A Inteligência Artificial como aliada do profissional contábil

Você sabe como a Inteligência Artificial está transformando a profissão de contador? Veja nesse post como a tecnologia pode ajudar seu escritório contábil
 
Há não muito tempo atrás, falar em Inteligência Artificial era coisa de ficção científica, onde robôs tinham consciência própria e agiam como seres humanos. Hoje, se a tecnologia ainda não chegou a esse ponto, já tornou o uso da Inteligência Artificial uma realidade, com diversas aplicações nas mais diferentes áreas.
Uma dessas áreas é a contabilidade. A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia do contador. Numa rotina que mistura a coleta de um grande volume de informações, uma série de cálculos diários, definição de estratégias e comunicação, as soluções digitais têm se mostrado aliadas cada vez mais importantes. Mas para entendermos de que forma a atividade do profissional contábil mudou com a tecnologia, precisamos entender o que realmente é Inteligência Artificial nos dias de hoje.
O que é Inteligência Artificial?
 O conceito apresentado no início do texto resume bem o que significa Inteligência Artificial: a capacidade de máquinas pensarem como seres humanos. Na prática, no entanto, não é bem assim que acontece. As máquinas são capazes de analisar dados e tomar decisões, mas o processo é mais parecido com uma análise de um grande volume de informações do que com o funcionamento de um cérebro humano.
Hoje, podemos definir Inteligência Artificial como uma fórmula:
Big Data + Computação em Nuvem + Bons modelos de dados = máquinas inteligentes.
 
Exemplos de Inteligência Artificial
 No nosso dia a dia, utilizamos IA em muitas atividades, como por exemplo:

  • E-mail: ele reconhece automaticamente o que é spam e o que não é, baseado em diversas informações sobre o envio das mensagens.
  • Smartphones: com seu sistema de reconhecimento de voz, é preciso fazer ligações, tocar músicas, fazer pesquisas na internet e até pedir comida.
  • TV: serviços de streaming e vídeos sugerem novos programas e canais para você assistir baseado nas suas experiências anteriores.

 
 O Machine Learning
 Quando nos aprofundamos no conceito de Inteligência Artificial, é comum nos depararmos com o termo Machine Learning. Ele diz respeito a um avanço na tecnologia de IA, onde os computadores aprendem sozinhos sem terem sido necessariamente programados e tem a capacidade de mudar suas ações sem intervenção humana.
O Machine Learning é extremamente promissor em diversas áreas, como marketing, gestão de tráfego e medicina.
A Inteligência Artificial e o contador 2.0
 Cada vez mais complexa, a área da contabilidade é uma das que mais se beneficiou da implementação da tecnologia no nosso dia a dia. Mais do que aplicações fiscais e contábeis, ela contribuiu para uma maior integração de dados do cliente e a entrega das informações para os órgãos competentes.
Dessa forma, os softwares de gestão contábil deram uma nova cara ao contador do século XXI, alterando não apenas suas rotinas, mas também sua função. São características do novo contador:

  • Oferece um atendimento mais próximo da consultoria.
  • Passa de “resolvedor de problemas” para líder estratégico, com planejamento e objetivo bem definidos.
  • Criação de novas oportunidades de negócios.
  • Mais tempo para se dedicar à gestão do seu escritório.

Graças à Inteligência Artificial, o profissional contábil passou a ter mais tempo para se dedicar à evolução da sua função. Atividades como a consulta da tributação de produtos e a auditoria dos lançamentos de entradas e saídas estão ficando cada vez mais automatizadas o que cria ótimas oportunidades estratégicas para o contador, como:
 

  • Gerar conteúdos relevantes aos clientes para agregar valor ao seu negócio.
  • Prestar uma consultoria mais qualificada, baseada no conhecimento dos colaboradores.
  • Engajar clientes com a realização de eventos relacionados, como seminários e cursos.

 
Quando falamos em Inteligência Artificial, uma das áreas mais avançadas é justamente é da contabilidade. Não somente pela sua aplicação prática, mas principalmente pela sua capacidade de transformar positivamente a profissão, a um ponto em que, mesmo com a mais avançada das tecnologias, o valor do trabalho humano nunca será superado.
E se você procura uma solução inteligente para a gestão do seu escritório contábil, o myrp é a resposta certa para você. Com ele, você integra todos os seus clientes de maneira rápida e simples, reduzindo custos e otimizando processos. Fale conosco e vamos crescer juntos!
 

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress