Linha de produção industrial: como otimizar o chão de fábrica

Imagine a seguinte situação: você como um empresário dono de uma pequena indústria está planejando expandir seu lucro e também a empresa, mas não tem mais espaço suficiente para aumentar, e trocar de local ainda não é uma realidade para a sua linha de produção industrial.

Entre vários rabiscos e pensamentos na hora de planejar quais serão os seus próximos passos e também os próximos passos para que a sua pequena indústria aumente o lucro um deles é aumentar a produtividade.

No entanto, essa atitude está sendo difícil, na verdade, está sendo mais difícil do que você realmente estava esperando quando você pensa na sua linha de produção industrial, vê que existem alguns empecilhos.

Além dessa dificuldade que está sendo um entrave para aumentar a produção e os lucros da sua indústria também existe dificuldade em entregar as mercadorias no prazo?

Sei que é difícil, são muitas coisas que precisam ser revisadas e feitas, muitas etapas até chegar ao produto final e também ao cliente final que precisam de atenção.

Prazo de entrega

Aliás, você quer entregar o melhor produto possível ao seu consumidor não é mesmo? E fazendo tudo às pressas não é o modo mais indicado quando estamos falando dos produtos da nossa indústria.

No entanto, cumprir os prazos prometidos e acordados das entregas de mercadoria são extremamente importantes, afinal eles vão mostrar a sua credibilidade, e o seu cliente vai ter uma ligação de confiança com você, e convenhamos, confiar em alguém hoje em dia está cada vez mais complicado né?

Conseguindo a confiança do seu cliente, cumprindo seus prazos acordados e entregando sempre o melhor que você puder, vocês começam um relacionamento mais estreito entre cliente e indústria, esse relacionamento, posteriormente vai acabar fidelizando seu cliente e te proporcionando indicações, mais vendas e mais lucro.

Mas para que isso tudo aconteça e você consiga expandir seus ganhos e seu trabalho, é necessário que a sua empresa esteja organizada no lado de dentro. É necessário que a sua linha de produção industrial esteja esquematizada da melhor forma, para que a produção aconteça de forma mais ágil, prática e eficiente.

Com essa linha de produção industrial organizada e eficiente, consequentemente os prazos e datas de entregas vão ser cumpridos, mesmo antes de vencerem, proporcionando mais vendas, mais lucros e otimizando o seu chão de fábrica.

Por isso,  hoje eu vou te mostrar 5 atitudes que você pode tomar e implementar na sua indústria de forma rápida para melhorar a produtividade.

industria

Entenda o que é o gargalo de produção

Podemos entender esse termo de gargalo de produção como uma trava na hora da produção da sua indústria.

Isso porque, os gargalos de produção são aqueles que travam a linha de produção, impedindo que a indústria tenha uma produção eficiente e consequentemente mais rápida.

Na maioria das vezes, os gargalos de produção acontecem pela falta de conhecimento do processo da linha de produção industrial.

Se pensarmos que o conhecimento é a base para sabermos fazer qualquer coisa com qualidade e rapidez, em uma linha de produção industrial não seria diferente, isso porque a linha de produção precisa ser redonda e fazer um sentido final, facilitando o trabalho e o deixando mais rápido, mas sem perder a qualidade.

 

Os impactos causados na linha de produção industrial

Pra conseguir te mostrar quais são as soluções para os seus gargalos de produção na linha de produção industrial preciso te mostrar alguns impactos causados por eles.

Muitas vezes, na correria do dia a dia, nós nem nos damos conta de que muitas coisas podem não estar indo tão bem quanto gostaríamos, por isso é importante que você se atente aos pontos seguintes, porque você pode descobrir que uma coisinha, por menor que seja, pode estar acontecendo na sua pequena indústria.

Muitas vezes, as coisas, por menores que possam parecer, na verdade nos custam mais tempo do que gostaríamos e você certamente já ouviu aquela famosa frase: “tempo é dinheiro”.

Por isso, quando antes você conseguir consertar os gargalos de produção que podem estar na sua indústria, antes você vai ter uma linha de produção industrial mais rápida, eficiente e lucrativa.

5 impactos diretos na sua linha de produção industrial

1- pouca produtividade: os gargalos de produção impactam diretamente na sua linha de produção industrial e na sua equipe. Isso porque ele ocasiona em um time que pode ficar por tempos ocioso, a espera de uma solução do gargalo.

2- pouca qualidade do produto: entregar o melhor produto ao seu consumidor final é extremamente importante, e em uma linha de produção cheia de gargalos, pode ser que isso não aconteça, contribuindo para uma produção com mais defeitos.

3- conflitos: devido aos gargalos na linha de produção industrial, a equipe de contribuidores pode ficar por vezes muito desgastada, gerando conflitos devido aos inúmeros imprevistos.

