Planejamento, metas estabelecidas e uma rotina eficiente de trabalho ajudam a compor um processo de produção eficiente na empresa, facilitando a atuação e buscando otimizar os setores em suas diversas funções. Porém, um dos mais importantes pilares de qualquer negócio é a atuação do funcionário, já que sem uma boa realização, nenhum projeto caminha satisfatoriamente.
Engajamento, satisfação e bem-estar de equipes e funcionários rendem melhores resultados, propiciam ambientes mais saudáveis e fluem a atuação em todos os setores, tornando a empresa muito mais integrada, produtiva e resultando em maiores lucros e mais estabilidade dos funcionários.
Não apenas visando o resultado financeiro, é preciso que as empresas olhem para seus colaboradores como pessoas além da atuação profissional, considerando suas características e personalidade. Além de atentar para a motivação pessoal, reconhecendo pontos positivos e dando feedbacks, as empresas devem estar atentas às percepções do mercado. Ou seja, cada vez mais fica evidente a necessidade de proporcionar melhores condições de trabalho, oportunizar mais flexibilidade e oferecer novas relações de liderança e hierarquia.
Porque o bem-estar merece atenção
Empresas que investem em ambientes saudáveis de trabalho, horários mais flexíveis, salários compatíveis, além de plano de carreira ou incentivo de crescimento, ganham funcionários mais engajados, mais dispostos a buscar reconhecimento e têm menos rotatividade.
Muitas empresas investem em treinamentos iniciais e acabam tendo alto giro do quadro de funcionários devido às más condições de trabalho, chefes mal qualificados e dificuldade de conciliar problemas ou situações da vida pessoal com a profissional.
Quando a empresa situa o funcionário como parte dos resultados da empresa e compreende que a boa atuação e satisfação dele no processo de produção irá gerar cada vez melhores resultados, os funcionários também se sentem motivados a exercerem melhor suas funções. Assim, as equipes ganham mais intimidade, confiança e os funcionários se mantém na empresa, evitando gastos com a rotatividade e até a baixa produção por falta de empregados.
Além do reconhecimento
Manter um diálogo acessível e feedbacks frequentes é importante para que o funcionário compreenda sua atuação na empresa e, inclusive, possa melhorar e trabalhar pontos fracos. Mas o reconhecimento é um processo constante e rotineiro que vai além da análise de metas e resultados entregues, pois o objetivo é acompanhar a atuação de equipes e funcionários, visando proporcionar uma troca adequada entre satisfação pessoal e resultados para a empresa.
Reconhecer não basta, é preciso motivar, incentivar e dar suporte para que empresa e funcionário construam um ambiente adequado e favorável para a boa prática profissional e crescimento de ambos.
Ambientes adequados
Oferecer equipamentos e estrutura adequada para que cada funcionário desempenhe suas funções com eficiência é fundamental. A falta de material essencial, ambientes desconfortáveis ou barulhentos, além de dificuldades técnicas para realizar tarefas tornam qualquer processo mais cansativo.
Com pequenas implementações e melhorias, como aquisição de novos equipamentos, mudança de salas, regulação térmica com ar condicionado e salas de repouso ou lazer, os funcionários conseguem desempenhar muito melhor as suas funções e com mais qualidade.
Além de dar mais conforto aos funcionários, adotar sistemas de operação automatizados otimizam o tempo e tornam as ações mais facilitadas.
Desenvolvimento
Além de reconhecer a atuação dos funcionários é necessário proporcionar crescimento pessoal e profissional. O incentivo ao desenvolvimento em diversas esferas colabora para o bem-estar do funcionário além da sua atuação profissional, incentivando e descobrindo habilidades diversas.
Ir além da área em que o funcionário atua e dar oportunidade que ele desenvolva outras habilidades e interesses pessoais favorece novos aprendizados e fortalece a sua relação com a empresa.
Também é possível incentivar o desenvolvimento dentro da empresa através de políticas de extensão, que incentivam e dão suporte para que os funcionários busquem e realizem cursos, aperfeiçoamentos e atividades que colaborem para a empresa, ou estejam relacionados com a área de atuação. Mais do que cobrar profissionais capacitados e em pleno desenvolvimento de suas habilidades, é necessário que as empresas favoreçam essas atitudes através de flexibilidade de horários para cursos, compartilhamento de custos e reconhecimento salarial.
Treinamento técnicos, motivacionais e palestras de aperfeiçoamento pessoal podem ser ministrados pela própria empresa e favorecem a integração dos funcionários. Trabalhar temas pertinentes à rotina dos setores alinhados à descontração e informalidade são maneiras viáveis de oferecer boas atitudes aos funcionários.
Horários flexíveis
Se possível, flexibilize horários e deixe-os mais compatíveis com a produção do funcionário. Além da produção e criatividade ser mais aflorada em períodos diferentes do dia para cada pessoa, oportunizar horários mais livres faz com que os funcionários possam conciliar melhor suas atividades ao trabalho.
Além de oportunizar que cursos e atividades sejam desenvolvidas, horários mais livres ou a possibilidade de ajustar horários reduz faltas e melhora o desempenho de cada funcionário. Muitas vezes, focar na produtividade e entrega de resultados é mais vantajoso do que a rigidez de horários.
Hierarquias horizontais
Toda empresa possui um sistema organizacional de funcionários e a existência de lideranças é fundamental para a boa atuação e supervisão de cada setor. Mas o modo como se comportam os líderes e chefias, bem como a forma de delegar tarefas exige novas visões e formas de estruturá-las.
Os gestores não podem atuar apenas como supervisores, delegando a parte operacional apenas para funcionários e ficando encarregados de atividades de controle ou estratégia. É necessário que todos os responsáveis pela empresa compartilhem e trabalhem conjuntamente na realização das tarefas para que haja melhores atuações e mais proximidade entre funcionários de chefes.
Além de proporcionar um desenvolvimento melhor das atividades, a aproximação entre gestores e funcionários torna o diálogo mais acessível, favorece mudanças visando a melhoria das atividades, além de incluir o funcionário no planejamento de atividades, motivando-o a se reconhecer dentro da empresa.
Diminuir o distanciamento entre funcionários e chefes transforma a empresa em um local mais propicio ao desenvolvimento profissional, aperfeiçoamento de ações e gera mais motivação participativa de todos os setores.
Check list motivacional
- Reconheça metas atingidas, incentive a atuação e ressalte os pontos positivos;
- Trabalhe conjuntamente com os funcionários os pontos negativos;
- Integre a empresa e aproxime setores;
- Fortaleça laços entre os profissionais minimizando a competitividade e incentivando a cooperação;
- Reconheça e recompense o trabalho e a dedicação aplicados à empresa;
- Oportunize o crescimento dos funcionários dentro da empresa;
- Torne o ambiente mais saudável e agradável a todos os funcionários;
- Ouça os funcionários e seja acessível;
- Enxergue o funcionário além da sua atuação dentro da empresa, compreendendo suas necessidades pessoais também.
Motivar os funcionários é um processo constante e que deve ser aplicado dia a dia. As táticas de motivação são amplas, mas acima de tudo devem compreender o profissional como parte essencial da empresa. Ao se reconhecer participante nos rumos dos negócios e tendo suas ações reconhecidas e valorizadas, os funcionários motivam-se naturalmente a desenvolver e buscar melhores resultados constantemente.
Além da participação mais efetiva e integrada das equipes, a motivação atenta para a importância de enxergar as necessidades dos funcionários, viabilizando um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, trazendo mais benefícios também à empresa.
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