Cinco passos para se planejar para 2015

    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    Já estamos no final deste ano, mas ainda dá tempo de se planejar para 2015! O cenário atual mostra a economia com números não muito favoráveis, o que torna ainda mais essencial o planejamento dos negócios para os próximos meses. Para traçar as metas futuras é necessário avaliar os números de 2014 e fazer uma projeção para o ano que vem. Uma ferramenta que pode auxiliar muito neste trabalho do pequeno empresário é um sistema de gestão online. Para fazer o planejamento, uma dica é seguir esses 5 passos:

    1. Faça uma análise do passado
    Relatórios de sistemas são ótimas opções para visualizar o que aconteceu com a empresa no ano anterior. O sistema de gestão online myrp emite um relatório de faturamento dos últimos 12 meses, com o qual o empreendedor consegue ter uma noção mais clara da sazonalidade de suas vendas, observar em que meses o negócio é mais ou menos rentável e se planejar adequadamente.
    2. Detalhe as metas futuras no sistema 
    Para começar a planejar é preciso pontuar tudo que se pretende fazer para o próximo ano. Uma ferramenta importante para isso é fazer o fluxo de caixa previsto, com as informações sobre as vendas, compras e contas que vai ter a pagar e receber, com uma média de valores para esses itens para os próximos meses. Dessa forma fica mais fácil visualizar o futuro, vendo que valores vão sobrar e planejar onde pode investir, ou até mesmo antecipar em que época pode faltar dinheiro e se precaver. Assim, é possível preparar um plano de ação consistente.
    3. Crie medidas com base nas informações levantadas
    Muitos empresários planejam as ações para o futuro, mas não analisam a viabilidade financeira para colocar em prática suas ideias. Planejam comprar novos equipamentos, mas não tomam ações que aumentem as receitas e possibilitem os investimentos. Sem isso, acabam não realizando o planejado e se frustrando. Com a visão geral sobre o passado da empresa e o que pretende para o futuro é possível definir, por exemplo, que para aumentar as vendas é preciso primeiro contratar mais pessoas, ou que para enfrentar uma sazonalidade serão necessários investimentos em comunicação que devem ser iniciados bem antes.
    4. Defina prazos e responsáveis pelas ações
    Para que as ações realmente sejam colocadas em práticas e gerem resultados, é essencial definir quem serão os responsáveis pelas medidas do ano seguinte. Também é importante estipular prazos para que tudo seja realizado, dentro do planejamento que foi criado com base nas informações do sistema de gestão.
    5. Volte para o sistema de gestão
    O passo final, com todas as ideias já definidas, é voltar para o sistema de gestão e atualizar as projeções. Com esses números determinados de forma responsável e consciente, a chance de ter um resultado de sucesso no próximo ano é muito maior!
    Share on facebook
    Share on twitter
    Share on linkedin
    Share on whatsapp

    Leia também

    Como emitir Nota de Saída: passo a passo definitivo

    O que você procura?

    Categoria

    Categorias

      Assine nossa newsletter

      Como emitir Nota de Saída: passo a passo definitivo

      Seja um parceiro Myrp.