Tudo que prestadores de serviços precisam saber sobre emissão de NFS-e

    Você é prestador de serviços e surgiu dúvidas a respeito das notas fiscais eletrônicas (NFS-e)? para que serve, como emitir ou quando emitir?

    Nos acompanhe, o artigo a seguir irá esclarecer todas as suas dúvidas!

    A nota fiscal surgiu para diminuir as burocracias e modernizar os processos tributários. Existem inúmeros tipos, mas, se você é prestador de serviços, é fundamental que saiba como emitir nota fiscal de serviço eletrônica (NFS-e) certo?

    Com a intenção de diminuir a papelada, esse processo de emissão de NFS-e já pode ser realizado através da internet de maneira muito simplificada.

    Com as constantes mudanças de regras, layouts, é comum que os empreendedores tenham dúvidas a respeito desse termo, pois ainda é bastante complexo.

    Se você tem dúvidas a respeito desse tema, fico feliz em informar que o mercado já oferece sistemas de solução rápida além de muitas vantagens e benefícios para o seu negócio.

    Ficou interessado? Então acompanhe a leitura!

    O que é uma NFS-e?

    Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é um comprovante digital que registra uma prestação de serviço, sendo uma obrigatoriedade, essa nota deve ser emitida sempre que um serviço for prestado registrando assim a ação junto a Receita Federal.

    A não emissão de notas fiscais gera o que chamamos de sonegação fiscal. E essa irregularidade pode acometer uma série de problemas, então esteja sempre atento.

    Mas não se preocupe, nesse artigo você irá aprender como emitir corretamente seus documentos.

    Quem deve emitir nota fiscal?

    Primeiramente é importante que você saiba que emitir nota fiscal é obrigação de qualquer empresa que comercializa um produto ou serviço.

     Em resumo, emissão das NFS-e é feita por todas as empresas que realizam o pagamento do ISS. Ou seja, todas que prestam algum tipo de serviço, seja de forma principal ou secundária.

    Até aqui ficou claro que se você possui uma empresa prestadora de serviço, ou oferece algum serviço é imprescindível tomar conhecimento dessas normas.

    Como emitir nota fiscal de serviço?

     É importante salientar que a maioria das prefeituras já adotaram essa forma de emissão de notas, mas que cada prefeitura possui seu próprio modelo.

    Entendemos que possa ser um pouco confuso ainda, e para isso elaboramos um passo a passo com as regras gerais.

    Credenciamento:

     Pelo site da prefeitura de sua cidade, é possível preencher um formulário que emitirá um protocolo com a finalidade de comparecimento na prefeitura.

    Será necessário apresentar os seguintes documentos:

    • Protocolo de solicitação de credenciamento para obtenção da senha de acesso
    • Via original do CPF;
    • Documento de identificação do representante legal e dos atos constitutivos da pessoa jurídica.
    • Acesso ao sistema:

     Com documentos em mãos, acesse o site da prefeitura e vá para o tópico da área responsável pela emissão de NFS-e, preencha os campos solicitados com o número do CPF ou do CNPJ e senha.

    Lembre-se de se certificar que todos os dados estão corretos como CNPJ, razão social, regime de tributação da empresa e atividades. Se houver qualquer erro, entre em contato com a prefeitura e regularize.

    Emissão de nota fiscal de serviço eletrônica:

    Primeiramente o emissor da nota fiscal deve escolher o método de emissão Intermediação (cite o CNPJ da empresa intermediadora) ou Substituição (cite o CNPJ do tomador com o número da nota de substituição).

    Atividades: Aqui você preenche o campo referente ao serviço prestado pela sua empresa.

    Dedução: Caso exista dedução, este preenchimento é feito durante o cadastro das notas fiscais relacionadas às características da nota.

    Detalhamento: Descreva os itens do serviço.

    “Enviar” ou “Transmitir”:

    Nessa etapa, a nota está concluída.

    Os sistemas já contam com a possibilidade de enviar uma NFS-e para o e-mail do destinatário, e o próprio sistema envia um aviso de conclusão de transmissão da nota.

