Como lidar com clientes inadimplentes

O famoso “calote” é algo que aterroriza todo empresário, pois não há coisa pior que vender ou prestar um serviço e não receber o pagamento. A inadimplência parece algo sem solução, um risco que todo empreendimento corre e uma situação que além de ser difícil de contornar, acaba se tornando desgastante.
Pensamentos como “não sei cobrar” ou “o que mais eu posso fazer para receber esse dinheiro”, são mais comuns do que você imagina e é por isso que no post de hoje vamos te dar umas dicas de como lidar com os clientes inadimplentes.

1- Sem medo de cobrar

Por mais que você ache que não sabe fazer cobranças ou tenha medo de entrar em contato com o cliente para cobra-lo, isso é muito necessário e você terá que aprender e enfrentar o problema. É importante pensar também que o cliente pode ter simplesmente esquecido ou se confundido com a data. Acontece? Sim, acontece e por isso é tão importante fazer a cobrança. Muitas vezes, quem não cobra, não recebe.

2- Mantenha a postura

Mesmo que seja difícil se manter calmo e cordial, isso é muito necessário. O objetivo é que ele salde a dívida e quem sabe, até compre mais vezes, ou seja, a abordagem que você fará no momento da cobrança fará diferença. Lembre o cliente da importância do pagamento em dia, diga que a empresa conta com esse dinheiro para que consiga funcionar normalmente, pagar os funcionários, manter a qualidade, etc.

3- Avise sutilmente

Avisos sutis são válidos e além de manter os pagamentos em dia, podem levar uma mensagem e todas as informações desse débito atual. A ideia é enviar uma mensagem no celular, um email ou um informativo com a descrição da situação atual da dívida. Explique as formas de pagamento, novos prazos e aproveite para perguntar se o cliente tem alguma dúvida e, se for o caso, deixe claro que está disposto a negociar a dívida.
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4- Use ferramentas

Atualmente há ferramentas que oferecem aos empresários dezenas de funcionalidades para uma melhor organização das finanças. Ter total controle do seu fluxo de caixa e relatórios financeiros é tão importante, que você conseguirá ter uma projeção de tudo que há para receber e, dessa forma, controlar todas as finanças. Softwares como um sistema de gestão oferecem essas funcionalidades, assim você sempre estará alerta e a par de tudo que acontece com sua empresa.

5- Sempre alerta

Através do cadastro dos seus clientes, identifique os inadimplentes para que não haja problemas futuros. É interessante também orientar os funcionários nessa questão. Um bom planejamento financeiro fará com que a sua empresa não sofra muito com a inadimplência e consiga se manter bem até que o pagamento ocorra. Esteja preparado para lidar com esses eventuais problemas de pagamento.
Se você gostou das nossas dicas, também poderá se interessar em melhorar ainda mais o controle financeiro da sua empresa e ter um fluxo de caixa saudável. Confira o nosso e-book sobre Planejamento Financeiro Empresarial e aprenda a diminuir os custos do seu empreendimento.
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