O myrp realiza a emissão de boleto e possui alguns procedimentos necessários para iniciar a emissão.
O primeiro é entrar em contato com o gerente da sua conta bancária e solicitar as seguintes informações:
- Agência
- Conta
- Número da carteira
- Nosso número inicial
- Taxa de cobrança do boleto
- Banco emite/envia boleto para pagador?
- Número do Cedente
- Número do Convênio
- Local de pagamento a ser impresso no boleto
- Demais informações a serem impressas no boleto
- Taxa de juros mensal
- Taxa de multa (percentual ou fixa mensal)
- Informação de protesto, se o banco irá protestar ou não
- Tipo do arquivo a ser gerado CNAB 400 ou 240
Quanto obtiver as informações acima, realize o cadastro da Conta bancária, clique aqui e veja como realizar.
Caso já tenha a conta cadastra basta editar e inserir as informações.
Após este cadastro estar completo é necessário gerar boletos de testes para enviar para o banco validar, para isso acesse o menu Financeiro.
Clique em Contas a pagar e a receber.
Clique em Adicionar para gerar um título.
Preencha as informações no título: o valor de 5 reais, o vencimento nos próximos dias, a categoria financeira, a conta bancária, no cliente informe você como pessoa física e a descrição como teste.
Clique em Salvar.
Clique no botão Mais no título gerado.
Clique em Gerar Boleto.
Clique em Confirmar.
Para imprimi-lo, clique em Boleto.
Agora vamos gerar o arquivo de remessa para enviar ao banco.
Acesse o menu Financeiro e clique em Boleto com registro.
Selecione os boletos que deseja colocar no arquivo remessa.
Clique em Gerar Remessa.
Selecione o formato CNAB 400 ou 240, segundo orientação do banco.
Clique em Gerar.
A remessa gerada e salva no seu computador deve ser enviado juntamente com o boleto para o seu banco para que valide as informações. Assim que o banco informar que correto você pode começar a emitir os boletos no myrp para seus clientes. 🙂