O guia para administrar as finanças da sua empresa

Administrar as finanças de uma empresa exige muito trabalho do empreendedor, pois é preciso levantar todos os dados com precisão. Um Sistema eficiente permite que você tenha o controle total de todas as informações do seu financeiro de forma organizada e segura. Confira agora um guia prático que irá te ajudar a administras as finanças da sua empresa.

Faça um planejamento detalhado

Um erro comum entre os empresários, principalmente de micros e pequenas empresas é começar o ano sem fazer nenhum tipo de planejamento financeiro. Com isso, você fica às escuras, sem saber o que o seu empreendimento pode render, o que prejudica as suas tomadas de decisões ao longo dos meses, podendo trazer vários prejuízos.

Como deve ser feito esse planejamento?

O planejamento financeiro nada mais é do que o levantamento de todos os processos da sua empresa. Ou seja, é preciso levantar: a receita, as dívidas e as despesas. Para facilitar, anote tudo em uma planilha de Excel.
O objetivo do planejamento é ter um parâmetro geral do financeiro do seu negócio, assim, você terá maior segurança nas tomadas de decisão ao longo do ano.

Separe finança pessoal do empresarial

Outro grande problema que ocorre na administração de uma pequena ou microempresa é quando o dono ou os sócios do negócio misturam a finança empresarial com o seu pessoal. Isso pode parecer inofensivo, mas a verdade é que em muitos casos essa atitude pode acabar se tornando uma grande bola de neve e no final, você já não tem o controle do que a sua empresa realmente tem ou precisa.

Reduza os gastos

Toda empresa tem gastos, isso é inevitável. O que acontece é que na maioria das vezes podemos reduzir e até mesmo cortar vários gastos, principalmente nas despesas fixas. Mas como eu reduzo?
Para isso o ideal é verificar todas as suas despesas, separando entre as essenciais e secundárias. No segundo grupo, passe um funil e analise bem, a minha empresa realmente precisa disso? Se a resposta for não, não tenha medo e corte esse gasto da sua administração.
No caso do grupo de despesas essenciais, como água e luz, reflita: Não é possível economizar para reduzir essas contas? A resposta provavelmente será sim!

Tenha mais praticidade, contrate um sistema de gestão!

Ter um sistema de gestão online é uma das melhores maneiras de administrar com precisão as finanças da sua empresa.
Um Software eficiente permite que você tenha o controle total de todas as informações do seu financeiro de forma organizada e segura.
Afinal, o objetivo da sua empresa é ganhar dinheiro e é também ele o instrumento que você usará para atingir seus objetivos como investir, contratar, expandir, mudar, dentre outros. Dentre muitos números, entradas e saídas de dinheiro, bem como o registro e o cruzamento de cada dado, é que as decisões serão tomadas para se alcançar as metas.
Saber fazer o controle financeiro da sua pequena ou média empresa, tendo bastante foco no gerenciamento do seu fluxo de caixa são o caminho para alcançar o sucesso e conduzir seus negócios de forma tranquila, sem entrar no vermelho. Ter um controle rigoroso do seu fluxo de caixa garante um balanço sempre positivo, gerando lucros e possibilidade de utilizar o dinheiro na melhoria do serviço.
Quer saber as melhores práticas para gerenciar as finanças empresariais e acompanhar o fluxo de caixa? Confira as dicas a seguir:

Use um bom software

Hoje, simplesmente não há sentido em fazer o controle financeiro da sua empresa à mão. Mesmo o uso de planilhas já pode ser considerado algo obsoleto, porque existe uma série de softwares com preços bastante acessíveis para empresas de qualquer porte. Os bons sistemas de fluxo de caixa e controle financeiro não são exclusividade dos grandes negócios.
Um bom software permitirá que você registre com muito mais rapidez, precisão e segurança todos os dados sobre as finanças do seu negócio, o que se refletirá em análises muito melhores. Entre as funcionalidades que alguns sistemas oferecem, você pode, por exemplo, criar diversos cenários de projeção de fluxo de caixa com apenas alguns cliques. Além disso, tudo fica atualizado em tempo real, integrado com outros setores da empresa como o de estoque e vendas, por exemplo.
 
Ter uma administração organizada da sua empresa é o melhor caminho para que o seu rendimento aumente. Não perca tempo e aplique agora mesmo as dicas do nosso guia no gerenciamento das suas finanças.

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress