que gera mais procura, mais venda e, em consequência, mais receita e mais desenvolvimento.

Parcerias

Acostume sua empresa a realizar parcerias. Afinal, ninguém constrói sucesso completamente sozinho, nem uma empresa, nem um indivíduo.
Com parcerias, você pode melhorar suas vendas em todos os níveis: desde os já citados, até muitos outros que desenvolvem o seu negócio, esteja ele relacionado às vendas ou não.
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Por mais que sua empresa trabalhe com inúmeros pontos de sucesso, nem tudo pode ser feito de forma otimizada.
E é aí que entram as parcerias: em níveis onde sua empresa, por si só, pode encontrar mais dificuldades do que outra, que tem especialização exatamente nesse processo.
É preciso aprender que nem sempre a empresa poderá fazer tudo o que precisa sozinha e que contar com o apoio de outras com diferentes tipos de inteligência e entrega, pode melhorar seu negócio permanentemente.

Confiança

Essa técnica está muito mais voltada a um processo intangível do que físico e é responsável por melhorar vendas e o negócio propriamente dito em vários pontos.
Mesmo sendo mais complexa de ser entendida e trabalhada, a confiança é a principal fonte de impulso para que a relação de compra se estabeleça, em qualquer que seja o canal.
O consumidor, além de tudo o que já foi falado, precisa de certezas para investir: algo que atenda às suas necessidades, que melhore de alguma forma sua vida, que o impulsione socialmente ou até mesmo transforme sua rotina.
Isso tudo vinculado a condições são, prontamente, os motivos de compra que estabelecem a tão substancial confiança do cliente com a empresa.
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Muito do que já foi citado aqui pode aumentar a confiança, mas é importante ressaltar que, qualquer detalhe, por mínimo que seja, pode auxiliar nessa busca.
Erros são cometidos o tempo todo, especialmente no mundo dos negócios, e isso é absolutamente normal, ajuda a empresa a crescer e entender mais do que a faz ser e continuar em atividade.
O mais importante é que a confiança não se perca nem em meio aos erros com uma gestão de crise otimizada e pronta para a ação.

Empatia

A empatia é o sumo de qualquer relacionamento, mesmo os criados dentro do mundo dos negócios.
É preciso, acima de tudo, entender quem é o cliente e o que ele espera entre seus problemas e encontrar uma forma de atender a essas necessidades, encaminhando ele para uma solução por meio dos seus produtos e/ou serviços.
Essa também é uma ideia abstrata de vendas, que não está vinculada a um processo físico de vendas. Porém, ela melhora o seu negócio em todos os níveis porque começa da base de tudo: os clientes.
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Transformar as relações em uma forma mais empática de se comunicar e agir é também um trabalho de construção de confiança e personalização. Lembre-se sempre.
O mundo dos consumidores não aceita mais que a venda seja realizada sem que os desejos sejam ouvidos em primeiro lugar. Atender a essas expectativas é ir além no processo de venda, é melhorar o negócio para todos.
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