Empreendedores de sucesso: 8 passos para você também chegar lá!

O tão sonhando sucesso que as pessoas almejam está rigorosamente ligado o quanto ela se dedica ao que faz e nas metas que ela traça pra alcançar. Nós só vamos a algum lugar se sabemos para onde queremos ir, não é mesmo?

Nós separamos pra você alguns pontos importantes de empreendedores de sucesso que chegaram lá, olha só!

Você também sonha com o sucesso né? Fazer o seu negócio decolar e chegar até as nuvens, ganhando estabilidade financeira e trabalhando com o que gosta e conseguir chegar nos objetivos. Sem dúvidas, alcançar os objetivos é sinônimo de sucesso. A felicidade é garantida quando nós fazemos o que realmente gostamos né?!

Afinal, quando trabalhamos com o que realmente gostamos e queremos, não é um sacrifício, é algo prazeroso, que nos da satisfação em fazer.

Por isso, no ramo dos negócios empresariais você tem algumas vantagens na hora de abrir seu próprio negócio, como por exemplo:

  • ser seu próprio chefe
  • aumentar a taxa de emprego no país (contribuindo com o crescimento) e gerando empregos para quem precisa
  • tendo flexibilidade de horários
  • mais qualidade de vida
  • muitas outras facilidades que só são possíveis se a empresa for sua e você se organizar

Para que o seu negócio dê certo, você precisa ficar atento em alguns pontos importantes, mas não se preocupe, a gente vai te explicar tudinho, para que você alcance seus objetivos e faça parte do time de empreendedores de sucesso!

 

Estude a viabilidade do seu negócio

O primeiro passo para que você se torne um empreendedor de sucesso é, sem dúvidas estudar o que ele deseja fazer, assim que você tiver a ideia, comece a ver o que precisa para colocar fazer acontecer.

Estudando sobre o assunto e o mercado você tem muito mais propriedade e segurança no que você deseja abrir, porque você realmente vai saber o que está fazendo e vai poder aplicar na prática, tudo o que você aprender.

Ao prestar atenção e estudar sobre o negócio que você pretende abrir, vai ser possível notar quais são os pontos fortes, são esses pontos que você vai poder explorar mais e aprimorar sempre.

Além disso, você também vai conseguir fazer uma análise de quais são os pontos fracos do negócio que você está abrindo, o famoso “calcanhar de Aquiles”, e neste caso, você já vai começar sabendo o que vai precisar de mais atenção para ser melhorado com o passar do tempo.

Fazendo a análise do mercado vai ficar mais fácil entender em qual momento você está em relação ao ambiente local, nacional e até mundial.

Para que a sua empresa consiga ter lucro, você precisa fazer algumas análises. Uma delas é a análise SWOT, essa análise traduzida para o português se refere a Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.

Já, quando falamos em viabilidade financeira, você precisa pensar no Ponto de Equilíbrio (PE), ele é o responsável por representar o quanto sua empresa vai precisar faturar/lucrar, ou ainda quantas unidades de um produto você vai precisar vender para pagar os custos fixos que estão ligados a sua empresa.

O Ponto de Equilíbrio pode ser calculado de duas maneiras diferentes. A primeira é olhando pelo ponto de vista de quanto sua empresa precisa faturar, e a outra é olhando pelo ponto de vista de quantas unidades de produto precisam ser vendidas no mês para alcançar o equilíbrio.

Essa cálculo diz respeito ao momento em que suas vendas já conseguem pagar as despesas da sua empresa, ou seja, quando os custos e lucros chegam a zero, a partir do momento em que você alcançar o ponto de equilíbrio, tudo que você começar a vender a mais, já vai poder ser considerado lucro.

 

Acompanhe a fórmula

Ponto de Equilíbrio = (Custo Fixo / (Receita – Custo Variável)) x 100

 

O custo fixo diz respeito ao custo que você tem todos os meses e que precisam ser pagos, como por exemplo a taxa do aluguel do local da sua empresa, contas de energia elétrica, água, internet e se você tiver funcionários, o salário deles também entra nessa conta.

Já o custo variável representa o que você não vai precisar gastar todos os meses, ele varia de acordo com o momento em que está sua empresa e seu estoque, por exemplo, embalagens a mais, possíveis comissão dos vendedores, entre outros custos que podem variar conforme as suas necessidades com o passar dos meses.

 

O plano de negócio dos empreendedores de sucesso

Para fazer parte do time de empreendedores de sucesso, outro aspecto importantíssimo é que você faça um plano de negócios, nele vai estar escrito todas as suas metas, despesas necessárias e é ele que você vai poder consultar dados históricos da sua empresa.

No início, pode parecer até um pouco chato, maçante e burocrático, mas assim que ele estiver pronto você vai conseguir notar que ele vai apresentar um panorama geral sobre o empreendimento que você deseja abrir, além é claro, de materializar as suas ideias.

É através dele que você vai conseguir ficar focado nos seus objetivos, no entanto, o plano de negócios não termina quando acaba, pode parecer até um pouco engraçado mesmo, mas você pode, e deve atualizar lucros, custos e competições no mercado, conforme o tempo de empresa.

Essa estratégia também faz diminuir o risco das incertezas e de uma possível falência do seu negócio, pois nele constam todos os riscos que a empresa pode correr e também possíveis maneiras de resolvê-lo, pois essas barreiras foram pensadas anteriormente.

É válido lembrar também que não existe um modelo fechado de plano de negócios, tudo vai depender do estilo de empreendimento que você deseja abrir e também das suas necessidades.

Nós separamos alguns princípios bases para você se orientar e encaixar suas necessidades nele, assim você vai conseguir fazer parte dos empreendedores de sucesso.

 

Os principais pontos para serem abordados no plano de negócios

Existem alguns pontos principais que precisam ser abordados em um plano de negócio. Esses pontos precisam ser preenchidos conforme o seu objetivo e da sua empresa, para que no final ele seja a materialização exata do que você pensava.

 

  • História da empresa

Mesmo que você esteja apenas iniciando sua empresa, é necessário registrar toda a sua história. Nessa parte você pode colocar seus primeiros dados, informações de data, localização e até mesmo informações como o CNPJ, para que fique tudo registrado. Se algum dia você precisar saber onde começou, quais foram os primeiros dados, vendas e lucros registrados, você vai encontrar alí tudo que precisar.

 

  • Informações sobre o seu Produto ou Serviço

O primeiro momento para a materialização das suas ideias são as informações gerais, ou seja, o direcionamento inicial do seu negócio. Para quem é? Onde será comercializado? Quem serão seus fornecedores e concorrentes? Quais são suas forças, fraquezas e ameaças?

Você pode separar cada um por tópicos e ir preenchendo aos poucos, prestando bastante atenção para não esquecer de nada!

 

  • O mercado

Neste capítulo plano de negócios dos empreendedores de sucesso, do qual você vai fazer parte, é preciso registrar todos os dados mercadológicos dos momentos em que sua empresa está. Essas informações são referentes ao que você encontrou enquanto estudava sobre a viabilidade de abrir sua própria empresa.

 

  • A concorrência

Quando você estava estudando sobre abrir sua empresa você analisou o mercado, sendo assim analisou quem vão seus concorrentes diretor e indiretos, teve ideias fantásticas sobre como estar no mesmo setor, mas fazendo coisas diferentes e incríveis para poder ser destaque na sua área de atuação.

Nessa parte é legal você registrar tudo isso, inclusive os seus concorrentes.

 

Plano de Marketing

Outro aspecto extremamente importante é a estratégia de marketing que você precisa fazer para definir como as vendas vão ser feitas. Ela certamente vai ser diferente do que sua concorrência faz, afinal você quer ser destaque!

Uma ideia legal é juntar um pouco das qualidades de cada uma das empresas em que você se baseia para poder criar a sua própria estratégia.

No plano de marketing, empreendedores de sucesso precisam definir qual vai ser a Estratégia do Produto, Venda, Promoção, Distribuição, Precificação e Comunicação.

 

O Processo operacional dos empreendedores de sucesso

Nessa parte é legal você colocar todas as informações sobre produção, atendimento, estoques.

Outros aspectos importantes que devem ser destacados são é tempo para realização da produção, o custo que você vai ter nessas produções, a dimensão e a importância de toda a expansão que você planejou para a sua empresa.

Também é importante fazer uma discussão nessa parte sobre as questões relacionadas com o uso de recursos financeiros e as implicações fiscais quando aplicáveis.

Com todas essas informações, você pode elaborar uma tabela com todos os dados que você já destacou, para que os números fiquem mais visíveis e de fácil entendimento.

Nessa tabela você pode definir o espaço de produção, a capacidade de produção e as vendas da unidade no período desejado, sendo um trimestre, semestre e até anual.

