Planilha de Ordem de Serviço (gratuita)

    Para começar a falar sobre esse assunto, precisamos entender primeiro o que é a Ordem de Serviço. Se trata de um documento que a sua empresa emite declarando ao consumidor todos os serviços que serão prestados a ele, contendo o preço individual de cada detalhe da contratação. É como uma nota fiscal, porém destinada apenas a serviços, e não produtos. As empresas que precisam utilizar esse documento precisam trabalhar com algum tipo de serviço, como mecânica ou concerto em geral, ou seja, as empresas que trabalham com produtos não palpáveis e que geralmente acontecem longe do cliente. A ordem de serviço é muito importante, pois deixa o consumidor informado sobre tudo o que ele está comprando, gerando um conforto maior na parte do pagamento, pois ali é detalhado cada parte do serviço a ser prestado. A integridade da empresa se torna muito positiva emitindo esse tipo de nota, pois é uma confirmação e garantia fornecida ao comprador.   >>> Baixe agora a Planilha de Ordem de Serviço do myrp!   Como emitir uma ordem de serviço? Uma das ferramentas que podemos utilizar para emitir esse tipo de documento atualmente são as planilhas. Existem muitas empresas que fornecem essa ferramenta, desde modelos pagos (como o Microsoft Excel) até gratuitos (como o Google Planilhas). As planilhas auxiliam muito no gerenciamento de uma empresa e a ordem de serviço pode se tornar muito mais fácil de ser criada com o auxílio desses softwares. Veja essa postagem que nós fizemos anteriormente sobre as planilhas de cadastro de clientes, pois você também vai precisar dela. As informações dos clientes serão cruciais para o andamento do processo de emissão da ordem de serviço, para tornar o documento válido e muito mais íntegro.   Coloque as informações coletadas no cadastro dos seus clientes em uma primeira aba da planilha de ordem de serviço. Após isso, você deve adicionar as seguintes informações: Nome do atendente É muito importante colocar o nome do funcionário que atendeu o cliente, pois a partir dessa informação será possível manter contato para sanar quaisquer dúvidas vindas, tanto do consumidor, quanto dos outros funcionários da sua empresa. Local de prestação do serviço O endereço do local onde o serviço será prestado deve constar na planilha, pois é uma informação muito importante para o controle de vendas da empresa e para o cliente que a contratou. Qualquer problema futuro que o serviço possa apresentar, deve ser resolvido no local onde foi prestado. Data e hora do atendimento Essas duas informações auxiliam no controle e na garantia do serviço, tanto para o cliente, quanto para a empresa, pois demonstra o momento em que o serviço foi contratado, evitando qualquer tipo de informação errônea vinda por ambas as partes posteriormente. Descrição do serviço Descrever detalhadamente todo o serviço que foi contratado gera garantia, tanto para o cliente quanto para a empresa, pois demonstra toda a gama de coisas que a empresa se propôs a fazer e evita possíveis maus entendimentos por parte do cliente. Assim, se houver algum tipo de problema após a prestação do serviço, a empresa e o cliente estarão cientes do que pode ter acontecido e se foi ou não culpa da empresa. Código do serviço Estabeleça códigos para cada tipo de serviço que a sua empresa oferece. Isso auxilia na organização e no monitoramento de vendas. Além disso, facilita no momento de descrever para o cliente o que envolve cada tipo de serviço contratado. Quantidade de itens ou horas Tenha documentado o número de itens deixados na empresa pelo cliente ou quantas horas o serviço dura para ser finalizado. Esse tipo de informação é essencial para um melhor monitoramento da situação e para evitar possíveis desentendimentos. Serviço prestado Além de fornecer o código do serviço, é importante mencionar o nome de cada contratação feita pelo cliente, pois isso deixa mais claro para o contratante sobre o que ele está pagando, além de não gerar confusões ligadas ao código após o término do serviço. Preço unitário/hora Forneça o preço de cada serviço contratado pelo cliente, individualmente, para que ele tenha clareza sobre tudo o que ele estiver contratando. Isso ajuda na hora de gerenciar o fluxo de caixa da empresa no final do mês também. Preço total Indique a soma do preço de todos os serviços contratados para o cliente, ajudando no momento do pagamento e no monitoramento de finanças ao final do mês. Assinatura do cliente e do atendente Deixe um espaço para a assinatura do cliente e do atendente no momento da contratação do serviço, pois essa é a garantia que a empresa terá de que o consumidor está ciente de todas as informações que constam no documento.   Quando atualizar a planilha? O documento deve ser atualizado toda vez que um cliente contratar um novo serviço. Além disso, a ordem de serviço deve ser impressa em duas vias e enviada para o e-mail do cliente. Assim, você garante que o consumidor estará ciente de todas as informações constadas no documento, não se responsabilizando por possíveis desentendimentos vindos por parte do contratante. Sendo assim, a ordem de serviço evitará possíveis problemas futuros, vindos de reclamações ou falta de informação.   >>> Baixe agora a Planilha de Ordem de Serviço do myrp!   Esse artigo foi útil para um melhor gerenciamento da sua empresa? Talvez você também goste desse outro artigo sobre Planilha de Controle Financeiro.

