Um dos principais objetivos de uma empresa é gerar lucro e valores para que sejam possíveis novos investimentos e também o crescimento dela como um todo. Somente assim é possível que ela se mantenha ativa, gerando empregos e renda, tanto para os sócios quanto para os colaboradores.
Uma empresa que gera lucro é uma empresa saudável e que mantém saudável a sociedade a sua volta e ainda contribui para o desenvolvimento de todos os seus públicos. Portanto, uma empresa com lucratividade é de grande importância para muitas pessoas e não apenas seus gestores e proprietários.
Um bom gestor precisa estar sempre no controle de todos os números que representam o seu negócio e, principalmente, saber cruzar, analisar e identificar os dados existentes para apontar se a situação da organização está positiva ou negativa. Saber sobre a lucratividade e a rentabilidade da empresa, por exemplo, é essencial.
Lucratividade x rentabilidade
Amplamente usados em reuniões e durante o dia a dia da empresa, os termos Lucratividade e Rentabilidade são de grande importância para o negócio e para tudo que está em torno dele. Entretanto, muita gente usa um como se fosse o outro e vice-versa. Apesar de parecidos, eles significam coisas distintas para a organização, por isso, saber exatamente o que representam e como calcular cada um é de extrema importância para o gestor.
Lucratividade
A lucratividade de uma empresa é um percentual que vai indicar os ganhos obtidos em cima das vendas que foram realizadas. Ela é diferente de lucro, que significa o valor por si mesmo do montante obtido através das vendas, retirando as deduções, despesas e custos.
Ela diz, basicamente, se o negócio está justificando a operação. Em termos mais fáceis, significa se as vendas estão sendo suficientes para pagar os custos e despesas e acabar gerando lucro para a organização. Ela é apresentada em percentual, facilitando a comparação com outras empresas, mesmo que de tamanhos e áreas diferentes.
Rentabilidade
Ao passo em que a lucratividade nos traz os ganhos obtidos de forma imediata e em um período específico, podendo ser uma semana, mês, ou semestre, por exemplo, a rentabilidade permite saber qual o retorno ocorrido sobre o investimento realizado na empresa a longo prazo.
Esse cálculo é bastante importante para saber se o investimento no negócio é válido. Em alguns casos, por exemplo, a lucratividade precisa ser bastante alta para que a recuperação de investimento seja feita rapidamente, como em eventos ou negócios que tenham a vida curta.
Esse cálculo também pode ser feito com clientes, por exemplo, para saber quais têm sido mais rentáveis e valendo o investimento feito neles. Calcular todos juntos pode ignorar o fato de que alguns exigem mais esforço e investimentos que outros.
Como calcular o lucro, a lucratividade e a rentabilidade da sua empresa
Apesar de bastante importantes para o dia a dia das organizações e para as tomadas de decisão, os números relacionados a lucro, lucratividade e rentabilidade são bastante simples de serem encontrados.
Para calcular o lucro, você pega todas as entrada (Ex: receita de vendas, receita financeira, etc..) e retira dela as saídas (impostos, devoluções e abatimentos).
Exemplo:
Entrada: R$ 1.500,00
Soma de saídas: R$ 900,00
Conta: Entrada – saída = R$ 1.500,00 – R$ 900,00 = R$ 600,00
Para chegar à lucratividade precisamos do lucro líquido e da receita bruta. Dividimos o lucro pela receita e multiplicamos por 100 para chegar à porcentagem que representa a empresa.
Exemplo:
Lucro líquido: R$ 600,00
Receita Bruta: R$ 1.500,00
Conta: (Lucro líquido / Receita Bruta) x 100 = (R$ 600,00 / R$ 1.500,00) x 100 = (0,4) x 100 = 40%
Já ao calcular a rentabilidade utilizamos o valor de lucro líquido e o dividimos pelo valor total de investimento, em seguida, para sabermos a porcentagem que representa, multiplicamos por 100.
Exemplo:
Lucro líquido: R$ 600,00
Investimento total: R$ 1.300,00
Conta: (Lucro líquido / Investimento total) x 100 = (R$ 600,00 / R$ 1.300,00) x 100 = (0,4615) x 100 = 46,15%
5 Inimigos da lucratividade
Os números de lucro, lucratividade e rentabilidade são os mais importantes para determinar o sucesso da empresa e para observar se o caixa tem sido positivo como o esperado, ou não. Obviamente, quanto maiores as porcentagens de lucratividade e rentabilidade, melhor o negócio está fazendo seu papel de gerar lucro para aumentar investimentos.
Entretanto, algumas vezes a revelação dos números pode surpreender e acabarmos descobrindo que a empresa não tem demonstrado tanto resultado quanto o imaginado ou quanto deveria. Alguns vilões podem estar comprometendo seriamente o desempenho da empresa e ficar de olho neles é de extrema importância.
Preços baixos
Apesar de ser uma grande estratégia para atrair clientes, oferecer preços baixos é um grande vilão da lucratividade. É preciso que seu produto seja atrativo, entretanto é muito necessário que os valores obtidos supram todas as despesas da empresa. Aqui também é importante observar a valorização do produto, que deve ser precificado de acordo com o que realmente vale e com base no que oferece de experiência e de solução para o consumidor.
Veja neste outro post como precificar o seu produto ou serviço.
Gastos desnecessários e excessivos
Gastos com contratações ou aquisições de equipamentos desnecessários são grandes problemas para o caixa da empresa. Muitas vezes, na exaltação de resultados positivos, gestores empolgam-se e fazem investimentos que poderiam esperar e acabam por comprometer a empresa e seus valores.
Avaliar os gastos realmente necessários e inevitáveis, cortar o que não é preciso e reduzir onde der, é básico, mas efetivo na hora de diminuir os gastos e aumentar o lucro nas suas vendas.
Vendas a prazo
Vendas parceladas podem ser um problema para os lucros da empresa por não existir a garantia de que seus clientes irão pagar, caso você não trabalhe com sistemas que garantam isso. Isso pode acarretar grandes prejuízos e os montantes que seriam utilizados passam a ser negativos, difíceis de reverter.
Pagar antes de receber
Não alinhar o pagamento de fornecedores e demais contas com o calendário de recebimentos pode desestabilizar as contas mensais e os fechamentos de valores, tornando muito mais difícil uma avaliação correta da real situação da empresa. Lembre-se que é preciso receber para poder pagar e o inverso disso representa negatividade no caixa e possível prejuízo para meses futuros.
Contratos sem revisão
Renovações automáticas de contratos podem gerar cobranças abusivas por parte dos fornecedores ou perda de dinheiro com clientes. Estar sempre reavaliando os contratos vigentes para que reflitam a realidade da atualidade é de grande importância para não pagar mais do que deve ou cobrar menos do que o justo.
Conclusão
Você como líder deve estar sempre muito antenado em todos os aspectos – principalmente numéricos – da sua empresa, só assim será possível garantir a sustentabilidade do seu negócio.
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