Vender vai além de disponibilizar ao público consumidor um item ou serviço que ele quer ou precisa. Com a concorrência, o aumento de oferta e competitividade de mercado, além de novas perspectivas do cliente e novos hábitos de consumo, vender tem sido cada vez mais um processo integrado de táticas e métodos que visam compreender o consumidor, oferecendo de forma eficiente e eficaz cada produto.
Atendimento de qualidade, produtos eficazes e compatíveis com o público, conhecimento sobre a oferta, além de fatores como preço e pagamento, impactam na forma como o cliente irá se envolver no processo de compras, indiferente de onde ocorre a aquisição, seja na loja física, virtual ou na venda direta ou porta a porta.
O que é venda direta
A venda direta é um canal que disponibiliza uma constituição mais flexível aos diversos modelos de comércio. Através de um contato mais íntimo e pessoal, o vendedor pode estabelecer boas práticas e obter ótimos resultados trabalhando em cima de conceitos imprescindíveis para o comércio: o bom atendimento e o foco no consumidor.
A modalidade favorece a multiplicação dos pontos de venda, já que pode trabalhar com a instalação de pontos móveis de atendimento, vendedores que vão até clientes interessados ou, ainda, rotas itinerantes traçadas previamente.
Otimizando suas vendas:
Porta a porta: tenha amostras dos produtos e permita que o cliente experimente. Tenha convicção e ofereça materiais que o cliente possa guardar, como folhetos com preços, contato e informações pertinentes.
Pontos móveis de atendimento: mantenha a organização do local e possua demonstrativos dos produtos. Folhetos e cartões são fundamentais para distribuir e atrair o público para mais informações. O conhecimento e a desenvoltura contam muito nas vendas diretas.
Visita a clientes: conheça o perfil do cliente ou tenha, ao menos, informações básicas do seu perfil. Se o consumidor já demonstrou interesse por produtos específicos, além deles é importante levar informações sobre outras opções, como produtos semelhantes ou complementares.
Em todos os casos, o conhecimento sobre os produtos é essencial e a transmissão de informações complementa o bom atendimento. Mais do que informações usuais, a venda direta permite um atendimento mais completo e pessoal, por isso conhecer bem os produtos, suas utilidades e aplicações permite que você elabore uma conversa mais amistosa e envolva melhor o consumidor.
Táticas de atendimento
Descubra qual o seu perfil de vendas e trabalhe nele, mas lembre-se de que a flexibilidade de desenvolver a conversa é bastante favorável aos negócios. Há clientes que preferem atendimentos mais íntimos, amigáveis e informais, porém outros buscam agilidade na compra e preferem objetividade do vendedor. Cabe ao consultor identificar e saber lidar com cada perfil, realizando atendimentos adequados, mas aproveitando as oportunidades de cativar o cliente.
- Compreenda o que o cliente busca: trabalhe em cima das necessidades do consumidor e busque brechas para descobrir as necessidades dele. Quanto mais informações ele fornecer no processo de atendimento, melhores serão as oportunidades de apresentar os produtos e potencializar suas vendas diretas.
- Resolva os problemas dele: mais do que oferecer todos os produtos e apresentar soluções que nem sempre o consumidor quer, saiba identificar a necessidade principal. Ao demonstrar interesse em ajudar e, de fato, facilitar a vida do consumidor, a venda será muito mais favorável e mais fácil de ser conduzida.
- Acredite no que vende: além das informações técnicas, tenha experiência com o produto. É importante ir além do conhecimento e informações básicas que a empresa passa, por isso é interessante testar e conhecer de fato o que você vende. Assim o seu atendimento será muito mais oportuno e convicto.
- Perguntas bem respondidas: seja claro e objetivo em suas respostas. Os consumidores se sentem mais seguros ao perceber conhecimento do vendedor, por isso é importante reforçar características do produto e demonstrar a aplicação e as vantagens da utilização dos produtos.
- Conduza à solução: ao apresentar os produtos ou serviços, trace uma conversa clara e objetiva. Quanto menos dispersão houver, maiores as chances de manter o interesse do consumidor. Reforce aspectos positivos do produto e, se possível, exemplifique as comodidades para a rotina do cliente.
- Pós-venda: reforce o atendimento pós-venda e demonstre interesse em manter o contato com o consumidor. Realize pesquisas de satisfação, oferte vantagens e promoções exclusivas favorecendo a fidelização do público.
- Construa uma rede: sejam nos consumidores captados em pontos móveis de atendimento, na abordagem porta a porta ou mesmo na oferta aos conhecidos, cada cliente ajuda a construir uma rede de consumidores que deve ser fortalecida. Se o seu atendimento e produto foram satisfatórios ao público, certamente serão recomendados aos conhecidos e, assim, ampliarão sua rede de vendas.
Aborde e conduza bem o atendimento
Seja acessível
Se antes as vendas diretas consistiam em descobrir o cliente, hoje há também uma procura inversa, onde os consumidores buscam consultores e vendedores diretos para realizar a compra. Através de canais de comunicação como redes sociais, telefones e divulgação você pode favorecer seus consumidores com informações, canais e agendamentos rápidos e disponibilidade de comunicação.
As redes sociais favorecem a promoção e divulgação de empresas e negócios através de espaços amplas e custos baixos. Manter um blog ou página em rede social é uma excelente ferramenta para disponibilizar catálogos e produtos, bem como informações, preços, prazos e formas de pagamento. Assim, os consumidores têm acesso e podem consultar sempre que necessário as informações.
Também são canais ótimos para promover a divulgação e possibilitar o contato do público interessado com os vendedores. Garantindo mais proximidade entre consumidores e vendedores, bem como um acesso fácil e rápido na solicitação de visitas ou demonstrativos dos produtos.
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