Produção industrial: como otimizar o processo produtivo

    Uma indústria está sempre correndo para aumentar a produção e cumprir os prazos de entrega das mercadorias. Contudo, a produtividade de uma fábrica está ligada diretamente à organização da linha de produção industrial, isso significa que quanto mais tempo é gasto em procedimentos como limpeza, manutenção e troca de ferramentas, menor vai ser a produtividade dos setores. Segundo a Sebrae, cerca de 30% do tempo destinado à produção é desperdiçado com transporte de materiais e produtos.

    Além disso, indústrias bem sucedidas tem como característica a capacidade de aumentar escala utilizando recursos já disponíveis, o que evita desperdícios e diminui o custo de produção.

    Pensando nisso, separamos 4 ações para implementar rápido e melhorar a produtividade da sua indústria.

    1- Evite os gargalos de produção

    Um gargalo de produção é onde concentra-se o trabalho mais sobrecarregado de uma indústria, ou seja, a parte essencial do processo que, quando não concluída, não abre possibilidade para o andamento das próximas etapas. Com isso, todo o resto é limitado à velocidade do gargalo.

    Para aumentar a produtividade da sua fábrica, é preciso concentrar esforços para eliminar os gargalos que estão empacando o seu processo produtivo e desperdiçando o valioso tempo dos seus colaboradores. Lembrando que um gargalo não é necessariamente um setor da indústria, pode ser também uma ferramenta, recurso ou uma máquinaque concentra grande parte da linha de produção industrial.

    Mas veja bem, é possível que quando você tentar extinguir um gargalo da sua fábrica ele apenas mude para outra etapa do processo, ou seja, pule de um gargalo para outro. Isso acontece porque ao eliminar as limitações de uma etapa, aumentando sua capacidade, outra vai acabar assumindo as restrições e sobrecargas. Mas não desanime! Os gargalos devem ser combatidos e soluções para elimina-los devem ser desenvolvidas. Desta forma, a sua fábrica estará em constante avanço.

    2- Tenha seu processo de produção materializado com todas as etapas

     Pode ser no papel, no computador ou em um aplicativo, o importante é que toda a sua linha de produção industrial esteja documentada de forma clara e correta. Esta prática vai te dar mais clareza na tomada de decisões estratégicas, auxiliando a visualização do andamento do seu processo produtivo. Além disso, o mapeamento dos processos contribui para a definição dos padrões industriais e evita que erros sejam cometidos.

    Para cada tipo de indústria existe um modelo de processo produtivo que permite operações diferentes. A seguir vamos te apresentar os mais conhecidos:

    Linha de montagem: usado para produção em massa, este modelo não possibilita a flexibilização do processo produtivo, ou seja, toda a linha de produção precisa seguir uma ordem rígida de montagem do material final. Neste caso, o mapeamento de todas as funções é de extrema importância para aumentar escala e evitar defeitos no produto final.

    Processos de projetos: esta opção já possibilita personalização no processo, uma vez que o foco não é produção em alta quantidade e sim a criação de um produto encomendado pelo cliente e que deve seguir um processo de produção único. Mesmo assim, é importante documentar cada etapa para analisar os gastos, o tempo destinado à produção e evitar futuros erros.

    Processos em lote: neste caso, o modelo visa a produção em alta quantidade, mas com pouca variedade de produtos. Isso resulta na repetição contínua e rápida dos movimentos realizados para produzir o produto final, que será agrupado em grandes quantidades, formando um lote. A importância do mapeamento aqui é a mesma dos outros modelos: padronizar os processos, corrigir erros e evitar defeitos no produto final.

    3- Envolva e incentive os funcionários na busca pelo aumento da produtividade

    Uma equipe satisfeita com suas condições de trabalho vai produzir mais do que um grupo de funcionários desmotivados. Isso porque motivação gera dedicação e dedicação gera esforço. Por este motivo é importante pensar no bem-estar da sua equipe de produção, principalmente porque eles são os responsáveis pelo trabalho duro e precisam ser reconhecidos.

    Você pode fazer isso com algumas estratégias: planejar um ambiente de trabalho seguro, oferecer recompensas por metas alcançadas, incluir os funcionários nas tomadas de decisão para que se sintam pertencentes, além de proporcionar oportunidades de crescimento dentro da empresa.

    4- Conte com a ajuda da tecnologia

    Falamos muito sobre a importância de analisar seus processos em busca do tão almejado aumento na produtividade, porém, como fazer isso se tudo for documentado em pilhas de papéis e coleções de pastas empoeiradas? Fica complicado, né?

    Por isso o uso da tecnologia na gestão empresarial está cada vez mais presentes nas indústrias. Isso porque com um sistema digital, toda a organização da sua empresa é feita no mesmo lugar, de forma rápida e eficiente. Além disso, você tem acesso à relatórios importantes que podem ser feitos pela própria plataforma.

    Outro beneficio do uso de um sistema integrado de gestão empresarial é a diminuição do tempo gasto com processos documentais feitos de forma manual, dando mais tempo para o seu funcionário se dedicar exclusivamente à produção.

    Os 4 pilares da linha de produção industrial.

    Gostou do artigo? Leia também “Como atrair mais clientes para pequenas indústrias”.

    Conheça as funcionalidades do Myrp e faça um teste grátis. Clique aqui!

    O que você procura?

    Categoria

    Categorias

      Assine nossa newsletter

      Teste Grátis

      Faça um teste grátis

      Exporte o XML das notas fiscais dos seus clientes

      Seja um parceiro Myrp.