As habilidades de um bom gestor

    Para o sucesso de qualquer empresa, o empreendedor precisa ter algumas habilidades especiais. Não importa o segmento de atuação, tamanho ou modelo, a gestão de uma empresa exige que seus executivos tenham certas práticas para que ela alcance seus objetivos:

    Um empreendedor de sucesso precisa ter uma forte autoestima, afinal, é quase impossível que seu negócio não receba críticas ou recusas, principalmente no início. Ele precisa acreditar em si, nas suas ideias e no seu potencial, mas com cuidado para não parecer uma pessoa teimosa ou inflexível.

    Uma empresa não pode existir sem vendas. Por isso o empreendedor precisa saber vender: tem que se expor, definir preços corretamente, dar descontos que não causem prejuízos, negociar. Além disso, muitas vezes para começar a empresa, ele tem que vender a si próprio, suas ideias e produtos/serviços para os investidores.

    Um gestor deve ser capaz de controlar limites. O empresário que busca o sucesso deve ser um bom ouvinte para detalhes legais e financeiros e precisa estabelecer regras, critérios e protocolos. Um bom gestor está sempre atento aos impostos e às informações financeiras de seu negócio, pois eles causam altos custos para sua empresa.

    A confiança é um aspecto essencial na equipe de qualquer empresa. Oferecer produtos/serviços de qualidade exige conhecimento, trabalho árduo e persistência. Como nem sempre é possível que o empreendedor seja o mais competente nestas três atribuições, é essencial que ele tenha uma equipe confiável, que possa ajudá-lo naquilo em que ele não possui muita habilidade. Uma empresa de sucesso não se constrói sozinho: o gestor sabe que deve buscar pessoas com habilidades diferentes para que possam complementar o seu conhecimento.

    Visão de mercado é uma habilidade essencial para qualquer bom gestor. Para que a empresa tenha futuro, o dom da antecipação não pode faltar ao empresário. Ele deve ter em mente que o futuro é consequência do que já aconteceu, ou do que está acontecendo e deve prever possíveis obstáculos pelos quais a empresa pode passar. Um bom empreendedor deve enxergar os sinais do mercado e prever os acontecimentos.

    Por fim, para se tornar um bom gestor, o empreendedor deve ser capaz de suportar a incerteza e o risco. Afinal, nenhum negócio é perfeito e a prova de problemas.

    O que você procura?

    Categoria

    Categorias

      Assine nossa newsletter

      Teste Grátis

      Faça um teste grátis

      Exporte o XML das notas fiscais dos seus clientes

      Seja um parceiro Myrp.