Uma nota com o status DENEGADO significa que a SEFAZ identificou alguma irregularidade fiscal por parte do emitente ou do destinatário.
Acessando o Monitor NF-e/ NFC-e é possível identificar se a irregularidade fiscal é por parte do emitente ou do destinatário.
Clique em aplicativos.
Em seguida, clique em Monitor NF-e ou NFC-e, de acordo com a nota emitida.
Após carregar a tela, selecione a sua empresa e depois clique em remover o filtro
Deixe o mouse em cima do status denegado e assim vai abrir uma mensagem informando de quem é a irregularidade.
Caso conste do Emitente é importante consultar seu contador para verificar como está a empresa perante a SEFAZ.
Quando a irregularidade fiscal for do destinatário do documento, é importante validar as seguintes informações, no cadastro do cliente:
- Numeração correta de IE no cadastro.
- Se o cliente ainda possui IE
Caso esses campos estejam corretos, é necessário que o destinatário do documento, entre em contato com a SEFAZ do seu estado para regularizar a situação.
É importante ressaltar a importância do contador, ele poderá lhe auxiliar e tirar todas suas dúvidas em relação a este problema.
Lembrando que a NF-e denegado não há possibilidade de reverter, sendo assim, a mesma ficará com o status denegado e após regularizar a situação fiscal terá que emitir outra nota.