Veja como emitir nota de saída no myrp de um jeito simples e rápido. Nesse passo a passo, você aprende como usar o sistema para a emissão desse documento.
Para registrar a transferência de mercadoria ou serviço a um cliente, existe a Nota Fiscal. Por isso, você precisa saber como emitir nota de saída ou nota de entrada, dependendo do tipo de transação. Elas funcionam como um registro que permite a cobrança de tributos sobre a movimentação.
A implantação das Notas Fiscais Eletrônicas vem sendo feito gradativamente, contemplando diferentes segmentos e tipos de empresa por vez. Em alguns estados, ela já é obrigatória. Para entender melhor seu funcionamento e função, é preciso conhecer como emitir nota de saída.
Nota de Saída
A Nota de Saída é emitida pela empresa quando o cliente adquire algum dos seus produtos ou serviços. No caso dos produtos, ela precisa ser emitida previamente, pois eles não podem circular sem nota. Já para os serviços, a nota pode ser emitida depois da prestação acontecer. Ela é emitida eletronicamente e pode ser impressa. Veja agora como emitir nota de saída.
Como emitir Nota de Saída
O primeiro passo para a emissão da Nota Fiscal de Saída é ter certeza de que todos os cadastros foram preenchidos corretamente. Os cadastros devem contar os seguintes dados:
- Empresa
- Cliente
- Transação de Saída
- Produto
Sua empresa também precisa ter o Certificado Digital.
- Saiba como emitir Nota de Saída com o Certificado Digital
Se você quer saber como emitir Nota de Saída e outros documentos, você precisa do Certificado Digital. Ele garante que a NFC-e emitida pela sua empresa é autêntica. Você pode adquiri-lo em uma Autoridade Certificadora. A SEFAZ aceita os tipos A1 (arquivo) ou A3 (cartão ou token). Veja com seu fornecedor qual o modelo mais adequado para a sua empresa.
- Código de Segurança do Contribuinte – CSC
O CSC é um código alfanumérico fornecido pela SEFAZ ao contribuinte no momento em que defere o pedido de acesso ao ambiente de teste ou produção. Esse código garante a autenticidade do DANFE NFC-e (representação simplificada da NFC-e) e deve ser cadastrado no seu software emissor antes de emitir a primeira nota fiscal.
- Como emitir Nota de Saída com o myrp
O myrp realiza a emissão de todos os documentos fiscais eletrônicos com total agilidade e é dividido em módulos, permitindo que você customize o sistema de acordo com as suas necessidades.
Veja como emitir Nota de Saída nesse passo a passo:
Acesse o menu.
Depois clique em “Vendas”
E em “NF-e”.
Clique no botão contendo um sinal de “mais”, no canto inferior direito, para adicionar uma nova nota de saída.
Selecione o botão “Nota de Saída”.
No campo Destinatário preencha o número do CNPJ ou do CPF do seu cliente ou o nome fantasia. Uma lista com clientes cadastrados com a informação digitada aparecerá.
Depois, selecione a sua Natureza de Operação.
No campo Data de Emissão você não precisa colocar informações, o sistema coloca automaticamente quando a nota for encaminhada para SEFAZ.
Já os campos Data e hora de Entrada ou Saída devem ser preenchidos se as informações devem aparecer na nota.
Finalidade de emissão permanece Normal.
Se a sua operação for para consumidor final, coloque “Sim” no campo. Caso não seja para consumidor final, selecione a opção “Não”.
Se deseja vincular um vendedor nesta nota, selecione o mesmo no campo Vendedor.
Clique no botão “Adicionar” para colocar os produtos na nota fiscal.
Seguindo o processo de como emitir nota de saída, digite o código ou a descrição do seu produto e selecione-o na lista que aparecerá a baixo.
A unidade de medida aparecerá automaticamente.
Na quantidade sempre aparece o valor “1”. Se você estiver vendendo mais quantidades, basta alterar a informação.
No campo preço virá um valor automático apenas se você cadastrar um preço no cadastro do produto. Se precisar alterar o preço, é só mudar o valor. Se o valor não aparecer automaticamente, você pode preencher.
Transação é a tributação da sua nota, então selecione uma transação que define como sua nota será tributada. Se não souber esta informação pergunte ao seu contador.
A transação também pode aparecer automaticamente, desde que ela tenha sido informada no cadastro do produto.
Clique em “Adicionar” para que o item apareça na NF-e.
Se houver mais algum item a ser colocado na nota, faça o processo novamente: clique em “Adicionar Produto”, preencha os campos e clique em “Adicionar”.
O campo de Detalhamento será utilizado para adicionar informações de frete, seguro, desconto ou outros detalhes sobre o produto acima identificado.
Se algum dos detalhamentos for para a nota toda, selecione os itens na lista.
E clique na informação nos dados que deseja que seja aplicado para todos os produtos.
Com os itens adicionados, clique na aba “Forma de Envio” ou na seta para avançar.
Defina quem é o responsável pelo frete.
Se tiver algum transportador que você queira que apareça identificado na nota fiscal, deve selecioná-lo neste campo.
Se a nota for de exportação, deve ser informada a UF e o local de embarque da mercadoria.
No processo de como emitir nota de saída, informações de volumes de carga normalmente são acrescentadas quando a mercadoria é enviada por transportadora. Se for o seu caso, basta clicar em “Possui Volumes”.
Preencher os campos de volumes necessários a esta nota.
E clicar em “Adicionar”.
Depois, clique na aba “Pagamento” ou na seta para avançar.
Na última aba, se sua empresa identifica as informações de cobrança ou utiliza o módulo financeiro, deve clicar em “Adicionar” para colocar as informações de cobrança.
Selecione como será o pagamento.
Se necessário pode editar alguma informação como data do vencimento, valor ou espécie de título.
Após clique em “Salvar”.
Voltando à nota fiscal, se alguma informação ao fisco deve aparecer na nota, clique no botão “Adicionar”.
E selecione a observação que deseja.
Ou escreva a observação, caso ela não apareça na lista.
E pronto, agora você pode clicar em “Salvar” ou “Emitir a Nota Fiscal”.
Se deseja encerra o processo de como emitir nota de saída, basta confirmar a emissão e sua nota está pronta.
Se clicar em “Salvar”, você voltará para a listagem e, quando desejar emitir a nota, basta clicar nos três pontos ao final da linha e depois em “Emitir”.
Sua nota fiscal foi emitida. Viu como emitir nota de saída pode ser simples? Agora é só aguardar alguns segundos para ter o retorno de nota autorizada pela SEFAZ. Clique em “Atualizar” no canto direito da tela para ter o retorno.
E imprimir a nota fiscal clicando no ícone de PDF ao lado do Status Autorizado.
Agora você já sabe como emitir nota de saída com o myrp e viu como é simples e rápido.
Fale conosco e comece já a usar nosso sistema para facilitar a gestão dos seus documentos eletrônicos!