EXPANSÃO NO VAREJO: PRÉ-REQUISITOS PARA VOCÊ EXPANDIR SEU NEGÓCIO

Ações como estudo de mercado e capacitação profissional ajudam em muito micro e pequenos empreendedores
Para os que almejam empreender no varejo, inúmeras são as dúvidas e questionamentos que embaralham a cabeça de quem deseja abrir um negócio. Em que área devo atuar? Qual o montante de capital que precisarei para abrir minha empresa? Em quanto tempo terei lucro? Como vou consolidar minha marca?
Se você suscitou essas dúvidas, um primeiro passo foi dado. Mas, atenção: esse é o degrau inicial dos inúmeros desafios que você, empreendedor, vai enfrentar. Compreender a atual conjuntura econômica trará um panorama da situação do país, especialmente dos consumidores e de seu público-alvo. Entender seu nicho de mercado, manter-se informado e, principalmente, capacitar-se são alguns dos segredos para diminuir os equívocos e gerir seu negócio com rentabilidade. A seguir, mostraremos ideias para você se preparar e ter sucesso no seu empreendimento.

  1. ESTUDE A CONCORRÊNCIAEXPANSÃO NO VAREJO 2

Se espelhar em quem é referência e vem obtendo sucesso não é demérito para ninguém. Observe as características que tornam aquele varejo um modelo a ser seguido. Conheça quem são seus fornecedores; qual é a estratégia adotada para instigar o desejo de compra no consumidor; quais são as formas de pagamento oferecidas; qual é a qualidade de atendimento dos seus colaboradores; quais são os valores praticados. O varejo é um modelo de negócios em que o planejamento é fator determinante nos resultados.

  1. NÃO ATROPELE AS COISASEXPANSÃO NO VAREJO 3

Não tome decisões por impulso. Todo passo a ser dado adiante deve ser idealizado, levando-se em conta benefícios e riscos. Não é prudente simplesmente baixar preços sem estudar seu cliente e seus hábitos de compra. As ações mal planejadas podem trazer saldos negativos ao seu negócio. Tenha cautela, mas não deixe de inovar. Ouça sua equipe comercial e se inspire em cases de sucesso.

  1. ORGANIZE SUA “CASA”EXPANSÃO NO VAREJO 4

Equívoco crasso, principalmente de micro e pequenos empreendedores, os processos internos dentro de corporações interferem diretamente nos seus resultados. Má gestão de recursos financeiros e fiscais comprometem os lucros, custos e fluxo de caixa. Se você não sabe quais são seus custos operacionais, qual montante entrou no caixa de sua empresa e quantos profissionais você necessita para abrir as portas, como espera que seu negócio prospere? Há três alternativas de solução: contrate, terceirize ou arrume um sócio que seja expert no assunto. Obter dados de como se comporta seu consumidor, de como determinada campanha ou promoção impactou sobre as vendas de “x” ou “y” produto lhe dará as variações e servirá de auxílio em decisões futuras. Neste ponto, softwares e empresas terceirizadas cobram valores acessíveis em consultoria especializada.

  1. QUAL É O SEU DIFERENCIAL?EXPANSÃO NO VAREJO 5

Deixe de fora seu olhar cativo como dono e se coloque no lugar do seu cliente. O que destaca seu produto ou serviço em relação aos concorrentes? Preço? Qualidade? Atendimento? Busque essa experiência de empatia; perceba pontos fortes e fracos do seu negócio. Assim, você poderá vislumbrar oportunidades de melhoria, oferecendo ao seu consumidor algo novo.

  1. CAPACITE SUA EQUIPEEXPANSÃO NO VAREJO 6

Neste quesito não se atenha somente a treinamentos. Métodos e sistemas de suporte à sua equipe serão ferramentas de atuação para seus funcionários. Um profissional capacitado e motivado estará mais apto a compreender todos os processos que envolvem o serviço oferecido pelo seu empreendimento, podendo apontar falhas e oportunidades de melhorias. Quanto mais específica e difícil for a demanda da função, mais exigente deverá ser o processo seletivo, a fim de diminuir chances de erro na contratação. Caso você não possua recursos para destinar à qualificação aposte em cursos online. Diversas instituições renomadas oferecem programas de capacitação de forma gratuita em diversos setores: comercial, contabilidade, administrativo, entre outros. As fontes de informações são quase que inesgotáveis. Canais do Youtube e na internet trazem treinamentos de profissionais renomados, com informações e tendências atualizadas.
Quanto mais preparada for sua equipe, melhor será rentabilidade de seu negócio e a remuneração dos seus colaboradores. Se atente neste ponto. Sua mão de obra é o bem mais valioso em seu empreendimento.

  1. ENTENDA O SEU CLIENTEEXPANSÃO NO VAREJO 7

Dependendo do segmento escolhido, um risco do empreendedor no varejo é almejar atender a todos os públicos e não atender a ninguém. Qual é a faixa etária do seu consumidor? Qual é a sua renda? O que ele busca? Como se comporte? Preço ou qualidade? O empreendedor precisa destas respostas na ponta da língua. Essa segmentação dará diretrizes mais concisas aos seus negócios. Mas não quer dizer que, conforme o mercado, você não possa atender mais de um perfil de cliente. Uma loja de roupas sociais tem um público bem delineado de atendimento. Uma farmácia atende um nicho bem mais abrangente de consumidores. Entenda a particularidade do seu cliente e quais estratégias melhor se encaixam com suas necessidades.

  1. INVISTA EM MARKETINGEXPANSÃO NO VAREJO 8

As redes sociais são campos ainda pouco explorados por muitos empreendedores. Seja pela falta de perspicácia em seu manuseio ou receio de como essas plataformas podem trazer resultados. Páginas com constantes atualizações de conteúdos relevantes deixam sua marca em evidência. Compartilhando informações em comum com seu público, você poderá utilizar a postagem de conteúdos para divulgação de promoções e ofertas. Em especial no ramo de vestuário, lojas expõem seus produtos de “queima de estoque” ou campanhas para aumentar o percentual de vendas. Além dessa vitrine online, a interação entre usuários expande ainda mais os resultados: clientes marcam amigos em comum que partilham dos mesmos hábitos de compras, potencializando as chances de visitarem sua loja. Mas atenção, não basta simplesmente fazer por fazer. Cada plataforma tem sua particularidade de manuseio e uso, interferindo no resultado do alcance do seu público. Procure orientação de empresas e profissionais de comunicação para gerir suas páginas.
Os marketplaces também são ótimas oportunidades de aumentar o alcance de suas mercadorias. Nesse modelo, os marketplaces promovem a venda de produtos de parceiros. A função do e-commerce é somente viabilizar a concretização da compra. Todos os trâmites de faturamento, entrega e montagem (quando necessário) ficam por conta da sua empresa. Aposte nisso!
CONCLUSÃO
Independente do ramo escolhido para empreender fica claro que planejamento, preparação e trabalho árduo serão imprescindíveis para obter sucesso nas vendas no varejo. Empresários que melhor se prepararem, estudarem seus mercados e utilizarem o profícuo uso de ferramentas e estratégias no varejo estarão degraus acima de seus concorrentes. Boas vendas.
As dicas de como expandir seu negócio foram úteis? Leia também sobre Investimento na empresa: como criar uma cultura de investimento e fazer seu negócio crescer.
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