O Inbound Marketing é uma estratégia relativamente nova, on-line, mais precisa, eficaz e mensurável que as técnicas de marketing mais tradicionais. Numa definição simples, podemos dizer que o Inbound Marketing é focado na captação de leads, não no reforço da marca.
O grande diferencial do Inbound é que, ao invés de ser intrusivo e disperso, ele faz com que potenciais clientes venham até você, atraindo-os com conteúdos do interesse deles. Por isso, é muito mais preciso e garante uma taxa de conversão maior.
As 4 etapas do Marketing Inbound
A aplicação do Marketing Inbound envolve quatro etapas principais, que devem ser trabalhadas separadamente. Para que elas funcionem com o máximo de eficiência, é necessário que as áreas de Marketing e Vendas atuem em conjunto, cada um com suas metas específicas para um objetivo em comum.
1. Atração
O primeiro passo é atrair visitantes. Para isso, você deve oferecer um conteúdo que seja do interesse dele e relacionado a sua área de atuação. Por exemplo, se você oferece consultoria empresarial, um bom conteúdo seria “como organizar um bom planejamento estratégico”. O objetivo é atrair, mostrando que você tem a solução para o problema dele ao invés de promover seu negócio diretamente.
2. Conversão
Nessa etapa, você converte os visitantes em leads. Leads são as pessoas realmente interessadas no seu negócio, os clientes potenciais. Para fazer isso, você deve oferece, junto com seu conteúdo, um formulário para inserção de dados. Assim, consegue informações para entrar em contato com eles e oferecer seus serviços.
3. Venda
Agora que você já tem seus leads, é hora da equipe de vendas entrar em ação para transformá-los em clientes. É hora de usar todas as ferramentas do seu CRM: e-mails marketing segmentados para a base, reuniões e apresentações de propostas competitivas.
4. Manutenção
O funil de vendas não se encerra na etapa 3, ao contrário do que possa parecer. O trabalho de pós-vendas é essencial para construir uma relação duradoura com seus clientes. Ele precisa se sentir valorizado por usar seus serviços, se sentir especial. Estabeleça um canal de comunicação eficiente e invista em materiais segmentados, como e-books e infográficos.
Mensuração de Resultados
É importante que você avalie regularmente cada etapa das suas estratégias para saber o quanto você está de fato convertendo. Para que você tenha uma base, considere as taxas de conversão de mercado entre um passo da seguinte forma:
Audiência > 20% leads > 15% oportunidades > 40% clientes
Dessa forma, você consegue calcular seu ticket médio e o investimento necessário para as aquisições de cada parte do funil. Sempre que preciso, faça alterações no processo, até chegar ao resultado desejado.
Formas de fazer Inbound Marketing
O formato de oferecer conteúdo relevante em troca de informações de visitantes para a conversão em leads permite uma grande variedade de ações de Marketing Inbound. Entre as principais, destacam-se:
– Criação de e-Books.
– Publicações em blogs.
– E-mails marketings e infográficos segmentados.
– Questionários.
– Concursos e promoções culturais.
– Questionários.
Números do Inbound Marketing De acordo com estudos do meio:
– É 62% mais barato que o Marketing tradicional.
– Empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links direcionando para sua plataforma.
– A média de ROI produzido pelo Marketing Inbound é de cerca de 275%.
– 92% dos profissionais americanos de marketing, em média, afirmam que o Inbound é imprescindível para as empresas.