Filmes sobre contabilidade que você precisa assistir

Muitas vezes, os Contadores passam despercebidos no cinema. Entretanto, independente do papel, seja de vilão ou de mocinho, os profissionais contábeis recebem um papel de destaque nas grandes telas. Sua função requer um conhecimento complexo sobre questões fiscais e leis. Assim, por exercerem uma missão essencial para manter o equilíbrio e saúde dos empreendimentos, não se limitam a orientar ou realizar balancetes e contabilizar ganhos ou gastos, podendo assumir uma posição estratégica em diversas frentes.
Dessa maneira, devido a importância das tarefas realizadas pelos contadores, os mesmos servem para serem utilizados tanto como um personagem bom quanto para um mal, podendo levar pequenas empresas ao sucesso ou destruir grandes impérios.
Confira agora alguns filmes de contador que você não pode deixar de assistir:

Os intocáveis

O filme se baseia na história de um grupo de mafiosos liderados pelo gângster Al Capone durante a época da Lei Seca nos Estados Unidos e dos grandes esforços da força tarefa policial, a qual tem o intuito de capturar o mafioso e, consequentemente, desmontar seu esquema.
Na história, a figura do Contador aparece em dois personagens com funções distintas: De um lado, um agente Contador que faz parte da investigação. Seu principal objetivo é conferir as declarações de impostos de renda de Capone e verificar se existia alguma informação financeira sendo omitida.
Na outra situação, o outro profissional presta trabalho para o próprio Al Capone, que se vê forçado a fornecer informações sobre as atividades ilegais dos mafiosos e colaborar com a polícia.
Um fato interessante a se observar é, Al Capone acabou na prisão por conta da evasão fiscal, graças ao trabalho bem feito dos contabilistas, que auxiliaram a polícia norte-americana a capturá-lo.

Fuga à meia noite

O filme conta a história de um Contador que tenta “passar a perna” em toda a máfia, a fim de reverter milhões roubados a causas nobres. Jonathan, o personagem principal, é um habilidoso profissional contábil, que tem a intenção de fraudar mafiosos e doar 15 milhões à caridade. À ousadia é adicionada a uma acirrada perseguição de um caçador de recompensas que pretende silenciá-lo através de um depoimento importante para o FBI.
A história traz importantes ensinamentos, demonstrando as escolhas certas feitas por um profissional de grande responsabilidade, as quais poderão ter consequências benéficas para o futuro.
Filmes sobre contabilidade que você precisa assistir-2

Margin Call- O dia antes do fim

A história engloba um grupo de funcionários de um grande banco de investimentos de Wall Street nos dias que antecederam o estouro da crise em 2007. O filme questiona a responsabilidade corporativa e da seriedade que deve ser impressa no trabalho do dia a dia do profissional de contabilidade e finanças, as quais lidam com informações sensíveis e de alto risco, em que devem ser analisadas atenciosamente e reportadas sempre que surge algum tipo de desconfiança.

Trabalho Interno

Um documentário de muita importância para qualquer estudante na área de negócios, não se restringindo apenas aos Contadores. Ele aborda de maneira didática e direta o problema de sistematização da corrupção, o principal motivo da crise financeira que atingiu o mundo inteiro durante os anos de 2007 a 2012. Partindo da contextualização da crise econômica que arruinou a Islândia, o documentário progrediu e levou o problema para o nível global, demonstrando a importância dos profissionais que lidam com setores sensíveis da economia.
Contabilidade não é o principal foco do filme, porém as noções abordadas são extremamente importantes para o desempenho das atividades do contabilista de forma responsável e consciente.

Um Sonho de Liberdade

Se passando em 1946, o filme conta a história do jovem e bem-sucedido banqueiro Andy Dufresne (Tim Robbins), o qual é sentenciado injustamente a duas prisões perpetuas consecutivas pelos assassinados de sua esposa e de sua amante. A pena à de ser cumprida na Penitenciária Estadual de Shawsshak, no Maine.
Durante o tempo na prisão, Dusfrene utiliza sumyra influência para se tornar amigo de pessoas importantes e, em razão de sua experiência na área financeira, conquista a confiança do diretor da penitenciária a passa a ser seu Contador pessoal, cuidando inclusive da contabilidade se seus negócios sujos. Andy, com o poder das finanças do diretor nas mãos, se vê em uma situação favorável para limpar a conta bancária do “dono” da prisão e conseguir sua liberdade.
A história deixa clara a ideia de como a Contabilidade pode ser utilizada tanto para o bem quanto para o mal, convidando o profissional a ter uma reflexão sobre a importância e grande responsabilidade dos documentos que lida diariamente.
Para os Contadores, os filmes são de extremo auxílio na profissão, demonstrando a importância e como a mesma pode influenciar a sociedade. A maioria das histórias passam um conceito de seriedade na profissão, além das consequências que ela tem o poder de causar caso seja utilizada de uma maneira indevida.
Filmes sobre contabilidade que você precisa assistir-3
O mercado está acirrado e os preços não são a única saída, veja mais no nosso e-book:
MYRC_12832_banner_ebook

O que você procura?

Categoria

Categorias

    Assine nossa newsletter

    Teste Grátis

    Faça um teste grátis

    Exporte o XML das notas fiscais dos seus clientes

    Seja um parceiro Myrp.