Como lidar com sócios

No mundo dos pequenos e microempreendedores é muito comum haver sociedade entre duas ou mais pessoas para que o negócio se fortaleça e acabe se consolidando no mercado. Geralmente a sociedade é constituída entre o criador da ideia/empresa e um investidor, mas também é muito comum estabelecer-se entre colegas de trabalho, amigos ou até mesmo parentes.
No momento de fazer uma sociedade é de suma importância que todos estejam alinhados ao que a empresa necessita no geral. Se os sócios não compreenderem as metas e objetivos definidos isso pode gerar uma grande dor de cabeça para ambas as partes fazendo com que o negócio sofra com as consequências. É possível evitar conflitos entre os sócios e garantir o sucesso da empresa seguindo algumas dicas:

Comunicação entre os sócios
A comunicação sobre as expectativas e ideias entre os sócios é um dos itens mais importantes, senão o mais importante de todos. É algo crucial para que todos estejam alinhados sobre aonde à empresa quer chegar e o que será necessário fazer para isso. Todos precisam entender e conversar sobre as metas que devem ser atingidas, assim como desenvolverem em conjunto os planos de curto e longo prazo.
Se todos estiverem alinhados será mais fácil tomar decisões importantes em conjunto, onde todos devem estar em comum acordo. Vale lembrar que tudo que for definido em reuniões deve ser transformado em documentos formais como um contrato para que seja comprovado o que foi definido.
Definição de tarefas e metas individuais para cada sócio
Mais do que sócios, cada um deve possuir uma função específica dentro da empresa e deve desempenhar tal função a ponto de que se possam medir os seus resultados. Um dos sócios pode ficar responsável pela área operacional enquanto o outro pode assumir a área comercial, por exemplo, e a partir daí definir metas a serem alcançadas por cada um.
Regras de convivência entre os sócios
Além dos problemas do próprio negócio para resolver é muito comum surgir problemas de convivência entre os sócios. Para evitar desgastes com coisas banais, mas que no decorrer do dia a dia podem causar vários conflitos, é importante que existam regras de convivência no ambiente de trabalho.
Regras simples como sempre chegar no horário das reuniões ou não ocupar o espaço de trabalho com coisas que não fazem parte do negócio são essenciais para o sucesso da sociedade. Em empresas familiares é muito importante que os problemas de casa fiquem em casa. Nada de compartilhá-los durante o horário de trabalho, e vice-versa!

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