Vale lembrar também que essa tabela pode e deve ter alterada com uma frequência considerável, para que você não trabalhe com dados antigos.

 

Análise Financeira

Após observar todos esses pontos, você também vai precisar fazer uma análise de todas as finanças da sua empresa. Vai precisar avaliar como está o financeiro dela, porque afinal, empreendedores de sucesso precisam se preocupar com o gastos e lucros da sua empresa.

Pra isso, existem duas perguntas-chave para que você responder.

  1. Qual será o seu investimento fixo, custos e faturamento?
  2. Qual será o investimento em mão de obra, estoques?

Assim que essas perguntas foram respondidas, você pode fazer uma simulação de financiamentos, indicação de tributos e sazonalidade, pra entender e saber quais vão ser os impostos sobre o produto que você vai precisar pagar e deixar claro para a fiscalização.

Nós sabe que é bastante coisa para fazer e a analisar, mas olha só, o ponto positivo é que você vai precisar fazê-lo apenas uma vez, porque depois vão ser só atualizações de tempos em tempos.

Com um plano de negócios bem fechado, vai ficar mais simples e fácil fazer parte dos empreendedores de sucesso, porque com ele você vai conseguir fazer seu negócio dar certo.

 

Empreendedores de sucesso formalizam suas empresas

Trabalhar de maneira formal no mercado te possibilita algumas vantagens que não existem no trabalho informal.

Uma pesquisa realizada em 2017 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), constatou que de 168.204 pessoas que estavam aptas a trabalhar. Essa mesma pesquisa mostrou que 13.117 estavam desocupadas, um número considerável.

Tendo sua empresa formalizada, é possível diminuir o número de pessoas desocupadas, isso porque você vai conseguir gerar empregos e oferecer jornadas formais de trabalho.

Além do mais, estando formalizado, fica mais fácil obter melhores ofertas de crédito, porque as taxas oferecidas a pessoas jurídica pelos bancos é menor do que a taxa oferecida para pessoas físicas.

Inclusive, os bancos também costumam liberar linhas de crédito mais elevadas para pessoas jurídicas, isso acontece porque uma empresa oferece uma classificação de risco que é considerada menor do que a classificação de uma pessoa física.

Não podemos deixar de citar também que os bancos estão cientes de que empresas precisam de um valor monetário mais alto do que uma pessoa física.

 

A formalização inspira confiança

É isso que você precisa para conquistar as pessoas, o que vai acarretar em clientes. É através da formalização que você vai conseguir fazer com que eles tenham segurança no seu serviço, tendo um CNPJ, isso fica muito mais fácil!

Sem falar é claro, que através do CNPJ você emite seus documentos para o fisco, como por exemplo as notas fiscais. Isso só é possível como pessoa jurídica.

 

Otimize sua gestão financeira

Como nós já falamos anteriormente, empreendedores de sucesso ficam atentos ao seu dinheiro, logo, não poderíamos deixar de falar separadamente da importância de uma gestão financeira rápida, prática e eficaz.

Anteriormente, essa gestão era feita através de tabelas e formulários no computador, no entanto, hoje com o aumento da tecnologia, diversos programas e outras formas de fazer o mesmo já estão disponíveis.

Existem até softwares que permitem a integração de toda a sua empresa e que estão hospedados na nuvem, podendo ser acessado de qualquer lugar.

Fazer a gestão financeira também te possibilita reduzir alguns custos, pois você tem acesso à todos os dados de maneira fácil e acessível, isso permite que você consiga ter uma visão mais geral do que está dando certo e gerando lucro e do que está dando errado e fazendo você perder dinheiro, nós já temos um post inteirinho falando só sobre a gestão financeira da sua empresa.

 

Faça o fluxo de caixa

Ele é o controle estritamente financeiro da sua empresa, onde constam todos os valores que entram (os lucros), e todos os valores que saem (os custos).

Uma das suas funcionalidades é a melhoria do desempenho financeiro através da otimização e destinação do dinheiro da sua empresa.

É através do fluxo de caixa que você consegue fazer um planejamento financeiro e acompanhar todas as suas movimentações de dinheiro, incluindo os gastos que você tem.

Além disso, é com o histórico do fluxo de caixa que você consegue pensar no futuro, com ele você reúne valores importantíssimos sobre custos e lucros que você teve no passado.

Esses valores fazem com que você tome decisões relacionadas a economia, isso porque você tem acesso a todos os dados e valores da sua empresa.