    Agora que você já se familiarizou um pouco mais com as notas fiscais no tópico seguinte vamos abordar brevemente o RPS, a título de ganho de conhecimento.

    Recibo Provisório de Serviços e Emissão em contingência:

     Recibo Provisório de Serviços (RPS), serve como um documento intermediário entregue ao cliente em casos emergências apenas para comprovar algum trabalho realizado.

    Em outras palavras, vamos imaginar que você ofereceu um serviço ao cliente e precisa emitir uma NFS-e, mas por problemas técnicos sua internet está fora do ar e o cliente não pode esperar, então é nessas situações que o Recibo Provisório de Serviços entra, substituindo a nota fiscal de serviço eletrônica temporariamente.

    A emissão em contingência parte também da urgência em emitir uma nota fiscal, mas nesse caso, a conexão do software emissor com o servidor da SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda), está fora do ar.

    Assim, evitando problemas fiscais para sua empresa.

    Não se esqueça, O RPS é numerado e deve ser impresso em duas vias: uma para a empresa e outra para o prestador do serviço.

    Desafios da emissão de NFS-e:

    No caminho para a emissão de notas fiscais, ainda podem existir desafios alguns diários:

    Por ser uma atividade extremamente repetitiva, as chances de erros são maiores, o que pode causar transtornos para o seu negócio.

    É comum que os sites apresentem instabilidades e até saiam do ar, o que pode fazer com que você perca a data de emissão do seu documento e tenha que enfrentar penalidades posteriormente.

    Não existe um modelo padrão para emitir as NFS-e. Por isso, as exigências podem variar de uma para outra.

    Você deve acessar o site da prefeitura toda vez que precisar gerar uma nota fiscal. Portanto, se o seu volume for alto, essa tarefa vai demandar muito tempo e esforço.

    Emitir notas fiscais não precisa ser uma dor de cabeça, o mercado já disponibiliza plataformas que solucionam de forma prática essa questão.

    Qual o melhor sistema de emissão para o seu negócio?

    Para definir qual o melhor sistema a ser utilizado, você precisa ter em mente suas principais necessidades e buscar um emissor que corresponda a isso.

    • Ele precisa atender a todas as suas necessidades.
    • O melhor sistema precisa ser funcional.
    • Segurança e organização de dados é muito importante.
    • Preço acessível é um diferencial.

    As vantagens de se contar com um sistema de emissão eletrônico não param por aí.

    Adeus, papelada:

    A substituição das notas de papel por um serviço eletrônico, impactam diretamente no meio ambiente além de menos gastos na impressão, também economiza espaço físico.

    Confiança:

    Por oferecer menos riscos de perda e danificação, as notas eletrônicas agregam mais credibilidade.

    Segurança e organização:

    Manter documentos, informações de sua empresa e clientes em ordem é fundamental para gerir seu negócio de forma mais organizada e fluente.

    Para você ir além, o Myrp oferece de forma prática inúmeras vantagens, como:

    • Atualizações fiscais constantes.
    • Preço acessível.
    • Suporte de 14 horas por dia de segunda a sexta;
    • Emite todos os documentos fiscais eletrônicos;

    Uma plataforma que além de funcional oferece benefícios para você empreendedor, como controle financeiro, controle de estoque, fluxo de caixa, agilidade, e uma equipe de suporte pronta para atender suas dúvidas, entre outras ferramentas que podem facilitar o dia a dia da sua empresa.

    Agora que você compreende o que é uma NFS-e e como emiti-las, ficou claro que isso fará parte de sua rotina e para que não existam complicações no processo, é importante optar por um sistema de emissão que seja completo e atenda desde as suas dúvidas pessoais quanto as necessidades de sua empresa.

    Conte conosco para te ajudar nessa jornada, teste grátis por 7 dias e aproveite nossos benefícios!

     

    emissão de NFS-e

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    O que você procura?

    Categoria

    Categorias

      Assine nossa newsletter

      Teste Grátis

      Faça um teste grátis

      Exporte o XML das notas fiscais dos seus clientes

      Seja um parceiro Myrp.