Em tempos de crise a dica é: melhorar a gestão!

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Enquanto o PIB do Brasil deve encolher durante este ano e o assunto principal das conversas entre empresários é a crise, é preciso tomar importantes medidas para que a onda de pessimismo não derrube seu negócio.
Mesmo que o consumidor compre menos, ou que seu caixa fique um pouco mais apertado, sempre há ações que podem ser tomadas para prevenir e fortalecer seu negócio.
Trouxemos 5 dicas para micro e pequenas empresas que devem ser colocadas em prática:
 
1 – Aumente o número de fornecedores
Em tempos de mercado recessivo, você pode até controlar o que acontece na sua empresa, mas não com seus parceiros. O ideal é ter um bom relacionamento com o mercado e contar sempre com mais fornecedores. Primeiro, para sempre conseguir boas negociações na compra e segundo, para não ficar na mão no caso de um imprevisto.
2 – Evite a centralização de tarefas
Todo funcionário é importante, principalmente em uma pequena empresa, mas a saída de um profissional não pode ser motivo de queda de vendas, baixa na qualidade do produto, ou de desespero na empresa. É importante que os funcionários tenham conhecimento de mais de uma atividade e que o empresário saiba o que está acontecendo em todos os setores.
3 – De olho nos gastos e receitas
É fundamental para qualquer negócio estar atento ao fluxo de caixa e nas previsões de despesas e receitas, mas em tempos de crise, a regra vira uma obrigação. Gastos desnecessários podem ser cortados dando uma folga importante para o caixa e a previsão de receitas ajuda o empreendedor a organizar as finanças e se preparar melhor.
4 – Tenha uma ferramenta de gestão financeira
Para visualizar essas informações de forma rápida e fácil, o indicado é utilizar uma ferramenta de gestão empresarial. Além de disponibilizar as informações que o gestor precisa, melhora a organização e integração das informações. Se você ainda não utiliza nenhum software para controlar as finanças da sua empresa, uma sugestão é o myrp.
5 – Invista em novidades e comunique
É preciso inovar e se reinventar sempre, o consumidor adora uma novidade! Talvez aquela ideia super legal que ficou guardada na gaveta seja um diferencial para atrair mais clientes agora. Crie novas alternativas e comunique isso ao mercado. Claro, antes de qualquer iniciativa é preciso planejar.
O importante dos momentos de dificuldade é que tudo que você aprende e aplica fica como legado. Talvez seja difícil pensar nisso agora, mas uma crise pode deixar sua empresa muito mais forte e pronta para crescer!
 

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