5 Filmes que todo o empresário deveria assistir

    Os filmes abordam ideias, aprendizados, conceitos e transmitem mensagens. Não é difícil encontrar lições de vida, superação e motivação por trás das histórias e enredos cinematográficos. Algumas produções envolvem emoções e humor em narrativas que podem ser grandes aprendizados, até mesmo para o mundo dos negócios.
    Baseados em fatos reais, pessoas inspiradoras ou acontecimentos fictícios, separamos uma lista com produções cativantes, mas principalmente lições de empreendedorismo, gestão, superação e sucesso. Por isso, separe um fim de semana, prepare a maratona de filmes e mergulhe em narrativas inspiradoras para você se tornar um grande empresário com boas referências.
    O Homem que Mudou o Jogo – 2011
    o-homem-que-mudou-o-jogo
    Além do cenário esportivo e cativante do beisebol, que atrai o público por ser um jogo incomum no Brasil, o filme é um retrato da persistência. Baseado no livro “Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game”, de Michael Lewis, a trama narra a trajetória de Billy, jogador de beisebol na juventude sem muito planejamento e objetivos claros. Apenas buscando realizar o sonho imediato de ser um grande esportista. Buscando destaque entre holofotes e troféus, Billy se vê frustrado com sua escolha de vida e, junto com o tempo e a idade avançando, começa a frustração e insegurança de uma vida mal planejada.
    Seu baixo rendimento esportivo devido à idade e à própria insatisfação resulta na tentativa de ele treinar um dos times de pior desempenho, o Oakland Athletics. Ao encontrar Peter Brand, um estrategista visionário, ambos desenvolvem um sistema que identifica potenciais nos jogadores que escapavam à mídia e às apostas esportivas. Ou seja, Billy foi capaz de vencer o baixo investimento econômico e a falência desportiva, reunindo um time barato e bastante desacreditado por grandes críticos do esporte. Tudo isso, devido à complicada análise estatística.
    A grande lição é que planejamento é a base do sucesso e que nunca é tarde para aplicar metas e caminhos novos. Estratégias óbvias também funcionam e o mercado, a crítica e a grande corrente nem sempre estão certos. Ir contra as tendências pode ser ótimo para os seus resultados.
    Indie Game: The Movie – 2012
    indie-game
    O documentário acompanha e retrata a produção de três jogos independentes. Traçando o perfil dos jogadores, o filme lança características bastante comuns ao mercado empresarial. Jonathan Blow reflete o artista incompreendido, acredita no valor dos games como forma de expressão artística e tenta desvincular ao máximo o valor capitalista de seu jogo. Ou seja, ele quer que os gamers compreendam a essência do jogo, se envolvam e não apenas consumam, mas absorvam os conceitos.
    Tommy McMiller e Edmund Refenes se inserem no mundo dos games como escape da realidade. O filme aborda seus aspectos introspectivos e pouco socializantes de homens sem amigos, relacionamentos ou vida social. Assim, acabam mergulhando nos games como ocupação e sentido para a vida.
    Phil Fish é perfeccionista e excede seus objetivos, tornando os games um fardo mal realizado e não aproveitado. O documentário retrata um gamer incapaz de conciliar e equilibrar as rotinas, bem como compreender e lidar com as frustrações, fazendo com que seu jogo não obtivesse sucesso, mesmo sendo um dos mais bem visados e promissores.
    No geral, o documentário faz uma análise dos perfis dos empresários que pecam pelos extremos. A falta de equilíbrio numa perspectiva empresarial, resulta em negócios mal geridos e chefes frustrados.
    Rede Social – 2010
    a-rede-social
    Mais do que conhecer a mente criativa por trás do Facebook e a trajetória de sucesso entre o nerd e um dos homens mais ricos do mundo, A Rede Social apresenta as dificuldades, possibilidades e faz um retrato das aspirações da juventude empresarial. Um jovem antissocial, dois irmãos capazes de investir muito dinheiro e um menino controlado pelas pressões familiares, a narrativa apresenta tudo que eles têm em comum: ânsia por informação e conteúdo. O filme, em si, faz uma trajetória de intrigas, reviravoltas juvenis e um toque de aventura para deixar a narrativa emocionante e imersiva, mas o que importa realmente é a ascensão de um jovem sonhador, uma boa ideia e uma ousadia bastante pertinente.
    O valor empresarial está em acreditar na inovação, na aposta e nas ideias absurdas. O mercado exige mentes que mergulham em suas ideias e defendem seus desejos. Afinal, sua empresa tem uma fanpage porque, em algum momento, Mark Zuckerberg infringiu algumas normas.
    Amor sem Escalas – 2009
    amor-em-escalas
    Especialista em demitir pessoas, Ryan Bingham trabalha viajando pelos Estados Unidos demitindo funcionários de outras empresas. Numa ótica geral, o filme é um relato romântico, mas a lição empresarial, a partir dos recém demitidos, é que sempre é hora de inovar, recomeçar e buscar novos olhares.
    A forma de comunicar também é essencial, já que uma demissão não é tarefa fácil de se anunciar, mas que pode ser acompanhada de novas perspectivas e motivações. Mas não espere pontos drásticos, como uma demissão ou a urgência de mudar. Mas busque se reinventar e trazer novas maneiras de lidar com o mercado.
    À Procura da Felicidade – 2006
    a-procura-da-felicidade
    É um clássico dos tempos modernos. Mas, geralmente, é visto sob a ótica das bases de entretenimento, sem considerar a grande mensagem empreendedora por trás. Para os empresários, a grande lição que Chris Gardner narra é a persistência e dar credibilidade à sua ideia. Todo bom negócio precisa de tempo, de investimento, de bons olhos. O sucesso é um crescimento constante, construído aos poucos e que, muitas vezes, tem quedas bruscas.
    O filme retrata a busca de Chris pelo seu retorno ao mercado de trabalho em meio às dificuldades de sua vida pessoal, que envolviam um casamento ruído, os cuidados com o filho pequeno e a crítica situação financeira. Enfrentando obstáculos e equilibrando a crença e a necessidade de fazer valer seus esforços no marcado de trabalho, Chris demonstra seu talento e determinação através do foco e dedicação aos seus objetivos.
    O myrp oferece os melhores conteúdos para você obter sucesso e acertar em suas escolhas. Motive-se com a gente!
    https://www.myrp.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/09/myrp-banner-ebook-gestao-de-marcas

    O que você procura?

    Categoria

    Categorias

      Assine nossa newsletter

      Teste Grátis

      Faça um teste grátis

      Exporte o XML das notas fiscais dos seus clientes

      Seja um parceiro Myrp.