7 Técnicas e abordagens eficazes em Vendas Diretas

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    Vender vai além de disponibilizar ao público consumidor um item ou serviço que ele quer ou precisa. Com a concorrência, o aumento de oferta e competitividade de mercado, além de novas perspectivas do cliente e novos hábitos de consumo, vender tem sido cada vez mais um processo integrado de táticas e métodos que visam compreender o consumidor, oferecendo de forma eficiente e eficaz cada produto.

    Atendimento de qualidade, produtos eficazes e compatíveis com o público, conhecimento sobre a oferta, além de fatores como preço e pagamento, impactam na forma como o cliente irá se envolver no processo de compras, indiferente de onde ocorre a aquisição, seja na loja física, virtual ou na venda direta ou porta a porta.

    O que é venda direta

    A venda direta é um canal que disponibiliza uma constituição mais flexível aos diversos modelos de comércio. Através de um contato mais íntimo e pessoal, o vendedor pode estabelecer boas práticas e obter ótimos resultados trabalhando em cima de conceitos imprescindíveis para o comércio: o bom atendimento e o foco no consumidor.

    A modalidade favorece a multiplicação dos pontos de venda, já que pode trabalhar com a instalação de pontos móveis de atendimento, vendedores que vão até clientes interessados ou, ainda, rotas itinerantes traçadas previamente.

     

    Otimizando suas vendas:

    Porta a porta: tenha amostras dos produtos e permita que o cliente experimente. Tenha convicção e ofereça materiais que o cliente possa guardar, como folhetos com preços, contato e informações pertinentes.
    Pontos móveis de atendimento: mantenha a organização do local e possua demonstrativos dos produtos. Folhetos e cartões são fundamentais para distribuir e atrair o público para mais informações. O conhecimento e a desenvoltura contam muito nas vendas diretas.

    Visita a clientes: conheça o perfil do cliente ou tenha, ao menos, informações básicas do seu perfil. Se o consumidor já demonstrou interesse por produtos específicos, além deles é importante levar informações sobre outras opções, como produtos semelhantes ou complementares.
    Em todos os casos, o conhecimento sobre os produtos é essencial e a transmissão de informações complementa o bom atendimento. Mais do que informações usuais, a venda direta permite um atendimento mais completo e pessoal, por isso conhecer bem os produtos, suas utilidades e aplicações permite que você elabore uma conversa mais amistosa e envolva melhor o consumidor.

    Táticas de atendimento

    Descubra qual o seu perfil de vendas e trabalhe nele, mas lembre-se de que a flexibilidade de desenvolver a conversa é bastante favorável aos negócios. Há clientes que preferem atendimentos mais íntimos, amigáveis e informais, porém outros buscam agilidade na compra e preferem objetividade do vendedor. Cabe ao consultor identificar e saber lidar com cada perfil, realizando atendimentos adequados, mas aproveitando as oportunidades de cativar o cliente.

    1. Compreenda o que o cliente busca: trabalhe em cima das necessidades do consumidor e busque brechas para descobrir as necessidades dele. Quanto mais informações ele fornecer no processo de atendimento, melhores serão as oportunidades de apresentar os produtos e potencializar suas vendas diretas.
    2. Resolva os problemas dele: mais do que oferecer todos os produtos e apresentar soluções que nem sempre o consumidor quer, saiba identificar a necessidade principal. Ao demonstrar interesse em ajudar e, de fato, facilitar a vida do consumidor, a venda será muito mais favorável e mais fácil de ser conduzida.
    3. Acredite no que vende: além das informações técnicas, tenha experiência com o produto. É importante ir além do conhecimento e informações básicas que a empresa passa, por isso é interessante testar e conhecer de fato o que você vende. Assim o seu atendimento será muito mais oportuno e convicto.
    4. Perguntas bem respondidas: seja claro e objetivo em suas respostas. Os consumidores se sentem mais seguros ao perceber conhecimento do vendedor, por isso é importante reforçar características do produto e demonstrar a aplicação e as vantagens da utilização dos produtos.
    5. Conduza à solução: ao apresentar os produtos ou serviços, trace uma conversa clara e objetiva. Quanto menos dispersão houver, maiores as chances de manter o interesse do consumidor. Reforce aspectos positivos do produto e, se possível, exemplifique as comodidades para a rotina do cliente.
    6. Pós-venda: reforce o atendimento pós-venda e demonstre interesse em manter o contato com o consumidor. Realize pesquisas de satisfação, oferte vantagens e promoções exclusivas favorecendo a fidelização do público.
    7. Construa uma rede: sejam nos consumidores captados em pontos móveis de atendimento, na abordagem porta a porta ou mesmo na oferta aos conhecidos, cada cliente ajuda a construir uma rede de consumidores que deve ser fortalecida. Se o seu atendimento e produto foram satisfatórios ao público, certamente serão recomendados aos conhecidos e, assim, ampliarão sua rede de vendas.

    Aborde e conduza bem o atendimento

    Seja acessível

    Se antes as vendas diretas consistiam em descobrir o cliente, hoje há também uma procura inversa, onde os consumidores buscam consultores e vendedores diretos para realizar a compra. Através de canais de comunicação como redes sociais, telefones e divulgação você pode favorecer seus consumidores com informações, canais e agendamentos rápidos e disponibilidade de comunicação.

    As redes sociais favorecem a promoção e divulgação de empresas e negócios através de espaços amplas e custos baixos. Manter um blog ou página em rede social é uma excelente ferramenta para disponibilizar catálogos e produtos, bem como informações, preços, prazos e formas de pagamento. Assim, os consumidores têm acesso e podem consultar sempre que necessário as informações.
    Também são canais ótimos para promover a divulgação e possibilitar o contato do público interessado com os vendedores. Garantindo mais proximidade entre consumidores e vendedores, bem como um acesso fácil e rápido na solicitação de visitas ou demonstrativos dos produtos.

    Quer saber mais sobre vendas diretas e táticas eficazes para conquistar clientes? Conte com o myrp e obtenha sucesso!

     

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    Leia também

    Imagem1
    LOCALIZAR VALE TROCA NA VENDA

    O que você procura?

    Categoria

    Categorias

      Assine nossa newsletter

      Imagem1
      LOCALIZAR VALE TROCA NA VENDA

      Seja um parceiro Myrp.