A abordagem do cliente é onde se inicia a venda. Mesmo antes de saber se você possui o produto desejado, seu cliente começa a avaliar as possibilidades de compra já nos momentos iniciais do atendimento.
Dentre os diversos canais de venda, o telefone ainda é um dos mais utilizados e que oferece boas possibilidades aos vendedores. Sejam vendas ativas, onde a empresa busca o cliente ou futuro consumidor, ou vendas por ligação receptiva e conversão de atendimento, vender por telefone demanda técnica e conhecimento.
Assim como em lojas físicas, há a possibilidade de converter atendimentos em vendas, mas a grande vantagem da venda por telefone é a posição ativa que a sua empresa assume diante da oferta de produtos e serviços. Você identifica e busca seus clientes, ofertando soluções e investimentos.
É necessário tornar o atendimento por telefone em uma oferta promissora ao cliente, logo que ele ainda não identificou a necessidade do produto. Apresente seu serviço como uma oportunidade e torne-o atrativo e compensador, seja na venda ativa ou ao prestar informações.
Prepare-se para vender
Antes de iniciar um atendimento por telefone, conheça seu produto. Tenha as informações necessárias para solucionar dúvidas e prestar esclarecimentos. Conhecer o que você está vendendo é imprescindível e engloba todas as esferas do serviço, como preço, qualidade, formas de pagamento, usabilidade, vantagens ao adquirir o produto, entre outros.
Esteja preparado para perguntas diversas coisas e lembre-se que cada atendimento é individual. Mesmo planejando o passo a passo de abordagem, a aplicação resultará sempre em diferentes atendimentos para cada cliente.
Seja confiante e receptível
Sua entonação e simpatia têm grande impacto na receptividade do cliente, logo que a sua voz é a única referência que ele tem no momento. Então tenha segurança no que você está dizendo e evite um atendimento mecanizado e impessoal.
Desenvolva uma conversa amistosa, assim fica mais fácil converter o atendimento em uma venda. Ao desenvolver uma conversa menos comercial e institucional, ele dará a você mais informações sobre suas necessidades, dando uma ótima oportunidade para que você ofereça os produtos e serviços que melhor se adequam a ele. Novamente, o ponto chave da venda por telefone é fazer o cliente perceber uma oportunidade, não apenas um produto que ele possivelmente não quer.
Também é fundamental prestar atenção na dicção e clareza das mensagens. Mesmo com simpatia e um produto excelente, cabe ao vendedor deixar claro ao consumidor o que está sendo ofertado e porque é um bom investimento.
Exemplifique e aproxime seu produto do consumidor
Pesquisas de consumo indicam que as pessoas apresentam maior disposição para finalizar a compra se elas tocarem ou idealizarem o produto. Nas vendas por telefone, você precisa inserir o produto ou serviço na realidade do cliente de forma objetiva. Mais do que entender o que você está oferecendo, ele precisa entender a aplicação prática em sua vida.
Para isso, dê exemplos de como utilizar, quais vantagens ele terá e como a aquisição do produto é necessária às necessidades dele.
Saiba conduzir seu atendimento
Alguns atendimentos resultam em vendas, outros não. Nesse ponto, é importante otimizar seu atendimento guiando de forma correta o cliente.
Em alguns casos, por não conhecer ou dispor de muitas alternativas, o consumidor pode ficar indeciso. Cabe então ao vendedor exemplificar e oferecer o produto mais adequado e tornar mais eficiente o processo de venda.
Também é importante perceber quando o atendimento não resultará numa conversão ou venda, sabendo o limite entre oferta e insistência. Ao ser muito incisivo e persistente, o cliente pode se cansar e descartar, inclusive, possibilidades futuras de comprar o seu serviço.
Conte com o myrp para saber mais dicas de relacionamento e atendimento.