    Planilha de Controle Financeiro

    Um dos grandes problemas pelos quais os empreendimentos passam atualmente é saber conciliar as finanças da empresa e da vida pessoal. Muitas vezes, a falta de organização nesse setor pode gerar graves prejuízos para o seu negócio. Porém, atualmente existem métodos simples que facilitam e muito os empreendedores no momento de gerenciar a sua empresa. Assim como já mostramos em artigos anteriores, a ferramenta a ser utilizada para organizar melhor as informações do seu negócio é a planilha. Muitas empresas de nome já disponibilizam o software, de forma gratuita, como o Google Planilhas, e paga, como o Microsoft Excel. Esse tipo de programa pode ser a solução para muitos problemas organizacionais da sua empresa. Um controle financeiro bem feito permite encontrar algumas causas de possíveis problemas financeiros que a empresa pode passar, auxiliar na separação da economia pessoal e empresarial e ajudar a entender o período pelo qual o seu negócio está passando, dando uma visão mais realista do real sucesso do empreendimento.   >> Baixe agora a Planilha de Controle Financeiro do myrp!   Por que gerenciar o financeiro? Um controle total de gastos e ganhos da sua empresa pode evitar situações que coloquem em risco o funcionamento dela. Um mau planejamento financeiro pode levar muitas empresas à falência em muito pouco tempo. Isso se deve a um gasto errôneo e exagerado sem uma devida fiscalização, colocando os negócios em dívidas extremas que não podem pagar, o que acaba levando ao fechamento precipitado do estabelecimento. Esse tipo de situação é muito comum, porém o controle financeiro permite verificar as contas da empresa e estabelecer uma faixa limite de gastos por período, o que evita dívidas impossíveis de pagar e, consequentemente, a falência por essas circunstâncias. Além disso, ter a fiscalização correta dos gastos do empreendimento ajuda a analisar os possíveis problemas financeiros pelos quais a empresa pode passar e formas de lidar com isso, visando sempre o crescimento do estabelecimento.   Como fazer o controle financeiro? Há uma grande facilidade em estabelecer esse controle atualmente. Utilizando ferramentas como planilhas, você consegue ter uma visão ampla do financeiro e fazer as atualizações e alterações de informação de forma simples e eficaz. No entanto, há um dado essencial que deve estar na sua planilha de controle. Antes de falar dos dados que precisam constar na fiscalização, é importante estabelecer um planejamento. No documento, você pode estabelecer uma meta mensal, através de diálogo com os funcionários e sócios da sua empresa, para incentivar os trabalhos visando tais resultados. Embaixo da planilha de planejamento, coloque as situações reais pelas quais a empresa está passando. Isso permite uma visão mais completa da situação do seu empreendimento e um acompanhamento completo dos resultados obtidos.   No seu documento de fiscalização deve constar o DRE mensal da empresa, com as seguintes informações: Receitas Operacionais Todo o dinheiro que vem da venda dos seus produtos ou serviços. É importante saber essa receita em separado, pois essas informações permitem a análise de lucro que seu estabelecimento consegue com o trabalho. Despesas diretas Aqui devem constar todos os gastos que a empresa tem com seus produtos de venda, como matéria-prima e produção, por exemplo. Esse item ajuda você a observar se as vendas estão conseguindo suprir o investimento da empresa. É possível analisar, por exemplo, se o preço que está sendo cobrado pela mercadoria ou serviço não está muito baixo, ou muito alto, e se não é o caso de rever e adequar esses preços. Despesas indiretas Esses são os gastos que a sua empresa tem, mas que não estão diretamente relacionados aos seus produtos. Como aluguel do local onde está localizada a empresa, por exemplo. Esse dado permite que você avalie a situação mercadológica da empresa, podendo administrar a parte do lucro que deve ser utilizada para manter o estabelecimento, fazendo manutenções, deixando o aluguel em dia e pagando as dívidas que não envolvam o produto. Margem de distribuição Esse tópico mostra a margem estabelecida entre os ganhos de receita vindos das vendas com despesas como pagamento de salário. Basicamente, aqui você vai identificar a quantia que será distribuída a partir do lucro obtido com os produtos da empresa. Resultado não operacional Essa informação é todo o lucro que a empresa conseguir que não seja resultado da venda dos