5 grandes contabilistas inspiradores

Bons exemplos são bem-vindos em qualquer área. Por isso, separamos cinco nomes que levaram o exercício da contabilidade a outro nível com seu talento e dedicação. Conheça 5 grandes contabilistas que inspiram nosso dia a dia:

João Lyra Tavares

Conhecido como patrono da classe contábil, João Lyra Tavares nasceu em Goiana, em 1871. Teve grande influência na área nas várias funções que exerceu, como economista, professor e autor de diversos artigos em jornais. Em 1914, visitou o Rio de Janeira, então capital da República, a convite de um ministro e integrou a comissão responsável por estudar a reorganização da contabilidade do Tesouro Nacional.
João Lyra também foi responsável por instituir o Dia do Contabilista, comemorado dia 22 de setembro, e batiza a Medalha do Mérito Contábil, honraria máxima da profissão.

Ana Maria Elorrieta

Eleita pelo International Accounting Bulletin como uma das 50 pessoas mais influentes da profissão contábil no mundo, Ana Maria Elorrieta é um dos grandes nomes brasileiros da atualidade.
Ex-presidente da Diretoria Nacional do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), ela é membro oficial do Conselho da Federação Internacional de Contadores, o IFAC, uma organização mundial que atua pelos interesses do público contábil e pelo desenvolvimento das economias globais.

Ray J. Groves

Junto com seu parceiro de negócios William Gladstone, foi o grande responsável pela criação de uma das maiores empresas de serviços contábeis e auditoria do ramo.
Quando era presidente e CEO da Ernst & Whinney, entre as décadas de 70 e 90, fez o crescimento da empresa ultrapassar as barreiras nacionais e obter sucesso e reconhecimento no mundo todo ao realizar a fusão com a firma de Arthur Young, dando origem à conceituada Ernst & Young.

Antônio Lopes de Sá

Referência internacional no ramo, Antônio Lopes de Sá é um dos grandes contabilistas brasileiros da história. Escritor que mais editou livros e artigos no Brasil e na Itália, foi um dos agraciados com a medalha João Lyra Tavares, a maior honraria para um contador no país. Também coordenou nove congressos internacionais de contabilidade, criando a maior corrente científica sobre o assunto, e representou o Brasil no Conselho Econômico e Social da ONU.

Warren Allen

Uma importante figura no cenário contábil contemporâneo, Warren Allen fez parte do IFAC (Conselho da Federação Internacional de Contadores) durante seis anos até se tornar seu presidente, função que exerce hoje. Também foi presidente e membro do Instituto de Revisores Oficiais de Contas.
Em 2013, esteve no Brasil para um encontro no Ibracon, onde proferiu uma frase que define bem o peso da atividade contábil: “a nossa profissão, principalmente quando algo dá errado, ganha de modo injustiçado os holofotes”.

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress