A importância da contabilidade bem-feita para PMEs

Ter sua própria empresa requer um plano de negócio bem estruturado. Apesar de sua importância, alguns empreendedores ainda não conhecem os benefícios de ter alguém que cuide da contabilidade para PME.
Contar com um profissional capacitado ajudará consideravelmente na tomada de suas decisões mais importantes e dará a você uma visão mais ampla da direção que seu empreendimento poderá seguir.
Quer conhecer as vantagens de ter alguém especializado cuidando da parte contábil da sua empresa? Confira o nosso post de hoje e saiba mais!

Planejamento tributário

Ninguém gosta de pagar mais impostos do que realmente precisa — isso também vale para as empresas. Afinal, não ter uma pessoa responsável, com conhecimento e experiência em planejamento tributário, pode fazer com que você precise pagar multas e juros desnecessários.
Cuidando das demonstrações contábeis, o especialista conseguirá calcular as cargas tributárias e os encargos necessários para que a sua empresa cumpra suas obrigações e não passe por situações complicadas na área fiscal.

Facilidade em empréstimos e financiamentos

Uma contabilidade para PME bem organizada e transparente faz toda a diferença para quem busca crédito nos bancos. Os empréstimos e financiamentos são necessários para aumentar o capital de giro da sua firma, por exemplo, mas esses benefícios só serão concedidos caso você tenha demonstrações financeiras bem estruturadas.
Alguns relatórios que costumam ser solicitados são:

Balanço Patrimonial

É uma demonstração financeira que ilustra a situação contábil, financeira e econômica. Esse documento precisa apresentar:

  • ativos: bens e direitos;
  • passivos: exigibilidades e obrigações;
  • patrimônio líquido: a diferença entre ativos e passivos.

Demonstração do Resultado do Exercício

A DRE compila todas as informações financeiras — receitas, custos e despesas — para saber o lucro ou o prejuízo de uma operação. Esse tipo de documento ajuda os gestores na tomada de decisões que requerem planejamento estratégico.
Com essa demonstração, alguns indicadores podem ajudar na análise de crédito, como:

  • retorno sobre os ativos;
  • margem líquida;
  • retorno sobre o patrimônio líquido.

Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

O DLPA utiliza as ações do lucro líquido entre o Balanço Patrimonial (BP) e a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) para mostrar a situação patrimonial do seu empreendimento. Por meio desse controle, o gestor tem uma visão concreta sobre as decisões tomadas.
Ao entregar os demonstrativos fiscais ao banco, você passa a ideia de que há transparência e organização, revelando aos agentes de crédito que a sua empresa possui credibilidade e condições de pagar pelo empréstimo e honrar com seus compromissos financeiros.

Melhora no controle financeiro e fiscal

É comum encontrarmos empresas de pequeno ou médio porte sem nenhum controle financeiro — como acontece quando as contas pessoais são misturadas às contas do negócio. Nesses casos, o contador poderá ser bastante útil na organização e no controle financeiro e fiscal.
Um técnico da área de finanças e contabilidade não trabalha apenas quando você precisa declarar seu imposto de renda ou quando a empresa precisa formalizar admissões e demissões de seu empreendimento. O contador pode elaborar relatórios mais complexos, que são fundamentais para o bom funcionamento de uma firma.
Alguns deles são:

Fluxo de Caixa

Um dos primeiros relatórios para uma gestão eficiente é o fluxo de caixa. Ele é um controle financeiro de um determinado período de tempo e analisa todas as entradas e saídas de dinheiro.
Para que o relatório seja conclusivo, é necessário que todos os gastos, por menores que sejam, fiquem registrados em relatórios periódicos. O tempo de análise varia de acordo com a necessidade da empresa em acompanhar as movimentações — elas podem ser feitas diariamente, toda semana, a cada quinze dias ou mensalmente.

Livro Razão

Contas a receber, a pagar, lucros, prejuízos e vários detalhes relacionados ao dinheiro são lançados nesse livro. Ele é necessário em qualquer ramo, pois permite controlar todos os movimentos de conta, conhecendo os saldos, as demonstrações, os balancetes e outras informações para que as obrigações fiscais sejam analisadas.

Livro Diário

O Livro Diário é um registro no qual todas as operações diárias da companhia precisam ser lançadas — isso é uma exigência legal. Assim, ele conta com exigências e formalidades, como na sua apresentação exterior e em como cada dado deve ser lançado dentro do livro.

Auxílio de um profissional especializado

Às vezes, é necessário abrir mão de algumas coisas e aprender a delegar! Nesse sentido, um profissional com experiência em contabilidade facilitará o lado financeiro do estabelecimento e conseguirá mostrar algumas coisas sobre o seu negócio que talvez você não conseguiria ver se estivesse cuidando de tudo sozinho.
Além de todas as vantagens já apontadas, vale citar dois pontos que só quem tem um contador pode aproveitar:

Alguém para tirar suas dúvidas

Estamos em constante mudança e as leis do Estado relacionadas à parte fiscal das empresas também estão. Por isso, é normal que várias informações e obrigações estejam sempre em atualização. Garantir que sua empresa esteja sempre de acordo com essas exigências faz parte do trabalho do contador.
Assim, poder contar com alguém com experiência e que esteja sempre por dentro das informações necessárias deixará você mais tranquilo para lidar com outras questões estratégicas do seu empreendimento.

Economize tempo e dinheiro

Com um escritório de contabilidade à sua disposição, você não precisará de um departamento específico para isso. Assim, você evita um custo elevado para manter esses profissionais.
Mais do que economia financeira, ao terceirizar esse setor você pode voltar a cuidar de outras partes importantes do seu negócio, pois saberá que existe um escritório cuidando exclusivamente da parte fiscal da sua empresa.
Ter disponibilidade para cuidar de sua companhia é mais do que centralizar tudo em suas mãos. Independente do porte da sua empresa, saber delegar e deixar algumas partes do seu negócio nas mãos de pessoas capacitadas são atitudes que podem ajudá-lo a aumentar sua área de atuação de forma saudável e sem correr riscos.
Neste post nós mostramos a importância da contabilidade para PME e suas principais vantagens para que você tenha um empreendimento mais rentável e seguro. Para continuar aprendendo, baixe nosso Guia de Impostos para Micro e Pequenas Empresas!

Compartilhe!

Categorias

Categorias

Teste o Myrp gratuitamente​

#VamosCrescerJuntos​

Edit Template
plugins premium WordPress