produtos, como rendimentos vindos de aplicações financeiras, por exemplo. A importância desse dado fica por conta da possibilidade de averiguar se os outros métodos de coleta de capital, que o empreendimento está tomando, realmente funcionam, possibilitando o corte de gastos desnecessários. Impostos É importante separar todo o dinheiro necessário para manter a empresa correta perante o Governo. A documentação desse número auxilia a ter sempre o pagamento correto das taxas do estado, evitando problemas futuros com a justiça e a legislação do nosso país. Lucro ou prejuízo Nesta coluna ficará a soma de todos os itens acima que estão ligados à entrada monetária e a subtração dos pagamentos feitos pela empresa. A partir desse dado, será possível avaliar se a empresa está progredindo em lucros ou se está no vermelho. Rentabilidade Esse item mostra, em porcentagem, qual a situação de lucro da empresa em cada mês, a fim de ter uma visão ampla de crescimento ou declínio do seu negócio. Essa informação auxilia no momento de analisar os possíveis problemas pelos quais o estabelecimento está passando e a investigação de soluções visando o aumento de lucro.   Quando atualizar? Os dados da planilha devem estar sempre atualizados para que não haja nenhum transtorno ou perda de informação. É essencial que, ao final do mês, as informações estejam todas corretas, pois é nesse período que você vai entender a situação em que a empresa está. O monitoramento diário é muito importante, mas a passagem dessas informações para a planilha pode ser feita uma vez por semana, para averiguar se as informações estão de acordo com a realidade da empresa.   Posicionamento de um bom monitor financeiro Além de apenas monitorar o andamento da empresa, analisar lucros e despesas e

    Planilha de controle de estoque

      Muitas empresas atualmente sofrem de um grave problema por falta de experiência em gestão: não utilizar uma planilha de controle de estoque. Essa situação acaba gerando um desconforto, tanto para o vendedor quanto para o cliente, pois a falta de itens para venda pode até mesmo afastar consumidores. Apesar dessa falta de experiência afetar muitos negócios, a tecnologia fornece meios de resolver essa situação de uma maneira simples, adotando as planilhas. Realizar o gerenciamento de estoque com essas ferramentas faz com que você tenha o controle sobre os produtos que entram e o número de vendas do mês, o que possibilita um maior controle de gastos e prevenção de falta de itens. Nós do Myrp vamos dar algumas dicas para que você utilize as planilhas de forma correta a fim de melhorar o monitoramento de suas vendas e obter melhores resultados no número de produtos do estoque mensal. Confira! Baixe agora a Planilha de Controle de Estoque do myrp!       Por que devo controlar meu estoque? Ter a consciência do número de produtos existentes na loja antes das vendas é muito importante, pois assim é possível saber se a reposição do estoque está sendo feita corretamente e se atende à demanda de vendas de um certo período de tempo. Há dois problemas possíveis nisso, o estoque pode estar muito escasso ou robusto demais. Tendo menos produtos do que vendas, os clientes possivelmente se frustrarão quando tentarem comprar um produto sendo que não poderão levar, no momento do pagamento, a compra para casa. Em contrapartida, se houver um estoque maior do que o número de vendas, o dinheiro investido nos itens será um prejuízo para o estabelecimento. Outro ponto a ser levado em consideração quando se fala em gerenciamento de estoque é o controle de vendas da empresa. Por meio de um documento constando todos os dados dos produtos, é possível observar o crescimento ou declínio da rotatividade, dando a chance de investigar um problema no estabelecimento, como a questão de preços dos produtos, por exemplo. É fácil identificar o momento correto de aumentar ou diminuir os preços a partir de uma visão ampla de estoque. Como posso realizar o controle de estoque? As ferramentas de planilha ajudam muito nesse aspecto. Esses programas são fornecidos por inúmeras marcas de peso atualmente, sendo as mais famosas o Microsoft Excel e o Google Planilhas. Ao utilizar um desses programas, seu gerenciamento de controle de estoque se torna muito mais fácil e automatizado, garantindo um maior controle do seu estabelecimento sem demandar muito de seu tempo útil. Mas para fazer um bom documento de fiscalização, é importante levar em consideração as informações mais importantes sobre os produtos da sua empresa. O número de dados informados nas planilhas sobre os itens de venda tende a crescer sempre, mas o mais importante é manter os dados atualizados, principalmente os essenciais, que falaremos no tópico abaixo. Quais informações devem estar presentes em uma planilha de controle de estoque? Independente do produto que é comercializado pela sua empresa, alguns dados são essenciais para um melhor gerenciamento na planilha. Porém, é válido dizer que é possível sempre incrementar a gama de informações sobre o item de acordo com a sua necessidade. 