Como a gestão financeira pode aumentar os lucros da pequena indústria

    De quanto em quanto tempo você revisa as entradas e saídas da sua empresa? Você sabia que para que a saúde financeira da sua pequena indústria não seja comprometida, é necessário que você preste atenção nos pequenos detalhes e tenha sempre tudo muito visível?

    Fazer a gestão financeira da sua indústria vai facilitar em muitos quesitos na hora de fazer os fechamentos mensais e anuais.

    Além disso, com ela você também consegue fazer um melhor acompanhamento diário de todas as coisas que você precisa pagar e também de tudo o que você tem a receber.

    Inclusive, fazendo esse acompanhamento diário você vai conseguir controlar a saúde financeira da sua pequena indústria, e adaptar os caminhos que você deve seguir, e que o seu empreendimento precisa seguir.

    Realizando essa análise, o crescimento tende a ser constante e por esse motivo você consegue se reinventar mais facilmente, e levar novidades para o mercado.

    pequena-industria-lucrativa

    Por esses motivos que fazer a gestão financeira da sua pequena indústria se torna tão importante para a saúde e o crescimento dela.

    Com o seu financeiro em dia, você consegue mais liberdade para realizar outras tarefas e pensar em novidades para a sua empresa.

    Mas vamos lá, hoje eu vou te explicar tudo o que é necessário saber para que você consiga manter a saúde da sua empresa no positivo, para que você não precise levá-la para a UTI.

    Reduzir custos

    Pode ser meio óbvio, mas às vezes o óbvio precisa ser dito. Para que os lucros da sua pequena indústria comece a aumentar, é necessário que você reveja quais são os seus custos atuais e então, comece a cortar ou a reduzi-los.

    Através de um controle financeiro mais eficiente você consegue ter maior clareza dos seus gastos, porque com esse controle você consegue visualizar para onde o seu dinheiro está indo.

    Se pensarmos no nosso financeiro pessoal, podemos fazer um breve comparação com o uso do cartão de crédito, ou até mesmo de débito, vejamos, se pagarmos tudo através deles, conseguiremos ter uma noção maior de quanto foi gasto com cada uma das despesas e qual é o total disso no final do mês.

    Com um controle financeiro mais eficiente, na sua pequena indústria essas despesas também vão ficar mais visíveis e através dessa visão mais panorâmica, você vai conseguir perceber quais gastos são realmente necessários e quais não são tão necessários assim.

    Assim, também é possível identificar onde você está desperdiçando investimentos que seriam extremamente viáveis para outras áreas, por exemplo: na compra de matéria-prima, na produção, no estoque e em todas as outras áreas dentro da sua pequena indústria.

    Portanto, com o controle financeiro da sua empresa visualizando todos os seus gastos, você consegue diminuir aqueles que são desnecessários e começa então a aumentar os lucros da sua pequena indústria gradativamente.

    O que vale a pena para a sua pequena indústria?

    Com a gestão financeira da sua pequena indústria sendo feita da forma correta e conseguindo visualizar todas a despesas que você tem, você também consegue identificar quais são os lucros que você já tem.

    Ao observar esses pontos positivos, é possível analisar também o que está valendo mais a pena para você, quais são os seus produtos mais lucrativos e rentáveis.

    Essa informação faz com que você foque nos produtos que realmente fazem diferença no seu orçamento, porque são eles que vão te ajudar a aumentar o lucro geral da sua pequena indústria.

    Fazendo a gestão financeira mais eficiente da sua pequena indústria você consegue obter informações valiosas sobre os seus produtos e o seu dia a dia e posteriormente elas vão te permitir fazer grandes mudanças e vão gerar grandes quantias no seu orçamento, aumentando consideravelmente o lucros da sua pequena indústria.

    Essas informações vão estar centralizadas em um único local, permitindo que fiquem de fácil acesso a qualquer momento.

    Ao chegar nessas informações, é legal que você faça um ranqueamento do que traz mais lucro para a sua pequena indústria tanto a curto prazo (os produtos que você produz com mais rapidez e que dão mais lucro), mas também a longo prazo (que seriam os produtos que você demora um pouquinho mais para produzir, mas que o lucro acaba sendo maior e que não vale a pena deixá-lo para lá, devido a quantidade de pedidos).

    Com todos esses dados e informações de extrema confiança, você vai poder focar mais facilmente nos produtos que estão nos primeiros lugares do seu ranqueamento e focar na produção específica deles.

    Como saber quando vou poder investir na minha pequena indústria?

    pequena industria digital

    Ter mais clareza sobre quanto você vai poder investir e quando isso vai acontecer é outro ponto que precisa de atenção.

    Quando você consegue visualizar todas as suas despesas e também sua receita, você também consegue ter um planejamento muito mais alcançável, sendo ele a médio ou a longo prazo.

    Isso porque uma pequena indústria com um planejamento mais assertivo de tudo o que vai ser necessário gastar e também de tudo o que vai ser ganho, com informações extremamente corretas e confiáveis vai ser possível fazer previsões muito mais diretas, contando até os centavos.

    Com elas, você vai conseguir identificar qual vai ser o possível valor de investimento a ser feito (seja em equipamento, novas contratações e até matéria-prima), até mesmo quando esse investimento vai poder ser feito, para que você não comprometa o financeiro da sua pequena indústria.

    Portanto, ao não comprometer nenhuma área e não tendo nenhum custo fora do planejado, você vai poder investir para melhorias na sua pequena indústria, que vão posteriormente gerar mais lucros, aumentando seus ganhos totais.

    Metas reais e acompanhamento da pequena indústria lucrativa

    E chegamos ao último tópico que vai fazer a sua pequena indústria aumentar os lucros de forma gradativa e sem grandes mudanças.

    Ao fazer os planejamentos a médio e longo prazo, você vai consequentemente estabelecer metas para alcançar os valores desejados.

    O importante aqui é que você trace metas mais claras e reais, que sejam possíveis de ser alcançadas, e com elas as informações necessárias para que possam ser alcançadas.

    planejamento pequena industria

    Mas fique atento! Mais do que só traçar suas metas, é necessário que você acompanhe o andamento delas, o desenrolar, dia a dia, mês a mês, até alcança-las, para que se necessário, você possa mudar de estratégia no caminho, caso o que você traçou não esteja saindo realmente como o planejado.

    A gestão financeira mais eficiente vai permitir que você crie essas metas junto com os seus líderes dentro da realidade de produção da sua pequena indústria e consiga monitorar todo o desenvolvimento até que sua meta seja alcançada.

    Agora que você já sabe tudo sobre como você pode aumentar os lucros da sua pequena indústria com pequenas atitudes, é só começar para depois aproveitar todos os bons resultados.

     

     

    Até o próximo!

    O que você procura?

    Categoria

    Categorias

      Assine nossa newsletter

      Teste Grátis

      Faça um teste grátis

      Exporte o XML das notas fiscais dos seus clientes

      Seja um parceiro Myrp.