4- pouca previsibilidade: com os gargalos de produção evitando que sua linha de produção industrial seja eficiente, a previsibilidade de entrega dos produtos é quase inexistente, isso porque você não consegue prever os entraves no meio do caminho, e isso vai acabar atrasando as suas entregas.

5- sem definição do quanto é possível produzir: isso porque os erros que os gargalos causam na sua linha de produção industrial acabam mascarando e se sobrepondo aos números corretos de qual é a capacidade real de produção da sua pequena indústria.

Agora que você já sabe de todos os pontos que podem estar impedindo suas entregas nas datas que foram acordadas com os seus clientes e porque a sua linha de produção industrial não está tão eficiente quanto deveria, eu vou te mostrar possíveis soluções que não vão ser difíceis para implementar na sua indústria agora!

 

5 ações para implementar rápido e melhorar a produtividade da sua indústria

   

Tenha seu processo de produção materializado com todas as etapas

desenho-etapas-da-produção

Você precisa poder olhar para os seus planejamentos e também para a sua linha de produção industrial. Saber por quais partes e etapas o seu produto passa até ser concluído.

Aqui não tem muito segredo. Os processos podem estar escritos em um papel, computador e até em algum aplicativo.

Isso vai trazer clareza para o seu dia a dia e também para os prazos que você vai dar ao seu cliente na hora de falar sobre a entrega.

Crie (ou adapte) o layout da fábrica de acordo com o processo de produção;

Fique atento a disposição da sua linha de produção industrial para que se necessário você mude-a de acordo com os processos existentes para o produto final chegar com melhor qualidade e mais rápido às mãos dos seus clientes, evitando possíveis gargalos de produção.

Envolva e incentive os funcionários na busca pelo aumento da produtividade

Procure entender as demandas também dos seus funcionários, para que você consiga adaptar a forma de fazer o seu produto e a produtividade deles.

Um método muito legal de utilizar é o 5w2h, calma a abreviação vem das palavras em inglês, que são auto explicativa.

What (o que será feito?)

Why (por que será feito?)

Where (onde será feito?)

When (quando?)

Who (por quem será feito?)

How (como será feito?)

How much (quanto vai custar?)

Acompanhe a sua linha de produção industrial

Estar a frente de uma indústria não é tão simples quanto pensamos, e fazer a gestão dela é tão difícil quanto.

Mesmo que você queira estar ao lado dos seus colaboradores, acompanhando passo a passo e incansavelmente a sua linha de produção industrial, existem outros fatos que precisam de atenção e que vão além do chão de fábrica e não dizem respeito apenas a produção.

E pra te ajudar nisso, eu indico que você utilize um método de performance chamado KPI. A sigla em inglês significa Key Performance Indicators, traduzindo seriam os Indicadores-Chave de Performance.

Com eles você consegue relatórios e diagnósticos confiáveis olhando os números que sua empresa está produzindo.

Isso vai permitir que você cruze dados para posteriormente colocá-los nos relatórios gerais da sua pequena indústria e também entender o que está funcionando ou não na sua linha de produção industrial.

Nas indústrias os KPIs mais comuns e úteis que vão te ajudar na hora de agir são:

  • A quantidade de produtos feitos por ciclo de tempo;
  • O tempo de parada do maquinário;
  • As horas totais trabalhadas na produção;
  • A quantidade de produtos finalizados com defeitos.
  • Conte com a ajuda da tecnologia para a sua linha de produção industrial

Além de todas essas dicas preciosas para otimizar a sua linha de produção industrial, existem outros fatores externos e novos que vão te auxiliar na hora de gerir a sua empresa e também a produção da sua indústria.

Um exemplo disso são os sistemas ERP, que podem ajudar diretamente na otimização do seu chão de fábrica e no fluxo da sua linha de produção industrial.

Como por exemplo a funcionalidade que alguns ERPs tem de gestão de estoque. Com ele você consegue visualizar da forma mais fácil possível quais são os produtos que já foram fabricados e também ajuda na hora de calcular quantos produtos faltam para concluir o pedido feito para o cliente.

Mais eficiência

Além disso, você também consegue através de um sistema de ERP como está o tempo de produção e quanto tempo falta para concluir o pedido.

Assim você vai conseguir entregar todos os produtos dentro do prazo que foi acordado com o seu cliente e também vai otimizar a linha de produção industrial da sua empresa.

Alguns desses sistemas oferecem teste grátis, para que você comece a testar agora mesmo para ver se o sistema realmente é funcional para o seu segmento industrial, um deles é o Myrp.

Clicando no banner abaixo, você consegue iniciar o teste grátis agora mesmo e dê um start na otimização da sua linha de produção industrial.

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress