O mercado brasileiro vive uma época de instabilidade em todos os setores. Além da crise econômica nacional, a maioria das companhias também sofre momentos difíceis, com crises internas. Nesses momentos, a vida do micro e pequeno empreendedor fica ainda mais difícil, já que ele é responsável por executar várias tarefas dentro da empresa.
No post de hoje vamos trazer algumas dicas fundamentais para ajudar o empreendedor a melhorar a administração da sua empresa, mesmo em tempos difíceis. Venha conferir:
Aceite e enfrente a crise
Negar que a crise pode mexer no seu negócio, mesmo que de maneira secundária, só irá prejudicar a sua administração. Aceitar a crise não quer dizer que você deve ser pessimista e não fazer nenhum tipo de investimento em momentos difíceis, pelo contrário, é preciso encarar de frente o cenário econômico e a partir disso, gerenciar a sua empresa. Para isso, faça uma análise profunda do seu fluxo de caixa e crie metas de acordo com as suas disponibilidades.
Refaça o planejamento das suas vendas
Um dos setores que sofrem quase que instantaneamente os efeitos da crise é o de venda de produtos ou serviços. Isso reflete na receita e, consequentemente, na dificuldade de pagar os gastos da empresa.
Sendo assim, é necessário repensar as suas estratégias de vendas para evitar perder clientes e conseguir trazer novos consumidores para o seu negócio. Uma dica é investir nos principais produtos da sua companhia.
Como?
Por exemplo: Se você possui um restaurante e o seu carro chefe é um determinado prato, procure fazer promoções, combos, reduzir o preço do produto em um dia específico da semana e até mesmo aplicar algum sistema de fidelização, como o cartão fidelidade. Assim, os seus clientes ficarão mais motivados para ir ao seu comércio e para retornar.
Em época de crise deve-se rever todo o planejamento da sua empresa
É preciso redefinir os preços?
Temos uma combinação de redução do consumo e também inflação, causada pela alta de preços em itens como combustíveis e eletricidade. Neste momento é importante perceber o ponto de equilíbrio, entre aumentar seus preços (para acompanhar a inflação) ou reduzir preços (para atrair mais clientes em tempos de pouco consumo).
Para isso, faça uma pesquisa em seu segmento, analise e, se preciso, reveja os preços dos seus principais serviços, dos seus concorrentes e o principal: quanto o seu cliente está disposto a pagar.
Invista em ferramentas que facilitem a gestão
A ferramenta de gestão online é prática e facilita a vida do empreendedor
Já falamos aqui no Blog que em tempos de crise a grande dica é melhorar a sua gestão. De uma maneira geral, os empreendedores de micro e pequenas empresas procuram vários recursos para diminuir os seus gastos em momentos de crise e acabam tomando atitudes equivocadas, como não aplicar um sistema de gestão empresarial no seu negócio, o que é um grande erro.
Com o auxílio de uma ferramenta você terá mais precisão e segurança das suas informações e maior controle das suas finanças, monitorando tudo o que entra e o que sai da empresa. Assim, você terá maior embasamento para as suas tomadas de decisões.
Em momentos difíceis é necessário administrar o seu empreendimento com cautela, prestando sempre atenção nas suas atividades e na dos seus concorrentes, acompanhando as mudanças do mercado para ter uma reação rápida e não ficar para trás.
Ficou com dúvida sobre como administrar o seu negócio em momentos de crise? Nós podemos te ajudar. Deixe aqui o seu comentário que nós entramos em contato!