Uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo, é o Dia das Crianças. Com o mercado dando sinais de estabilidade e a economia, retomando os trilhos do crescimento, a previsão dos especialistas é que haja crescimento nas vendas – pelo menos em comparação a 2016.
Neste caso, é preciso ter um cuidado especial na hora de organizar as vendas. Mesmo que a situação seja melhor que a do ano passado, é natural que a maioria das famílias pise no freio e deixe para comprar presentes apenas no Natal, uma data de maior apelo comercial e relativamente próxima.
Para contornar esta situação, separamos algumas dicas que podem alavancar seu negócio no mês das crianças:
Encante
A fantasia é muito presente no Dia das Crianças. Entre no clima e enfeite sua loja com elementos divertidos, tornando-a mais atrativa para os pequenos. Capriche – e muito – na vitrine.
Corra atrás do seu público
Esta é a hora certa para usar todo o seu arsenal de divulgação. Dispare e-mails marketing, faça posts nas redes sociais. Mostre o que você tem para oferecer. Mensagens de Whatsapp e SMS também são bem-vindos, mas não abuse. Por serem mais invasivos, a persistência nestes meios pode ter efeito contrário e afastar o consumidor.
Faça um sorteio
Todo mundo adora ganhar um brinde. Criança, então, nem se fale. Um sorteio de um bom prêmio atrelado a um determinado valor de compra ajuda a dar aquela empurrãozinho que faltava nas pessoas que ainda estavam em dúvida.
Conheça seu público
O Dia das Crianças não é uma data exclusivamente voltada para os pais. Tios, padrinhos e até irmãos mais velhos fazem parte do público consumidor. Tenha uma comunicação voltada para eles também.
Entre no mundo deles
O universo infantil é permeado de modismos. Fique por dentro do mundo deles, dos brinquedos e desenhos da moda. Isso garante mais segurança na hora da venda e aumenta consideravelmente seu poder de convencimento.
Treine sua equipe para a data
Essa é uma data diferente em que as lojas costumam ser invadidas por verdadeiras hordas de crianças curiosas. É preciso muito bom humor e jogo de cintura pra lidar com todas elas. Faça com que sua equipe entenda isso e oriente-os para que tenham uma abordagem carinhosa e divertida. Conquistando-os, você conquista também os pais.
“É só uma lembrancinha”
Por fim, lembre-se que um pequeno presente é melhor que presente nenhum. Mesmo quem está decidido a não comprar nada pode acabar se rendendo a algo menor e mais barato, que vale pela intenção. Esse é um gancho que pode ser muito bem trabalhado pela sua equipe. Afinal, uma pequena venda é melhor que venda nenhuma!
Esperamos que essas dicas ajudem você. Abrace a causa e vá em frente. Boas vendas!