Com a globalização dos mercados, a competitividade cada vez mais acirrada e a busca permanente pela excelência dos produtos e serviços, torna-se prioritário para as empresas se voltarem essencialmente para seus negócios de resultados. É necessário e de fundamental importância para as empresas que qualquer medida de aprimoramento, desenvolvimento ou racionalização seja bem planejada e executada, visando a economia de esforços e que os mesmos sejam direcionados à objetivos comuns. Portando, hoje você irá compreender como montar um plano de cargos e salários na sua empresa.
Primeiro, identificamos o que é este conjunto. Basicamente, são as normas que rege a estrutura de gestão de pessoas de uma empresa, determinando a posição de cada profissional dentro do quadro de funcionários. É um esquema tático onde é definido a posição de cada profissional e o que cada um pode dar de melhor à empresa. Os gestores definem o plano de cargos e salários de maneira que os funcionários trabalhem em suas melhores posições para fortalecer toda a equipe.
Este plano deve proporcionar aos colaboradores desenvolvimento profissional, deve harmonizar o desempenho de cada colaborador, definir jornadas de trabalhos, entre outras. Para montar um plano de cargos e salários simplificado para sua empresa, primeiramente você deve se organizar com os gestores da empresa para atribuir as funções e responsabilidade de cada colaborador na empresa. Nesta etapa, se você tiver um organograma da empresa poderá economizar muito tempo.
A tarefa de ir atrás de sindicatos de profissionais e pesquisas de mercado ajuda a definir a estrutura correta de salário inicial para cada cargo da empresa. Para os planos de cargo, um job description é uma boa saída – onde cada colaborador saberá qual será seu trabalho dentro da empresa e como poderá crescer dentro dela. Avaliar como cada colaborador desempenha sua função dentro da empresa, quais são suas melhores atividades, seus pontos fortes e pontos fracos também é essencial.
-4 de novembro de 2024