Estratégia de vendas: como atrair mais clientes para pequenas indústrias

Conhecimento é extremamente importante se você quiser atrair mais clientes e realizar mais vendas para a sua pequena indústria, por isso saber sobre estratégia de vendas e como aplicá-las na sua realidade é primordial.

Convenhamos que conhecimento nunca é demais não é mesmo? Ainda que não seja estritamente na sua área de atuação, qualquer que sejam os novos conhecimentos adquiridos vão poder te ajudar em algum momento da sua carreira, incluindo os insights na hora de realizar as vendas.

Para que você consiga aumentar suas oportunidades de negócio e consequentemente aumentar também suas vendas é só continuar lendo esse post até o final e ver quais são as facilidade de uma boa estratégia de vendas.

Existem diversas formas de agir para que você consiga atrair mais oportunidades de negócio para a sua pequena indústria.

Essas formas vão desde definir quem é o seu cliente ideal, passando pelas estratégias e técnicas relacionadas a vendas que incluem até o mercado online e as mídias sociais.

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Existem diversas coisas relacionadas e caminhos diferentes para serem seguidos até concretizar uma venda.

Os percursos que podem ser seguidos incluem a prospecção de novos clientes, as parcerias, o networking que acontece participando de eventos relacionados a área de atuação da sua pequena indústria, e até aqueles que não são ligados diretamente com o seu mercado, afinal, network é fundamental para o crescimento de qualquer negócio e também o crescimento pessoal.

Além disso, nos caminhos inclusos também estão a indicações feitas dos seus clientes atuais, a famosa divulgação boca a boca e o também o inbound marketing.

E pra saber tudo o que é necessário para atrair mais clientes e fazer com que as vendas da sua pequena indústria alcancem proporções estratosféricas, continua lendo esse post que eu te conto tudo!

Definindo o cliente ideal para estratégia de vendas

Antes de criar estratégias perfeitas de vendas, é necessário que você defina para quem você quer realizar essas vendas, afinal, sem uma pessoa ideal fica muito mais difícil criar estratégias eficientes e que vão de fato dar certo.

Existem algumas formas para entender qual é o seu tipo de cliente ideal e qual é o nicho de mercado que você busca atingir.

Além disso, existem também alguns fatores que você precisa observar para entender quais vão ser as necessidades do seus clientes qual é o melhor produto que você e a sua pequena indústria podem entregar para ele.

Existem 5 perguntas ideais que você pode fazer olhando para dentro da sua pequena indústria que ao serem respondidas vão criando o seu perfil de cliente ideal.

1 – Os seus clientes atuais fazem parte de quais segmentos?
2- Algum desses segmentos você atende mais ou de melhor forma?
3- Quanto seus clientes faturam em média?
4- Quanto eles estão dispostos a pagar?
5- Quais os produtos que você mais costuma vender?

Respondendo à essas questões você já vai conseguir ter uma lista de pessoas, produtos e empresas que você pode contatar para atrais mais clientes.

Consequentemente você vai ter uma qualificação métrica de quem são as pessoas mais relacionadas ao seus produtos, definindo de forma básica o seu cliente ideal.

Estratégia de vendas X Técnicas de vendas

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É nesse caminho de como atrair mais clientes para sua pequena indústria através de criação de estratégia de vendas, é necessário ter em mente algumas coisas.

Depois que você definiu quem são os seus possíveis clientes ideais, agora é hora de você entender a diferença entre estratégia de vendas e técnicas de vendas.

Na prática as duas são coisas completamente diferentes, mas juntas, podem fazer com que os lucros da sua pequena indústria cresçam rapidamente.

As estratégias de vendas estão ligadas a um pensamento menos fechado, te permitindo olhar para todas as possibilidades.

Ao observar de uma forma mais geral, você vai poder olhar para quais são os objetivos da sua empresa e quais são as metas que foram traçadas, conseguindo assim escolher qual vai ser a técnica mais apropriada para ser aplicada às suas necessidades, é só continuar a ler o post que vamos te falar sobre elas.

