Como (e porque) ter um negócio escalável

Chega um determinado momento de existência da nossa empresa que não temos mais formas de aumentar o negócio. Neste caso, estamos falando sobre o negócio físico em si. E mesmo sem poder aumentar nosso empreendimento em tamanho, é possível aumentar os lucros de uma forma rápida e eficaz.

E esse é o famoso conceito de escalabilidade, e esse é o tema que vamos tratar hoje. Como fazer sua empresa crescer nos números sem que ela precise crescer no tamanho.

Para exemplificar, nós podemos te dar exemplos bem famosos, como é o caso do MCDonald’s, uma rede enorme de fast food mundial que certamente você conhece, mas, você sabe como tudo começou?

Hoje o que é uma rede mundial que serve comida rápida começou apenas como uma barraquinha de cachorro-quente. Foi através do método de escalabilidade que ela se tornou o que é hoje, conseguindo posteriormente aumentar também sua rede.

Mas nós sabemos que você quer e precisa saber como fazer sua empresa se tornar escalável, aumentando o seu lucro mais rápido, e de uma forma cada vez mais rentável, para que sua empresa possa crescer sem que o seu custo seja muito elevado.

A ideia básica então é mudar o tamanho, ou seja, a escala (por isso o termo é chamado de escalabilidade), conforme a necessidade e a velocidade em que esse crescimento precisa acontecer.

Para isso, nós vamos te explicar o que significa de fato, o conceito de escalabilidade, com isso você vai conseguir aplicar na prática do cotidiano da sua empresa e entender quais são os benefícios desse método de negócio, aumentando a sua lucratividade.

 

O conceito de escalabilidade

O primeiro ponto que precisamos entender e destacar é que um negócio escalável diz respeito ao quanto esse negócio cresce e se adapta a novos ambientes e também novas tecnologias.

Ele está presente de forma mais nítida nos lugares em que as informações circulam de forma mais rápida, fazendo com que exista uma mudança frequente, e por isso negócios escaláveis precisam mudar também, para acompanhar o ritmo e continuar crescendo.

Além disso, o conceito de escalabilidade também se refere ao quão rápido e o quão capaz de crescer é um negócio. Ou seja, quanto mais escalável for o seu negócio, maior também é a probabilidade de você crescer sem precisar de mais investimento.

Resumindo, o processo de escalabilidade significa de fato, fazer mais com menos, ou mais com os mesmos gastos anteriores. Aumentando a produtividade e a margem de lucro sem que seja preciso ampliar a empresa ou os custos.

 

Porque ter um negócio escalável

Agora que você já entendeu todo o conceito de escalabilidade e como ele funciona, nós vamos te mostrar todas as vantagens de ter um negócio escalável e por quais motivos você pode e deve aderir esse novo conceito empreendedor.

 

Aumento da lucratividade

Como explicamos anteriormente, um negócio escalável diz respeito a fazer mais com menos, ou seja, você gastar menos e vai produzir mais

Em um negócio escalável, você diminui sua margem de gastos e aumenta sua margem de lucros.

Esse conceito pode ser aplicado por exemplo em planos mensais de assinaturas, por exemplo.

No entanto, pra que você consiga fazer com que de fato o seu negócio seja escalável, é necessário pensar nisso anteriormente.

Fazer um planejamento estratégico de crescimento é um dos principais pontos que você precisa focar.

Conforme os avanços tecnológicos digitais, as possibilidades de escalar qualquer negócio, isso aumenta significativamente o alcança e a quantidade dos canais que representam a comunicação e vendas.

E olha só, quanto mais dentro da área de tecnologia estiver o seu negócio, ou quanto mais ele estiver dentro do mundo digital, mais possível de escalar e crescer o seu empreendimento é, ou seja, se ele acompanhar as mudanças tecnológicas e se reinventar junto com elas.

 

Crescimento da marca

Além de alavancar os ganhos da sua empresa aplicando o conceito de escalabilidade, você também consegue fazer o crescimento da sua marca.

Isso vai deixar seu negócio com mais visibilidade no mercado, permitindo com que as pessoas conheçam o seu trabalho, a sua empresa e o seu produto.

Tudo isso faz com que automaticamente você venda mais, aumentando seu lucro e diminuindo seus gastos.

Inclusive, vale lembrar que o método de escalabilidade tem como um dos elementos principais o planejamento. É com o planejamento certo que a sua marca vai ficar mais visível no mercado.

Contudo, utilizar o crescimento em escala, vai te possibilitar fazer e investir em vendas mais certeiras, além de procurar por profissionais mais qualificados para integrar o seu time.  

 

Redução no custo de produção

Um negócio que é escalável, com o passar do tempo vai automaticamente diminuir o seu custo de produção.

Isso porque quando mais vendas forem feitas e mais o negócio se adaptar às novas plataformas e métodos de fechamento, menos gastos ele vai ter no início do processo.

É importante lembrar que o conceito de escalabilidade é extremamente conhecido pela sua capacidade de adaptação.

Ao desenvolver uma metodologia chave de atendimento, você consegue fazer com que toda sua empresa tenha estabelecido de fato, uma forma de trabalho padronizada que vai poder ser aplicada num futuro próximo em uma possível rede por diversos locais.

Como nós comentamos no início, um dos negócios que utilizaram o método de escalabilidade para crescer foi o MCDonald’s, e como nós sabemos, deu e ainda da muito certo.

 

Os principais pontos para ter um negócio escalável

E para ter um negócio escalável não é preciso surtar, apenas se planejar e para isso existem alguns pontos principais que você precisa prestar atenção e nós vamos te mostrar alguns deles.

 

Padronização

O primeiro ponto diz respeito a padronização dos processos de produção e das práticas que fazem parte da sua empresa.

Essa padronização vai te proporcionar uma forma mais exata de fazer a gestão do seu negócio.

Com ela você consegue prestar mais atenção no crescimento futuro, isso porque o que foi padronizado já está com todos os ajustes feitos.

 

Invista em liderança

Os líderes são responsáveis por te ajudar a encaminhar a empresa para uma boa disputa de mercado com os seus concorrentes.

E é isso que você precisa. Precisa estar em evidência no mercado, para que sua marca, sua empresa e o seu produto sejam vistos.

Seus líderes vão ser responsáveis por manter cada setor organizado e visando o crescimento, ajudando você a entender quais são as mudanças que precisam ser feitas e o que precisa ser padronizado.

 

Modelo de Gestão Escalável

Para que o sua empresa torne-se escalável e entre para os trends de empresas de alta performance que seguiram pelos métodos e conceitos de escalabilidade você também precisa se basear em um modelo de gestão.

E para isso você precisa se preocupar com todos os ramos e setores da sua empresa, inclusive com as vendas, entradas e saídas de dinheiro e com os seus clientes, é claro!

Fazendo a gestão exata de todos os setores da sua empresa você vai conseguir visualizar tudo o que precisa ser feito, ou ser mudado, e para isso um software de gestão vai te ajudar muito! Afinal, é através dele que você vai conseguir visualizar tudo. Que tal começar por um teste gratuito de um software de gestão pensado exatamente pra você que quer fazer uma empresa escalável? É só clicar.

 

Aprenda a delegar

No momento em que você conseguir delegar todas as funções necessárias para os seus líderes, você consequentemente acabará tendo mais tempo para que se dedique única e exclusivamente ao crescimento da empresa e adaptação dela ao mercado.

Porque afinal, você vai conseguir acompanhar as mudanças do mercado e ver onde a sua empresa e produto se encaixa nas novidades para conseguir uma adaptação mais rápida.

Você não precisa fazer tudo, não é mesmo?

 

Não da pra parar e estacionar os seus conhecimentos, porque afinal o mundo não para e as tecnologias não param de ser lançadas, por isso continuar se atualizando é importante. Que tal dar uma olhada nesse e-book grátis e exclusivo sobre planejamento financeiro empresarial? É só clicar!

 

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress