Dicas dos especialistas para você começar a fazer o planejamento financeiro da sua empresa

Chegou a hora de fazer o planejamento financeiro de sua empresa e você não sabe nem por onde começar? Nós vamos ajudar você com dicas de especialistas para colocar isso em prática:
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1- Não tente fazer tudo sozinho

OK, tudo bem que no começo o dinheiro é curto mesmo. Mas não adianta tentar fazer tudo sozinho e não chegar ao resultado esperado. Quando se fala em planejamento financeiro é fundamental ter alguém que realmente entenda do assunto.
Se a equipe de colaboradores é pequena e não há um profissional especializado na área financeira, a solução pode ser partir para uma consultoria externa. O caminho não importa. O essencial é ter o apoio de um profissional que saiba lidar bem com contabilidade e demonstrativos financeiros, para conseguir analisar os números e partir então para o planejamento.

2- Organize as informações

Já tem o profissional para apoiá-lo no planejamento financeiro? Então é hora de conferir se tem disponível em mãos todas as informações relevantes. Isso inclui os valores de todas as receitas, despesas, ou seja, o fluxo de caixa completo. Quanto mais especificados os ganhos e gastos por categoria, melhor ainda para ter uma visão completa das finanças da empresa.
Um bom recurso para ter tudo isso de maneira organizada é usar um sistema de gestão, que automatiza todas as informações e ainda possibilita a emissão de relatórios diversos para o controle dos negócios.
Com a disponibilização das informações de forma organizada, é possível planejar melhor e também facilitar a tomada de decisão dos gestores com mais agilidade e segurança.
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3- Pesquise a concorrência

O planejamento financeiro certamente vai incluir a precificação dos produtos, para que as vendas gerem lucro para a empresa. E antes de partir para a formação dos preços, com a inclusão dos custos de produção e de margem de lucro, vale a pena fazer uma pesquisa no mercado para ver o que a concorrência anda praticando.
Se você definir o preço do seu produto só com base nos custos de produção + a margem de lucro, sem verificar a concorrência, corre o risco de lançar um preço alto demais e ser rejeitado no mercado.
Isso se torna ainda mais importante em um cenário de crise econômica, quando muitos consumidores não estão priorizando a fidelidade às marcas e sim optando por melhores preços. Então, faça uma análise detalhada do mercado, defina seus valores de venda, para então fazer o planejamento financeiro adequado.

4 – Olhe o passado antes de planejar

Com certeza o planejamento financeiro não pode ser feito só de olho em previsões e novas metas. A base de todo o plano financeiro futuro deve ser o passado. É preciso analisar com atenção os números de um determinado período de meses anteriores para então traçar uma rota para frente. Às vezes esse passado é bem curto. Significa analisar os números do mês anterior para já corrigir de imediato possíveis falhas no mês seguinte.
Mas isso também serve para o longo prazo. No final de um ano, fazer o fluxo de caixa dos últimos doze meses, pode ser fundamental para ver com exatidão onde foram os maiores gastos, onde é possível reduzir ou cortar mesmo os custos.
Na outra ponta, esse relatório passado também pode mostrar de onde vieram os maiores faturamentos, quais os produtos mais rentáveis, quais os melhores meses do ano em vendas, etc. Todas essas informações proporcionam uma visão gerencial mais ampla para o empreendedor e são essenciais na hora de fazer um bom planejamento financeiro para a empresa.
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