Técnicas para atrair mais clientes

Não é tão complicado quanto parece. Se até agora você acompanhou todas as dicas, seguindo estritamente cada uma, vai ficar cada vez mais fácil.

Então, para que você consiga atrair mais clientes para a sua pequena indústria e consequentemente vender mais produtos e obter mais lucro, eu tenho 5 dicas de ouro para te passar e depois que você aprende uma vez e coloca elas em prática, você não vai mais esquecer.

Prospectar

Esse é o que podemos chamar de um dos métodos mais tradicionais quando o assunto é atrair mais clientes.

A prospecção acontece quando o setor comercial ou o próprio empreendedor faz uma pesquisa geral de clientes em potencial.

Ou seja, é quando é feito um levantamento de todos os possíveis clientes e começa a entrar em contato com essas pessoas para quem sabe, já realizar novas vendas e atrair novos clientes.

Parcerias

E tudo isso também acaba valendo para parcerias. Isso porque ao fazer parcerias com fornecedores e empresas próximas à sua pequena indústria, por exemplo as que vendem seu produto também é uma boa forma de atrair mais clientes para a sua pequena indústria.

Essa técnica precisa ser anteriormente pensada como uma estratégia, de como você vai oferecer essa parceria e como ela vai funcionar.

É sempre bom deixar tudo bem estruturado e pensar nas diferentes vertentes que essa parceria pode tomar, para que problemas não sejam causados um tempo depois.

Participar de eventos da área faz parte de estratégia de vendas

Além de tudo isso, você também consegue atrair novos clientes participando de eventos relacionados aos produtos que você produz, ou às matérias-primas que você compra dos seus fornecedores.

Participar de eventos assim vai te ajudar a criar um networking maior, conhecendo novas pessoas, novos produtos e quem sabe, novos futuros clientes.

O Sebrae é um ótimo exemplo, ele promove vários eventos diferentes para áreas específicas, onde é possível fazer networking, espalhar sua marca, conhecer novos parceiros de negócios, além de é claro, expandir o seu conhecimento.

Indicações dos clientes atuais

SIM! Os seus clientes atuais podem te ajudar na hora de atrair novos clientes para fazer negócio! Mas é claro, como nada é de graça nessa vida, você pode oferecer à ele alguma recompensa, desconto ou algo ligado à isso.

Crie estratégia de venda relacionadas à indicação, onde os seus clientes atuais indicam pessoas que podem vir a comprar o produto que a sua pequena indústria fabrica.

Além de descontos você também pode oferecer extensão do prazo de pagamento e alguns outros benefícios que estiverem ao seu alcance.

Inbound marketing para estratégia de vendas

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Na hora de fazer a prospecção dos seus possíveis clientes eles ainda não são de fato seus clientes, certo? Ou seja, fazem parte de uma etapa antes de fazer as negociações e fechar a venda.

Se você quer mergulhar nesta técnica de venda que costuma falhar pouquíssimo, você vai precisar investir em formas de apresentar possíveis soluções de seja qual for o problema que seus clientes em potencial possam ter.

Você pode fazer isso através de conteúdos de qualidade e atrativos, deixando sua marca na memória de quem está consumindo seus conteúdos, até que esses possíveis clientes entendam que precisam do produto que a sua indústria possui.

Isso pode acontecer através das redes sociais, por exemplo, e essa otimização faz alavancar sua marca nos portais de busca, como o Google por exemplo, e assim, você ser mais visto e mais achado quando pesquisam determinado assunto relacionado à sua pequena indústria.

 

Seguindo todas essas dicas de ouro e traçando a melhor estratégia de venda para a sua pequena indústria eu tenho certeza de que você vai conseguir atrair muito mais clientes.

Além disso, você conseguiu ver que nem é tão difícil quanto você pensava não é mesmo? Afinal, é só você seguir certinho todos os pontos e dicas, além de se preparar para quando o seu número de clientes começar a crescer.

Foi pensando nisso que preparamos um card no Trello para que você consiga acompanhar todo o processo de vendas, e dar continuidade de uma forma simples e organizada nos seus clientes.

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