Prestação de serviços: Tudo que você precisa saber antes de abrir um negócio de assistência técnica

Quando nós falamos em prestação de serviços, qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça? O fato de ser difícil emitir os documentos necessários, a burocracia na hora de formalizar o seu negócio, conseguir se organizar ou tudo isso junto?

O sonho de abrir seu próprio negócio é de muitos brasileiros, mas existem inúmeros empecilhos para que as ideias e o sonho se concretize de fato.

As dúvidas que surgem nesse tempo de planejamento pode estar acabando com os sonhos ou fazendo as pessoas prolongarem ou adiarem muito a ideia, impedindo que ela saia do papel.

No entanto, não podemos deixar que acabem com os nossos sonhos e a nossa vontade de empreender. O caminho pode ser difícil, mas depois ele se torna extremamente satisfatório.

Se você é uma dessas pessoas que não quer desistir do seu sonho e está disposta a enfrentar todos os desafios e ser um empreendedor de sucesso, você precisa começar de alguma forma e precisa dar o primeiro passo para fazer acontecer.

Por onde começar? 

A primeira de todas as partes, e aquela que você provavelmente já fez é: ter a ideia.

Saber o que você quer fazer e qual é a sua área na prestação de serviços é uma das partes mais importantes de todo o processo.

É ela que vai te guiar diante de todos os outros processos e etapas do caminho, até na hora em que você estiver de fato, fazendo a prestação de serviços.

Além da ideia, também um dos primeiros passos é ir até a Junta Comercial do seu município para registrar e empresa.

Hoje, o mercado para a prestação de serviços só cresce no país, e a tendência é que ele seja cada vez mais lucrativo com o passar dos anos.

Nos Estados Unidos, por exemplo, é muito mais caro contratar alguém para fazer um serviço do que fazer sozinho e comprando os materiais necessários.

Para saber tudo sobre prestação de serviços, é só continuar lendo esse post que eu vou te mostrar todos os passos necessários para que o caminho seja concluído com sucesso e sem dores de cabeça.

O que é prestação de serviços?

Para que tudo fique mais fácil e rápido, e todo o processo se torne algo legal e satisfatório de ser feito, é extremamente necessário que você saiba o que significa a prestação de serviços e como ela afeta a economia do país, eu vou te explicar.

De forma simples e objetiva, a prestação de serviços se refere a uma atividade que não existe de fato um produto como resultado, mas sim uma mão-de-obra. 

Este modelo de negócio sempre vai ter um prestador. O prestador é a pessoa que oferece o serviço em si. 

Além dessa pessoa, também existe uma pessoa que precisa do serviço, no caso, o contratante. Essa pessoa pode ser uma pessoa física, ou jurídica, podendo ser um serviço individual ou para uma empresa.

No entanto, o serviço não refere-se apenas a uma mão de obra física, mas também intelectual, podendo ser compreendido por exemplo: por consultorias, assessorias ou cooperação.

Escolha do Regime Tributário

O mercado de prestação de serviços tende a crescer e alavancar muito, visto que de acordo com o relatório publicado pelo Sebrae de “Negócios Promissores em 2019” mostrou que o crescimento econômico na área está em alta.

A formas de prestação de serviços que têm se destacado cada vez mais no meio econômico são as de serviços pessoais, como: cuidador de idosos, instalação e manutenção elétrica, entregas, transporte de passageiro, marketing direto e produção de conteúdo para internet.

E já que as expectativas são boas para o crescimento econômico no mercado de prestação de serviços é importante que você saiba quais são os passos para estar de acordo com a fiscalização.

Por isso, montamos um passo a passo de tudo o que é necessário para abrir sua empresa de prestação de serviços.

Nome empresarial e estrutura jurídica para prestação de serviços

Para se tornar de fato um prestador de serviço e ter todas as vantagens e também estar de acordo com a fiscalização, é necessário que você escolha um nome empresarial e também uma estrutura jurídica.

Para escolher o nome e usá-lo é importante que você faça uma pesquisa antecipada para garantir que ainda não exista nenhuma empresa com esse nome.

As principais estruturas jurídicas previstas para a prestação de serviços são: Empresário Individual, Sociedade Simples Limitada, Sociedade Empresária Limitada ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.

Sociedade na prestação de serviço? A importância do contrato social

Se você for ou tiver um sócio, a contrato social é, se não, a peça/documento mais importante do início da empresa de prestação de serviços.

Isso porque, é nele que está definido claramente alguns dos itens mais importantes, entre elas estão:

  •  O interesse das partes
  • Quais são os objetivos da empresa
  • A descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas

Mas preste atenção! Para que o contrato social tenha caráter válido diante de qualquer que seja a fiscalização ele precisa ter um visto e a assinatura de um advogado.

Para que a empresa seja registrada na junta comercial, o contrato social é um documento importantíssimo.

Sem ele não é possível fazer o registro, isso porque ele é como se fosse uma “certidão de nascimento” da empresa.

Escolha do Regime Tributário

Se o seu sonho é ser um empresário que oferece um bom serviço, existem algumas opções que você pode escolher na hora de decidir qual será o seu regime tributário.

O seu Regime Tributário vai depender do seu faturamento anual. Quando esse faturamento ultrapassar os 60 mil reais, é mais indicado que você se torne uma micro ou pequena empresa.

E caso você pretenda ter um micro e pequena empresa de prestação de serviços, você pode optar por regimes como: Lucro Real, Lucro Presumido e também o Simples Nacional.

Faça o registro da Junta Comercial

Fazer o registro da empresa de prestação de serviços na Junta Comercial do seu município também é extremamente importante.

É esse registro que vai tornar a sua empresa legal perante a fiscalização.

Além disso, é através dele que você vai conseguir o número de identificação do registro de empresa, que depois vai acabar gerando o seu CNPJ.

O CNPJ é o número que torna de fato a sua empresa uma empresa dentro da fiscalização e garante inúmeros direitos.

Alvará de funcionamento para prestação de serviços

SIM! Se você fizer prestação de serviços é extremamente imprescindível que você tenha um alvará de funcionamento para poder exercer sua profissão em conformidade com a lei.

Inclusive, o Registro na previdência social também faz parte dessa etapa para que os seus direitos estejam garantidos, bem como os deveres.

Existem alguns documentos necessários que você precisa para conseguir o alvará de funcionamento na sua prestação de serviços.

O SEBRAE elencou quais são os documentos:

  • Formulário próprio da prefeitura;
  • Consulta prévia de endereço aprovada;
  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia do Contrato Social;
  • Laudo dos órgãos de vistoria, quando necessário.

A emissão de documentos fiscais na prestação de serviços

Para que você possa começar de fato a atuar na área de prestação de serviços, é necessário também que você solicite a autorização para a impressão de documentos fiscais, como por exemplo as notas fiscais e também a autenticação de livros fiscais.

Essa documentação e solicitação são feitas na prefeitura da sua cidade.

Assim que tudo estiver registrado, você já pode começar a fazer a sua prestação de serviços.

Planejamento e gestão

E como tudo que fazemos na vida requer organização, na nossa empresa de prestação de serviços também não seria diferente.

É extremamente benéfico quando conseguimos ter um planejamento bem redondo com todos os afazeres e gastos. Isso vai ajudar a evitar possíveis prejuízos ao longo do tempo.

Uma boa gestão financeira te permite também investir na sua empresa e em inovação para a área.

Entendo que muitas vezes é difícil ter controle sobre as finanças, ainda mais quando fazemos uma prestação de serviços um pouco mais imediata, a frequência pode ser menor e a quantidade de ganho é instável. 

Por esses motivo, se organizar é uma das melhores formas de driblar os imprevistos causados pelas incertezas dos serviços.

Mas nada é tão ruim e difícil quanto imaginamos, existem partes ótimas na hora de empreender e ser o seu próprio chefe, além de fazer o que você realmente gosta, é claro.

Sei que vamos muitos passos e muitas etapas até você conseguir de fato conseguir concretizar o sonho de ser um empreendedor, mas calma!

O Myrp está aqui para te ajudar em todas essas etapas, para que você consiga criar a sua empresa de prestação de serviços o mais rápido possível.

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Mais Lidos​

TEF RS (Blog)
TEF no Rio Grande do Sul: conheça as novas regras e prazos para integração
TEF MT (Blog)
TEF no Mato Grosso: conheça as novas regras e prazos para integração
Como emitir NFC-e: passo a passo e obrigatoriedade
7 Técnicas e abordagens eficazes em Vendas Diretas
O futuro (e o presente) do varejo é omnichannel (Capa)
O futuro (e o presente) do varejo é omnichannel: 7 estratégias essenciais para impulsionar o segmento

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress