Como usar o WhatsApp pra vender mais: 8 dicas importantes

Você consegue imaginar sua vida sem o WhatsApp? O aplicativo de mensagens está tão inserido no nosso dia a dia que fica até difícil imaginar como a gente fazia antes dele existir. Afinal, ele é uma maneira prática e rápida de se comunicar com sua rede de contatos.

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Números do WhatsApp

O aplicativo chegou ao Brasil em 2012 e conquistou uma legião de usuários rapidamente, tornando-se uma alternativa muito mais em conta para o envio de mensagens pelo celular do que o SMS. Hoje, já são 120 milhões de usuários brasileiros e 1,2 bilhão no mundo todo, que trocam o impressionante número de cerca de 42 bilhões de mensagens por dia.
Com um volume tão grande mensagens e já tão difundido na vida das pessoas, é de se imaginar que o popular “ZapZap” não seja usado apenas para bater papo com os amigos: muitas empresas já estão utilizando o app para fazer negócios – e com bastante sucesso. É uma nova Era no relacionamento entre cliente e empresa.
E você? Já incorporou o uso do WhatsApp ao seu dia a dia corporativo? Que tal entrar também para esse time e explorar melhor esse canal de venda e todas as alternativas que ele oferece? Separamos algumas dicas pra você começar agora mesmo a dar um impulso a suas vendas:

1. Divulgue seu número

O primeiro passo é criar sua rede de contatos. Em reuniões de negócios ou eventos da sua área você com certeza vai encontrar vários clientes interessados nos seus serviços, mas não existe jeito de se encontrar pessoalmente com todos. É preciso alcançar as pessoas que estão distantes e querem entrar em contato com você.
Pra isso, coloque o número do seu WhatsApp em todos os materiais de divulgação que você tiver. Se a sua empresa tem uma landing page pra algum serviço, uma boa dica é incluir o número lá também.

2. Listas de transmissão

Muitas empresas criam grupos com seus contatos para mandar a mensagem apenas uma vez para todo mundo. Esse é o maior erro que você pode cometer. Ponha-se no lugar da pessoa: foi incluída de uma forma pra outra, sem permissão, num grupo cheio de pessoas que não conhece, apenas para receber uma mensagem que não pediu. Isso é extremamente invasivo e com certeza vai causar uma impressão negativa nos seus potenciais clientes.
Ao invés disso, use o recurso chamado Lista de Transmissão. Com ele, você consegue enviar a mesma mensagem para vários contatos diferentes, sem coloca-los em grupos indesejados e não dar a impressão que você está realizando um atendimento totalmente impessoal.

3. Atendimento personalizado

Uma conversa de WhatsApp põe o vendedor direto com cliente, o que não acontece em vendas pela internet, por exemplo. Aproveite para oferece um atendimento de primeira, personalizado, para ganhar sua confiança. E capriche no Português.

4. Tenha respostas pré-gravadas

Essa dica para contradizer a anterior, mas na verdade elas se complementam. Você deve sim dedicar uma atenção diferente para cada pessoa com necessidades e questões diferentes, mas o fato é que muitas delas possuem as mesmas dúvidas.
Uma boa forma de ganhar tempo nesse sentido é através da criação de respostas pré-gravadas. É só copiar, colar e pronto. Você não precisa se desgastar para explicar uma coisa pela milésima vez e garante um atendimento ágil.

5. Aproveite os recursos do aplicativo

O WhatsApp é um aplicativo bem completo, que permite o envio de imagens, vídeo e áudio. Explore ao máximo esses recursos, com peças bem acabadas e produzidas. Mas tenha bastante cuidado: não ache que apenas por ser um aplicativo a pessoa se contentará em receber qualquer coisa. Toda a comunicação realizada será como uma vitrine da sua empresa. Por isso, invista em qualidade.

6. Seja criativo

Quem nunca recebeu um vídeo ou imagem sensacional do amigo? O WhatsApp é uma ferramenta excelente para compartilhar conteúdos. Se você criar algo memorável, seja áudio, vídeo ou imagem, tem grandes chances de ter o material compartilhado por milhares de pessoas. Bem-vindo à propaganda boca a boca digital!

7. Tenha paciência

Nem sempre uma compra vai ser fechada na mesma hora. Na verdade, isso dificilmente acontecerá. Em caso de negativa, agradeça a atenção e se ofereça para sanar todas as eventuais dúvidas do seu potencial cliente. Mas lembre-se…

8. Não exagere

A dica mais importante. O WhatsApp é extremamente pessoal, se você insistir ou mandar mensagens demais, vai acabar tendo uma reação negativa que dificilmente conseguirá reverter.

WhatsApp Business

Recentemente, foi anunciado que uma versão empresarial do WhatsApp deverá ser lançada em breve, o WhatsApp Business. Disponível apenas em fase de testes, o novo aplicativo será pago e terá um enfoque totalmente comercial, permitindo a utilização de um telefone comercial além do pessoal e um cadastro de informações mais robusto.
Enquanto essa nova versão não chega, aproveite para botar em prática nossas dicas e aprenda a fazer do WhatsApp uma ferramenta poderosa para alavancar o se negócio. Lembre-se que mais importante que o aplicativo em si é a maneira como você o utiliza. E isso depende única e exclusivamente do seu talento.
Dê o seu melhor e boas vendas!

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