Uma forma fácil de fazer os controles dos nossos fornecedores é através do pedido de compra, com ele você consegue identificar se o seu fornecedor está enviando a mercadoria no prazo e na quantidade que você solicitou.
Acesse o menu Compras.
Clique em Pedidos de Compra no quadro verde.
Clique em Adicionar no lado direito inferior.
Selecione o Fornecedor para quem você deseja emitir o pedido de compras.
No campo Solicitante é utilizado caso você desejar colocar o nome do pessoa na sua empresa que está efetuando o pedido.
Informe as datas de previsão de faturamento e previsão de entrega da mercadoria.
O campo Observações é para passar alguma informação adicional ao fornecedor.
Clique em Adicionar para adicionar os produtos ao seu pedido.
Selecione o produto que deseja comprar.
Adicione a quantidade que deseja pedir e informe o preço unitário de compra.
Selecione a CFOP de compra ou seja como será tributado o produto, este campo não é obrigatório.
No campo Observação você pode preencher detalhes do produtos, caso tenha, é opcional.
Clique em Adicionar.
Se desejar adicionar mais produtos ao seu pedido clique em Adicionar novamente.
Habilite o campo Com frete a pagar, se o frete será a pagar por você.
Se o frete for a pagar, preencha os campos de transportador, defina se o frete será calculado em valor ou em percentual sobre a venda. O valor total do frete preencherá automaticamente.
Clique em Pagamento para definir como você deseja pagar pela compra ao seu fornecedor.
Clique em Adicionar.
Selecione a forma de pagamento, a conta bancária e a categoria financeira.
Confira os dados e clique em Salvar.
Clique em Finalizar.
Clique em confirmar.
Uma tela com campo de e-mail aparecerá, preencha com o e-mail do seu fornecedor para que ele receba o seu pedido e clique em confirmar.
Pronto, seu pedido foi gerado e enviado. Se desejar novamente enviar o e-mail, imprimir, reabrir ou cancelar clique nos três pontos no final da linha.