No dia 15/09 as vitrines, ruas e banners em sites estampam homenagens e agradecimentos, afinal comemora-se o Dia do Cliente. A data foi criada em 2003, no Rio Grande do Sul, mas o cliente a gente nem arrisca a dizer quando surgiu, pois foi bem antes da data comemorativa. Talvez.
Talvez pois muitas empresas ainda resistem em perceber o cliente em sua dimensão e seu impacto na consolidação da marca. Sem consumidores, não há vendas, sem vendas não há motivos da existência de tantas empresas.
A passos lentos, o comércio começa a compreender o consumidor como ele realmente é: determinante. E não podemos esquecer da importância que a internet tem desempenhado nesse contexto, pois novas apresentações e reformulações do que é um cliente e uma loja são imensamente impactadas por essa nova forma de estabelecer interações.
Consumidores mais atentos, mais exigentes e mais engajados com a marca. Consumidores que se importam em ir além do processo de escolha e pagamento, levando os conceitos dos produtos e os valores da empresa para fora do estabelecimento, para dentro do cotidiano. O produto, agora, desempenha ações, infere valores, altera o modo de agir das pessoas. O público quer novas experiências e, mais do que experimentá-las, quer compartilhá-las. O público é uma nova experiência para os comerciantes.
O Dia do Cliente foi originado no Rio Grande do Sul e oficializado por 167 municípios, mas absorvido e comemorado, senão por todos, pela imensa maioria dos empreendedores. Permitindo novas atenções às formas de interação, já que é mais do que mais uma data de promoções e fluxo em ruas e e-commerces, o dia visa sobretudo compreender público como um cliente em potencial, um avaliador e um indicador. Ou seja, sua melhor métrica de sucesso é a percepção do cliente.
Por que a data é importante para o comércio?
O objetivo é incentivar as vendas, certo? Mais ou menos. O objetivo é vender mais, aumentar o fluxo e divulgar sua empresa. Mas, mais do que apenas fazer uma mensagem dinâmica, comemorativa e pontual, a ideia da data é promover uma percepção de lojistas e clientes sob os aspectos importantes nesse fluxo contínuo de consumo.
Para os empreendedores, a data elucida a importância de compreender as novas necessidades do cliente e atendê-las. Mais do que isso, as empresas precisam acompanhar o público em sua forma dinâmica, pessoal, subjetiva e social. Uma tarefa difícil que pode até parecer contraditória já que envolve o íntimo e o público, que deve atender às necessidades gerais, mas ser único.
Os consumidores não querem publicidades invasivas, enganosas, produtos ineficientes, empresas desesperadas. Eles buscam, cada vez mais, encontrar uma experiência otimizada de busca e compra, novidades que resolvam problemas, facilitem as ações e viabilizem novas formas de realizar tarefas.
Clientes querem empresas amigas e marcas que entendam as novas aspirações de consumo. Portanto, a data torna-se uma oportunidade de trazer esses novos olhos sob o público, de modo humano, útil e interessado.
Às empresas que ainda não entendem o que o novo cliente quer, cabe uma remodelação urgente. A facilidade de se encontrar concorrentes é enorme e certamente eles oferecem boas vantagens ao seu consumidor.
Cliente x Consumidor
Se a oferta é grande, a dificuldade em fidelizar é maior ainda. Não só de descontos e brindes se conquista clientes, é preciso inovar, ser criativo, ser único. Não basta ter uma boa publicidade, um bom produto, um bom atendimento. É fundamental ter todos esses requisitos e ir além.
Se o dia é do cliente, por que não começar ouvindo o que ele diz? Canais de comunicação sempre foram pontos importantes, mas geralmente mal gerenciados. Comunique-se, pois seu consumidor tem algo relevante e proveitoso a dizer para a sua empresa e sobre a sua empresa. Seja educado, cordial, íntimo, seja prestativo. Afinal, se ele não falar para você, ele certamente falará publicamente, em redes sociais, ou possíveis clientes seus.
Seja prestativo. Parece óbvio, já que empresas costumam prestar serviços, mas nem sempre esse conceito básico é levado a sério. Não venda serviços, não ofereça produtos, não seja mais uma empresa em meio à enxurrada de tantos outros negócios que adentram o dia a dia do público. Seja uma soma de informações, serviços e utilidade ao público. Seja atrativo, solícito e único, assim, você transforma seus consumidores em clientes.
Para as empresas
Entender a realidade do consumidor engloba estruturar ou remodelar as atuações da empresa. O que pode parecer uma tarefa a mais, pode se tornar uma operação que facilita e otimiza funções na empresa. Conhecer o público, compreender a importância de um bom atendimento, dar atenção à vitrine, organização física, layout e divulgação digital são táticas que se somam para trazer bons resultados.
A data permite que sua empresa explore ações especiais para alinhar a divulgação da imagem empresarial, como visão e excelência de atendimento com atuações que aproveitem a data para gerar bons lucros. Promoções e descontos atraem a atenção, são boas táticas para datas especiais e, claro, consumidores gostam de obter vantagens e descontos. Mas é preciso saber fazê-las.
Existem diversas maneiras de ofertar vantagens aos consumidores e todas elas devem ser bem planejadas. Conhecimento de público, metas, disponibilidade de estoque e produtos, além de um visual incrível, são pontos que merecem atenção numa promoção.
Também é interessante ressaltar que as melhorias operacionais não se resumem a otimizar a rotina dos funcionários, pois elas se aplicam e impactam diretamente na forma de interação com o consumidor, além de proporcionar um ambiente muito mais saudável e receptivo ao público. Boas práticas tornam sua empresa excelente e envolvem a implementação de ações simples:
• Rotinas de atendimento;
• Boa gestão de estoque;
• Organização da loja;
• Divulgação eficiente dos seus produtos;
• Bom atendimento e boa relação com o público;
• Otimização de operações, entrega e devoluções.
Aplique ao dia a dia
Se o dia é do cliente, por que não torná-lo realmente especial e comemorativo? Fazer do público o seu melhor consumidor é uma estratégia vencedora, mas estender essa prática a todos os outros dias é tornar a sua empresa referência de mercado. Faça o Dia do Cliente ser todo dia na sua empresa.