1) Data de entrada É crucial que a data de entrada do produto no estoque esteja na primeira coluna, pois é a partir dela que a análise de gerenciamento iniciará. A data de entrada demonstrará qual o período em que o produto ficou na loja até ser vendido. 2) Data de saída Assim como a data de entrada, a data de saída do produto do estoque também é muito importante, pois essa informação atua diretamente com o dia que o produto chegou na loja. Esse dado também é de suma importância para analisar o tempo em que o produto demorou para ser vendido. 3) Descrição do produto É válido descrever o produto na planilha, para que sua fiscalização seja a mais detalhada possível. Além disso, descrever o item ajuda a observar se, com o tempo, não começa a existir nenhum tipo de problema com a mercadoria antes da venda, evitando, assim, frustrações por parte dos consumidores. 4) Número da nota fiscal Após realizar a venda, registre o número da nota fiscal emitida para o produto, para que, se houver problemas futuros, a resolução seja simples, fácil e rápida. Esse tipo de medida muitas vezes mantém consumidores que possivelmente deixariam de comprar na sua loja devido a um mau atendimento. 5) Quantidade de itens no estoque Marque quantos produtos do mesmo tipo estão disponíveis na loja. Isso auxilia você no momento de observar o número de produtos que foram vendidos ao final do mês, além de dar a possibilidade de observar qual produto foi mais procurado pelos clientes. 6) Custo unitário Coloque sempre o valor unitário de um produto, pois isso ajuda na hora de reavaliar a questão de preços e gerenciar de forma mais cautelosa o sistema de cobranças que sua loja adota. Além disso, o valor unitário auxilia no momento de avaliar se é necessário investir mais ou menos em um produto e o quanto isso vai gerar de lucro ou economia para a sua empresa. 7) Custo total Tenha também o custo total de cada produto investido pela sua empresa, pois isso facilita na hora de identificar os lucros que a empresa teve ao final do mês. Ter os números corretos também ajuda a observar se vale ou não a pena continuar investindo em um tipo de item. Esses são os itens essenciais que devem constar em sua planilha, porém, como falamos anteriormente, o ideal é que cada empresa amplie a gama de informações que julgar necessárias para cada tipo de produto vendido. Baixe agora a Planilha de Controle de Estoque do myrp! Como qualificar a gestão de estoques? Uma planilha de controle já será de grande ajuda na organização e gestão do seu estoque. Contudo, investir em um software para automatizar essa gestão pode facilitar ainda mais e dar condições para uma gestão mais eficiente. Um software de gestão de estoque vai facilitar o trabalho manual de preenchimento da planilha, otimizando

    Planilha de Cadastro de Clientes

    Hoje em dia é complicado pensar em gerenciar uma empresa sem um computador. Por esse motivo, o método utilizado para cadastrar clientes era algo muito complexo, o que acarretava em pouco interesse nesse tipo de fidelização. Porém, atualmente a facilidade em salvar informações em um computador é grande e nos possibilita a criar novas formas de se comunicar com nossos consumidores. >>> Baixe agora a Planilha de Cadastro de Clientes do myrp! Uma das grandes facilidades que a tecnologia trouxe para nós atualmente é a de poder gerenciar o negócio de forma simples e rápida. Para isso, basta utilizar uma das ferramentas mais famosas nos computadores: as planilhas. Existem muitas empresas que lançaram esse programa no mercado, sendo alguns pagos e outros disponibilizados de forma gratuita na internet. As marcas mais famosas e utilizadas são: Microsoft Excel e Google planilhas. O uso dessa ferramenta proporciona um controle maior do andamento do seu negócio, pois com elas podemos ter, de forma escrita, todas as informações referentes à gerência do estabelecimento, como o número de funcionários, a rotatividade do caixa e até mesmo um cadastro dos consumidores. Neste artigo, queremos dar uma ideia de como você pode melhorar sua empresa com um cadastro de clientes. Por que o cadastro é importante?   Já pensou no tipo de serviço que você pode oferecer aos seus consumidores tendo em posse formas de contato com eles? Atualmente, devido às planilhas, temos uma grande facilidade em obter um banco de dados das pessoas que consomem nossos produtos e, por esse motivo, é possível entregar um atendimento especializado e melhor aos clientes. Com um cadastro, você pode manter contato com seus clientes para coletar informações e melhorar seu estabelecimento. É possível ter um feedback dos consumidores, saber se eles gostaram do produto e o que eles sugerem para uma melhoria da empresa. Além disso, obtendo o contato dos clientes, você consegue enviar a eles sugestões de novos produtos e possivelmente conseguir novas compras da pessoa. Um cadastro bem elaborado também permite que você tenha um contato mais próximo com seus consumidores, sabendo o que mais gostam de comprar e a data dos aniversários, por exemplo, o que gera fidelização desses clientes com a sua empresa. Como fazer um cadastro bem elaborado?   Para um bom gerenciamento dos clientes, é recomendável que se use uma planilha no computador obtendo as seguintes informações: CPF/CNPJ Esse documento é importante para que você tenha o controle da integridade e do nome do seu cliente, junto às informações, como cartões de débito, crédito ou cheques, que ele te fornecer. Nome/Razão Social É legal saber o nome do seu cliente, para tratá-lo formalmente e saber com quem você está conversando. Tratar os clientes pelo nome gera um respeito maior no momento do atendimento e até mesmo para a sua marca. Inscrição Estadual (apenas se seu cliente for uma pessoa jurídica) Esse documento emite o registro formal da empresa do seu cliente junto à receita federal, sendo assim, é possível saber a situação do cliente em relação aos impostos e permissões. Endereço (contendo número, complemento, bairro, cidade, CEP, entre outros) Ter o local de moradia do seu cliente facilita no atendimento ao mesmo e a possíveis visitas ou cartas que poderão ser feitas a essa pessoa. Além disso, o endereço facilita a fornecer serviços para a pessoa, como levar o produto para a pessoa, fazer cobranças por correio e até mesmo enviar felicitações em datas comemorativas, por exemplo. Telefone e celular É, depois do contato pessoal, a maneira mais próxima e de conversar com o seu cliente, o que possibilita um maior conhecimento do mesmo e um vínculo de amizade com essa pessoa. O contato via telefone ou celular também proporciona uma conversa direta com o cliente para entender possíveis problemas no pagamento ou com o produto comprado. Email Outra forma de contato direto com seu cliente, porém menos intrusivo. É possível enviar sugestões de produtos, propagandas e até mesmo felicitações nos aniversários e datas comemorativas. O email também serve como um tipo de contato mais formal sobre a empresa, possibilitando o envio de documentos referentes a uma compra, notas fiscais eletrônicas, boletos bancários, entre outros. Uma planilha contendo essas informações dá a você um melhor atendimento aos seus clientes, entendendo quem eles são e como ajudar eles com possíveis problemas, compreendendo que tipo de produto essas pessoas procuram na sua empresa e que tipo de forma elas querem ser tratadas. A planilha de cadastros também ajuda a visualizar o número de vendas ao longo dos meses, e a fidelidade dos clientes com a sua loja. Você pode observar, por exemplo, se um consumidor que era fiel parou de adquirir produtos na sua loja e, assim, identificar problemas que podem ser resolvidos, ou o contrário, se a sua empresa está trazendo mais clientes, é possível investigar que tipo de ação está funcionando para melhorar o estabelecimento. Quando atualizar?   O cadastro de clientes deve ser atualizado toda vez que sua empresa receber novos compradores. Além disso, é importante manter os dados dos seus clientes sempre em dia, para que todo o seu trabalho seja válido. Você também pode adicionar novas informações que julgar necessário sobre cada consumidor ao longo do tempo, pois quanto mais  informações você tiver de quem consome na sua loja, melhor. Se animou com a possibilidade de interação com seus clientes? Talvez você também possa gostar das nossas dicas de como atrair mais clientes para a sua loja. >>> Baixe agora a Planilha de Cadastro de Clientes do myrp!

