Os escritórios de contabilidade passam por uma árdua tarefa: captar clientes. Nesse setor, o trabalho fica ainda mais complicado, pois é necessário estabelecer uma relação de confiança com eles, afinal de contas, é a administração de questões contábeis — como providenciar alvarás e licenças e fazer o cálculo de taxas e impostos — da empresa dele que está em jogo.
Mas tenha calma, pois nem tudo está perdido. Existem várias formas de divulgação alternativas à propaganda tradicional boca a boca ou aos anúncios feitos nos jornais, o que acabaria ficando caro para o escritório. Neste post, daremos dicas que vão ajudar na divulgação e na geração de autoridade do negócio. Confira!
Defina nichos de atuação
Sem dúvida alguma, o primeiro passo na tarefa de captar clientes é definir o nicho de atuação, porque sem foco não é possível saber qual é o caminho adequado para o escritório.
Realmente existem muitas áreas a serem seguidas no setor contábil, mas como saber qual ou quais são as ideais para o seu negócio? Analise os potenciais clientes e conheça as motivações, os interesses e as principais dificuldades deles. Feito isso, você poderá direcionar os serviços e atender aos anseios das pessoas e, consequentemente, conseguirá gerar valor ao seu público.
Busque um diferencial
Em um mercado tão concorrido como o da área contábil, é sempre muito importante inovar e procurar algo para se diferenciar, especialmente em serviços ou praticidades que são difíceis de serem copiadas pelos concorrentes.
Diante desse cenário, alguns detalhes podem fazer a diferença, como a agilidade no envio de informações e documentos, a busca por capacitações e atualização, o atendimento personalizado de acordo com cada nicho, a localização privilegiada, a utilização de softwares especializados e uma rede de filiais, pois elas possibilitam que mais pessoas sejam atendidas.
Use as redes sociais
Uma das principais dicas que vão ajudar a captar clientes é usar as redes sociais, afinal de contas, muita gente que pode precisar do seu serviço está nesse ambiente virtual. Com o advento da internet, essas páginas se tornaram um dos canais que as pessoas usam com o intuito de procurar e descobrir um produto ou serviço.
Por se tratar de uma rede voltada a negócios e ter um caráter profissional, o LinkedIn é essencial aos escritórios contábeis. Hoje, portanto, é um elemento obrigatório, porque quem não considera usar essa página tende a perder oportunidades de fazer ou reforçar contatos, divulgar a empresa e, consequentemente, tende a ficar defasada no mercado.
Além disso, você pode contar ainda com o YouTube, Instagram e Facebook. Porém, conheça os seus recursos estruturais (se há condições de gravar um vídeo, por exemplo) e financeiros, analise o perfil da sua clientela e na sequência escolha quais serão os canais com os quais o negócio vai se comunicar com o público.
Crie um site ou blog
Outro meio online que ajuda no crescimento do seu escritório é a criação de um site ou blog. Essas ferramentas ajudam você a ficar mais conhecido e ganhar autoridade na sua área, e contribuem na prospecção de clientes.
Para que as suas estratégias funcionem, em primeiro lugar, procure divulgar conteúdo de valor, ou seja, algo que vai ajudar a resolver algum problema ou post que atenderá a algum interesse do seu potencial consumidor.
Depois, é preciso usar ferramentas na internet com o objetivo de saber quais são as buscas frequentes e as palavras-chave mais procuradas no Google relacionadas a sua área.
Após a sua pesquisa, elabore um artigo sobre os assuntos com maior interesse do público. E por motivos de SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de mecanismos de busca, não se esqueça de colocar a palavra-chave ao menos três vezes nos textos.
Vá a palestras e eventos
Na tarefa de captação de sua clientela, é muito importante frequentar palestras e eventos, especialmente aqueles que se relacionam com a sua área de atuação. Nesse tipo de encontro, você tem uma ótima oportunidade de fazer contatos, ser visto e aumentar o seu networking.
Tudo isso, portanto, pode contribuir para que um negócio seja fechado durante o evento ou permitir que algumas pessoas presentes no local sejam os seus futuros clientes.
Ainda há a possibilidade de você ou de outra pessoa da sua empresa, que tem mais conhecimento sobre um assunto, oferecer uma palestra e convidar pessoas para assisti-la. É uma boa oportunidade de compartilhar os conhecimentos, mostrar autoridade no assunto e ganhar a confiança dos clientes, contribuindo para que eles acreditem no trabalho do escritório contábil.
Incentive a indicação de novos clientes
Sem dúvida alguma, as indicações encurtam os caminhos. Para aumentá-las, em primeiro lugar, é importante saber atrair consumidores por meio de conteúdo de valor em blogs e eventos relacionados com a sua área. Depois, é necessário mostrar um bom trabalho e atender aos interesses dos consumidores com o intuito de deixá-los satisfeitos com os serviços prestados.
Dessa forma, você valoriza a sua base de clientes e contribui para que eles recomendem aos seus amigos a sua empresa, os quais, quem sabe, também podem virar seu cliente. Isso ajuda a diminuir o custo médio para adquirir um consumidor, o que aumenta os lucros do escritório contábil.
Outro caminho que ajuda a ter mais indicações é oferecer alguma forma de bonificação. Elas podem ir desde a um brinde até a concessão de descontos ou isenção de mensalidade ao seu cliente. Repare que todos ganham. Você vai conseguir mais indicações e reduzir o custo por venda; os seus consumidores vão economizar com os serviços de sua empresa.
Um dos principais detalhes para o desenvolvimento dos escritórios de contabilidade é a construção da marca, pois ela auxilia a conquistar clientes. Atualmente, existem inúmeras formas de divulgação e elas vão desde a presença em canais online — como redes sociais e blogs — até eventos presenciais. Portanto, a atenção devida a esse processo é um dos diferenciais para o sucesso do negócio.
O que você achou das dicas de como captar clientes? Gostou delas e quer aplicá-las imediatamente? Então baixe nosso e-book e saiba quais são os passos que vão ajudar a melhorar o atendimento contábil no seu escritório e deixar os consumidores mais satisfeitos com os serviços prestados.