Contador: Mantenha um bom relacionamento com os seus clientes

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    Em qualquer prestação de serviço, é essencial manter um bom relacionamento com os seus clientes e, no caso dos Contadores, levando em consideração que os clientes possuem a impressão de que todos oferecem o mesmo serviço, ter um bom relacionamento é um grande diferencial e um ponto forte para o seu escritório.

    A importância de um bom relacionamento

    Como foi dito anteriormente, em uma área onde a concorrência é tão grande como nas empresas e escritórios de contabilidade, é necessário buscar pelo maior número de diferenciais possíveis e o preço não é o único deles. Uma relação de confiança entre você e seu cliente é resultado de um atendimento de alta qualidade, da prestação de serviços e da disponibilidade para tirar dúvidas e acompanhar o seu cliente, o que traz inúmeras vantagens para o seu negócio:

    Estar presente

    Acompanhar de perto e de forma rotineira como anda o negócio dos seus clientes, impede que eles tomem decisões erradas e fiquem em uma situação perigosa, facilitando o seu trabalho e beneficiando ambos. Com a lei da Responsabilidade Solidária, onde através do código civil, a Lei nº. 10.406/2002 implica em o Contabilista se responsabilizar, juntamente ao cliente, por atos dolosos, perante terceiros, é de extrema importância estar atento.

    Mantenha o seu cliente alerta sobre documentos

    A questão dos prazos de entrega de documentos para os escritórios de contabilidade pode ser um grande problema, você pode facilitar muito avisando constantemente seus clientes sobre as datas que eles necessitam entregar os documentos, evitando assim, posteriores problemas. Uma boa tática é utilizar da tecnologia para realizar esse processo, organize um calendário mensal com as datas e os dados que você precisa receber dos seus clientes, isso facilitará muito.

    Explique para o seu cliente como funciona

    Os procedimentos exercidos por um Contador podem ser complexos para alguns empreendedores que estão começando, explique para eles como os processos são realizados e não hesite em tirar dúvidas, deixar o seu cliente à vontade e confiante em relação ao seu trabalho é importante para ambos.

    Meios de comunicação

    Apresente para o seu cliente através de um blog, redes sociais, sites, conteúdo relevante a respeito de informações úteis sobre contabilidade e mostre que você e sua empresa sabem o que estão fazendo. Essa distribuição de conteúdo útil, cria uma imagem boa para a sua empresa, isso irá atingir potenciais clientes e manterá os seus atuais seguros em relação à sua contabilidade.

    Transparência

    Em ambos os lados, cliente e Contador, é necessário existir transparência, você deve deixar claro para o seu cliente que entendeu o problema dele e que sabe o caminho da solução, assim como ele deve esclarecer quais são estes problemas. Assim fica muito mais fácil de resolver questões que prejudicarão você e ele.

    Como a tecnologia pode ajudar a alcançar um bom relacionamento

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    Estamos em um momento onde a tecnologia está se desenvolvendo cada vez mais e, acompanhado desse constante e veloz desenvolvimento, inúmeros benefícios vieram junto. Um bom exemplo de uso da tecnologia a favor de negócios e, que envolve diretamente os Contadores, é uma solução de documentos fiscais eletrônica. Já se foi a época em que a documentação era toda feita em toneladas de papel e com uma organização precária.
    Existem softwares voltados para a emissão de documentos fiscais, você pode recomendar para os seus clientes o uso deles, pois facilitará tanto a sua vida quanto a deles. Utilizando deste recurso, você terá acesso a toda a documentação fiscal do seu cliente online e na hora que precisar, evitando contratempos e melhorando o desempenho do seu serviço, podendo até aumentar a sua demanda, já que eliminará aquela papelada toda.
    O seu cliente notará resultados positivos, isso irá reforçar a segurança e a confiança depositadas no Contador, fortalecendo todos os outros aspectos, como a transparência. Se tratando de Contabilidade, é uma via de mão dupla, pois o que for bom para o seu cliente, é bom para você, os dois precisam caminhar juntos para obter os resultados positivos desejados.

    Lei da responsabilidade solidária

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    Falamos sobre transparência, afinal é uma questão tão importante que merece uma atenção especial. Você sabe a respeito da lei da responsabilidade solidária, mas e o seu cliente? Você deve explicar a ele o que ela é, explicar que ela é parte fundamental no processo da relação cliente/Contabilidade, apesar de o Contador tomar conta de diversos assuntos e responsabilidades, ele deve estar ciente de que também possui responsabilidades, e muitas.
    Irregularidades em relação a documentos, por exemplo, passam primeiro pelo cliente, mas quem responde é o Contador, por isso a transparência é importante. O Contador tem responsabilidade penal e tributária neste assunto, a falta de clareza nesse relacionamento pode ocasionar em problemas sérios.
    É preciso ensinar o cliente que quem sofre com a omissão é ele e que com certeza a empresa dele será a primeira a receber estes danos. Não levar a sério a gestão, impedirá que ele tenha um conhecimento profundo sobre o seu negócio, levando a resultados negativos e tornando o trabalho do Contador mais difícil.
    Problemas com o crescimento da empresa são pequenos em relação ao que a falta de transparência pode causar. A omissão ou as irregularidades em documentações podem levar o Contador ou o cliente a reclusão, por isso é importante que ambas as partes estejam cientes da necessidade de um relacionamento onde as informações estão disponíveis e de forma clara.
    Declaração falsa de um documento contábil e omissão de informações são alguns dos casos que preveem infração tributária e penal ao profissional de Contabilidade, acarretando em um grande problema muitas vezes sem solução.

    Leve a sério

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    Um bom relacionamento é saudável tanto para o progresso do seu trabalho como Contador quanto para a segurança do mesmo. Além das questões como agilidade no trabalho, bom aproveitamento do tempo disponível, diferenciação em relação a outros escritórios, você conseguirá uma boa imagem para sua empresa, deixará a mostra que seu trabalho é sério e que você trabalha com ética e responsabilidade. Não perca tempo e utilize essas dicas a seu favor, com certeza os resultados serão positivos e o seu trabalho como.
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