    Planilha para controle de vendas

    O grande objetivo de toda empresa é a venda de seus produtos e/ou serviços. Assim, ela obtém lucro e é capaz de se manter ativa no mercado, gerando empregos, investimentos e fazendo o dinheiro circular. Uma ferramenta estratégica para que isso seja possível é a planilha para controle de vendas. Baixe agora a Planilha de Controle de Vendas do myrp Por isso, engana-se quem pensa que a estratégia para que se obtenha êxito nessa área é apenas vender, sem seguir um planejamento. Para que o crescimento da empresa se dê de forma sustentável, e assim aumentar a rentabilidade do seu negócio, é importante que os números relacionados a venda, compras e demais transações que ocorrem na empresa sejam acompanhados de perto, adicionados em um banco de dados e muito bem analisados. Para que isso seja possível, é necessário que o empreendedor tenha sempre controles muito bem definidos de todas as informações importantes para a empresa. Fluxo de caixa, vendas, compras e estoque, são alguns exemplos de dados que precisam ser coletados e armazenados muito bem para que as decisões sobre a empresa sejam tomadas. Um bom controle de vendas, por exemplo, é indispensável para criar previsões de resultados, saber como a empresa tem performado, como seus empregados têm trabalhado e como deve ser o planejamento com os fornecedores. O que é um controle de vendas? Um controle de vendas é caracterizado por um processo, composto por algumas etapas, que fiscaliza as etapas relacionadas às vendas que já foram realizadas, estão em andamento e/ou estão engatilhadas no seu público consumidor. Essas etapas compreendem informações importantes e análises que ajudam a estimular melhorias na forma de compra de mercadorias, armazenagem, abordagem e demais ações relacionadas ao processo de compra de um produto ou serviço. Como você já pode perceber, o controle de vendas vai além das informações sobre venda, mas permite também observar como está o atendimento e desempenho de funcionários, a rotação de estoque e também indicativos da situação financeira da empresa. Com esses dados, traçar novas estratégias, aprimorar as já existentes e buscar mais resultados fica muito mais fácil. Como funciona o controle de vendas? Por meio de um programa específico ou uma planilha propriamente estruturada para isso, você é capaz de alimentar o banco de dados, cruzar informações e retirar insights de como gerir a empresa da melhor forma possível para ter mais resultados. Com os dados devidamente categorizados e atualizados, é possível identificar colaboradores que se destacam ou deixam a desejar na performance, produtos ou serviços que são mais procurados, aqueles que trazem mais lucro, ou até clientes que têm maior incidência de compras. Com dados concretos sobre produtos, por exemplo, você deve traçar estratégias que foquem nas deficiências da sua empresa, ou potencializar forças. Sabendo aquilo que mais sai, fica muito mais fácil pensar em campanhas promocionais. O mesmo pode ocorrer com aquilo que tem pouco apelo com os clientes. Já ao saber os volumes de vendas dos colaboradores, a empresa pode analisar quais os problemas que atingem aqueles que tiverem o pior desempenho, ou os motivos que levam alguém ter mais sucesso do que os outros. Assim, buscar soluções em conjunto se torna viável e muito mais saudável para que a empresa possa aprimorar seus processos em todos os sentidos. Não existem modelos fixos e absolutos de controle de vendas, é sempre ideal procurar uma base e adaptar para que ele supra melhor as suas necessidades e as da sua empresa, provendo informações concretas e atualizadas sobre a situação do momento. Por onde começar esse processo? Se a sua empresa ainda não possui uma boa forma de fazer o controle de vendas, um bom início é trabalhar com planilhas que possam receber os dados e já combinar as informações do seu negócio. Para ajudá-lo, criamos um documento que servirá de start para suas principais análises. Nele, você adiciona as informações disponíveis na sua empresa, observa os dados gerados e já pode começar a traçar novas estratégias para melhorar seus resultados. Planilhas de controle são ideais para micro e pequenos empresários que querem garantir que seu negócio se mantenha saudável para crescer cada vez mais. O que é possível fazer? Para fazer um bom controle de vendas, recomendamos