Como planejar a sua loja virtual para o Black Friday

A Black Friday teve início nos Estados Unidos e sua origem é um tanto incerta. A expressão “sexta-feira negra” tem diversas histórias que apontam o possível início do termo, mas o mais comente utilizado é a quebra do mercado financeiro Américo, em 1960, após dois especulacionistas desestabilizaram o mercado do ouro. O impacto foi tão grande que houve necessidade de o governo intervir e tentar amenizar o desequilíbrio financeiro.
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Sendo essa a verdadeira origem do nome ou não, a verdade é que a Black Friday é um dia de intensa movimentação no comércio americano e que, aos poucos, foi se espalhando por outros países, incluindo o Brasil. A data que mobiliza diversos segmentos do varejo, sobretudo o online, se consolida ano após ano e faz sucesso entre consumidores e lojistas. Para quem compra, a vantagem é aproveitar descontos arrasadores e preços realmente imperdíveis. Para quem vende é uma opção de esvaziar os estoques para receber os produtos de Natal e ainda fidelizar clientes.
A data ocorre na primeira sexta-feira após o dia de Ação de Graças, feriado tradicionalmente americano e com forte apelo nos Estados Unidos. Com a proposta exatamente de incentivar a limpa dos estoques e começar os preparativos para as festas de final de ano, as lojas aproveitam para incentivar a antecipação dos presentes de Natal.

No Brasil

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A data chegou tímida no Brasil, apenas no comércio online, as promoções foram ofertadas pelos grandes varejos. Apesar das compras pela internet estarem crescendo e com uma representatividade ascendente, a Black Friday demonstrou-se bastante vantajosa para o varejo com lojas físicas. Assim, após pouco tempo, a sexta-feira de descontos começou a se mostrar vantajosa também para outros segmentos fora da internet. Grandes e pequenos lojistas estão aproveitando a oportunidade para oferecer boas vantagens ao consumidor que já prepara a lista de desejos para aproveitar a data.

Preparando seu e-commerce

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A Black Friday corre no final de novembro, mas a preparação para uma sexta-feira de ótimas vendas começa bem antes. Com um planejamento adequado, antecipado e uma organização eficiente, sua loja virtual fica preparada para atender à demanda de pedidos com eficiência e otimizar os resultados de vendas.

Estoque

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Faça um levantamento dos produtos que mais saem. É bem provável que eles sigam o mesmo fluxo e continuem sendo os mais procurados. Ao levantar o estoque, faça uma média de todos os produtos e a margem de venda deles, também considere o período que a Black Friday vai ocorrer, considerando possíveis mudanças sazonais de vendas.
Prepare o estoque garantindo que haja quantidade suficiente de cada produto para atender aos pedidos.

Descontos

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Avalie quais os produtos entrarão na promoção e quais os valores aplicados a cada um. É possível fazer várias aplicações de descontos sem que haja prejuízo no caixa, para isso é necessário considerar o valor de cada um e o tamanho da procura.
Aposte em descontos progressivos ou combos, onde o desconto fica maior na aquisição de mais produtos. É importante tornar atrativa a aquisição de mais itens, assim a vinculação de produtos da mesma categoria ou complementares é fundamental. Por exemplo, 50% de desconto em uma camisa, mas na compra de uma camisa e um casaco o desconto sobe para 70%.

Prazos e valores

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Considere que a data é adotada por diversas empresas e que ganha popularidade com o decorrer dos anos. Cada vez mais a Black Friday movimenta o comércio, sobretudo o online, por isso antecipe suas negociações com entregadoras e correios e esteja precavido em casos de entregas atrasadas. Considere o prazo e se informe se o sistema que sua empresa utiliza terá suporte para atender às entregas com o mesmo ritmo. Se possível, tenha também outras opções de entrega, como motoboy ou retirada pelo cliente no depósito, pois otimiza o tempo de entrega e reduz a quantidade de mercadorias atrasadas em caso de algum imprevisto.

Invista em comunicação

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A divulgação que a sua loja virtual participará da Black Friday deve ser iniciada bem antes da data. É importante planejar uma publicidade com a identidade da loja e divulgá-la de modo eficaz, através do próprio site, redes sociais e e-mail marketing. A contratação de anúncios pagos no Facebook ou Google Adwords, por exemplo, são ótimas ferramentas para atrair mais público para conferir as promoções.

Políticas da promoção

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Planeje as políticas de compras durante a promoção e deixe claro os prazos de recebimento. Também é necessário deixar claros os critérios de troca, prazos e condições para devoluções.
As sessões com perguntas frequentes auxiliam bastante os consumidores e poupam tempo para os atendentes e lojistas de e-commerces. Faça uma categoria respondendo, de modo objetivo, as principais questões.

Prepare seus consumidores

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Além de divulgar antecipadamente condições de entrega, prazos e condições de pagamento, é necessário investir na expectativa. Para isso, a nutrição de e-mails marketing e alimentação de redes sociais com prévias do que entrará em promoção é uma ótima ferramenta. Assim o consumidor já se prepara e define quais produtos deseja comprar.

Condições básicas

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Verifique os requisitos mínimos para uma sexta-feira poderosa, como a capacidade do seu e-commerce suportar o aumento do tráfego sem cair ou ficar lento. Também é importante disponibilizar um estoque mínimo para cada produto, evitando que o cliente, mesmo tentando realizar a compra nas horas iniciais da promoção, não encontre ele disponível.
 
A Black Friday conquista cada vez mais consumidores que se planejam para aproveitar as 24 horas de boas ofertas. Investir em boas promoções, com respeito ao consumidor e atendendo às expectativas do público garante que o seu e-commerce ou loja virtual ganhe espaço entre as empresas valorizadas e mais procuradas na Black Friday, resultando em um ótimo retorno para o seu caixa.
 
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