O fluxo de caixa também permite que você não deixe sua empresa chegar no vermelho, uma das grandes preocupações de todos os empreendedores. Porque fazendo o fluxo de caixa você tem como avaliar o melhor momento para fazer novas aquisições, repor estoques ou até mesmo fazer investimentos, sem comprometer o financeiro da sua empresa.

Além desses pontos existem muitas outras dicas para fazer o acompanhamento mas eficiente do seu fluxo de caixa.

 

Tenha escalabilidade

É uma palavra diferente né? Mas é um dos termos que estão em alta no mercado da administração empresarial, porque ela permite que você se reinvente a todo momento. Calma a gente te explica o que isso quer dizer.

Escalabilidade diz respeito ao quanto sua empresa tem potencial de crescimento e de diferencial mercadológico. Inclusive, um dos seus pontos principais é de minimizar os recursos e maximizar resultados.

Ela impacta diretamente na produtividade da sua empresa e também te possibilita ter uma vantagem competitiva em relação a concorrência.

Nesse mundo que está cada vez mais interativo, com mais acesso a informação, e com um mercado cada vez mais exigente, ter escalabilidade é um ponto que fica mais e mais requerido.

Ou seja, quanto maior for a escalabilidade de uma empresa, maior vai ser a sua facilidade em se adaptar à cenários complexos.

 

O método growth

Para que você também faça parte do percentual de empreendedores de sucesso, o método growth vai te auxiliar nessa caminhada. Ele é um método de atração de usuários que podem se tornar clientes relevantes.

Ele parte do princípio de conteúdo que são úteis para o público e também bem elaborados, que acabam gerando valor para o visitante em questão, ou seja, que ensinam ou dão dicas sobre algum assunto específico.

A partir do momento que você começar a utilizar essa forma de fazer conteúdo, você vai fazê-lo focado em resolver os problemas e as necessidades dos seus usuários, clientes e do seu público em questão. É neste momento que as coisas começam a mudar, porque através desse método você:

  • Atrai vários usuários certos e específicos para o seu negócio, os qualificados vão ser aqueles que depois podem se tornar seus clientes.
  • Converte parte desses usuários em leads, que são as pessoas que vão te passar contatos, como por exemplo o e-mail para continuar recebendo os conteúdos que você faz
  • Realiza vendas para o seu público qualificado, pois são eles que vão fazer a compra do seu produto, serviço ou assinatura (dependendo de qual seja o ramo que você resolveu atuar)
  • Contribui para construir a credibilidade e a confiança das pessoas para o seu negócio.

Para a era digital, o marketing inbound é a melhor alternativa e estratégia que funciona comprovadamente.

 

Mantenha-se motivado

Nós sabemos que muitas vezes é difícil manter-se motivado, isso porque passamos por muitos obstáculos no meio da caminhada empreendedora, mas precisamos lembrar que empreendedores de sucesso não desistem facilmente, por isso conseguem chegar tão longe e alcançaram o sucesso.

 

Arrisque-se! Você não sabe se vai dar certo se não tentar,

se não der o primeiro passo e continuar pensando “e se”.

 

Fazer o que você realmente acredita e o que você realmente quer talvez seja o ponto mais importante desse tópico. Lembre do que você quer para sua vida referente ao negócio que você abriu.

Uma boa dica para que você consiga continuar motivado, mesmo com todas as barreiras que encontrar no caminho, é usar o seu plano de negócio, revê-lo para lembrar quais são os seus objetivos, se você já os alcançou ou se está perto do que foi definido.

Caso não tenha alcançado ainda, o que é necessário fazer para chegar lá. Lembrar do seu desejo de abrir a empresa, de ser um empreendedor de sucesso ajuda você a voltar do caminho.

Outro aspecto importante no que diz respeito a sua motivação é a priorização das coisas mais importantes referentes a sua empresa e a delegação de tarefas. Dividir os afazeres não vai deixar apenas uma pessoa sobrecarregada e com isso mais coisas vão ser feitas, em menos tempo.

Mas principalmente, lembrar qual é o seu objetivo, qual era a sua meta inicial e continuar, para que você chegue lá!

 

Agora que você já sabe de tudo para entrar para o time de empreendedores de sucesso, é só começar a por suas ideias em prática e não desanimar, seja persistente, as coisas não acontecem de uma hora pra outra, por isso você precisa primeiro fazer, porque feito é melhor que perfeito.

Escolha o caminho que quer seguir e vá! Boa sorte!

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