que sejam seguidos os passos listados nos tópicos a seguir. Confira! Mapear as vendas Com os dados registrados em uma planilha, é muito mais fácil observar o comportamento dos consumidores em determinadas épocas, e identificar quais são os produtos ou serviços da sua empresa que mais têm saída nesses períodos. Sabendo quais são os mais procurados em datas como Natal, Dia dos Namorados e Dia das Mães, por exemplo, é possível estabelecer estratégias e práticas mais eficientes para aumentar as vendas nas próximas datas comemorativas ou impulsioná-las nos períodos entre elas. Já em um restaurante, por exemplo, é possível identificar os dias da semana em que o movimento é maior e quais as tendências dos consumidores durante o mês. Criar banco de dados sobre clientes Com um bom controle de vendas é possível estabelecer um banco de dados com as informações dos clientes e, dessa forma, oferecer melhores condições, manter o pós-venda e proporcionar uma melhor experiência de compra. Estabelecer um relacionamento mais próximo com o cliente poderá gerar fidelização e mais vendas para a sua empresa. Melhorar o controle do orçamento O controle de vendas é essencial para a planilha de orçamento da empresa. Ela mostra o que tem entrado de capital, o que tem saído de produtos/serviços e permite visualizar a situação do estoque (não diminuindo a necessidade de um Controle de Estoque eficiente). Com ela você tem informações muito importantes para serem levadas em conta na hora de verificar a saúde financeira da empresa, por isso deve estar sempre atualizada e com os dados dispostos de forma clara. Quais são os prós e contras de usar uma planilha de controle de vendas? De acordo com estudiosos da área e informações colhidas com usuários de planilhas de controle de vendas, elas podem apresentar prós e contras no uso. Listamos esses pontos para que você tenha um entendimento maior sobre o tema.

    Planilha de Fluxo de Caixa

    Planilha de fluxo de caixa Ter um bom controle sobre todas as transações e informações da empresa é de grande importância para garantir que ela se mantenha saudável e com um bom crescimento, que é o objetivo de todo empresário e empreendedor. O lucro de um negócio está diretamente ligado à capacidade de gerenciar e tomada de decisões dos seus gestores. Essas tomadas de decisão, obviamente, não podem ser pautadas em opiniões, desejos e gostos da diretoria. Elas devem ser realizadas com base em dados e informações concretas sobre a situação da empresa. Para isso, manter controles, produzir relatórios e reunir o máximo de conhecimento sobre o seu próprio negócio é imprescindível para garantir a maior assertividade das estratégias escolhidas. Esse conhecimento sobre a empresa, que se faz necessário, só é produzido através de muitas analises e estudos sobre a organização e seus resultados. Para isso, é de grande importância a criação e manutenção de controles e relatórios periódicos sobre a situação em que ela está e seu futuro. Algumas ferramentas básicas passam a ter grande papel nisso, como o controle de vendas, o controle financeiro, o controle de estoque e o fluxo de caixa. Esse último sendo um dos mais importantes para auxiliar na observação da real posição do seu negócio. A importância de um bom fluxo de caixa O Fluxo de Caixa é um dos primeiros passos de uma boa análise financeira e é capaz de projetar as entradas e saídas da empresa. Assim, atua auxiliando as tomadas de decisão de investimentos, promovendo observações sobre os gastos realizados e sobre o desempenho de vendas e entradas da organização. Uma ótima gestão financeira é primordial para garantir o sucesso do negócio. Com o Fluxo de Caixa em dia, é possível manter sempre atualizadas as informações sobre pagamentos que devem ser feitos e visualizar em tempo real a existência, ou não, de recursos para quitar tais dívidas. Ainda, é possível identificar como se comportam as finanças da empresa, permitindo estratégias e previsões para futuros investimentos e novos negócios programados para a empresa, além de visualizar os resultados de investimentos realizados anteriormente. E fora isso tudo, com o Fluxo de Caixa é que identificamos qual o nível de gastos da empresa e pontuamos onde é possível realizar melhorias, cortes e revisões. Assim, pode-se manter um capital de giro maior e facilitar novos investimentos e estratégias. O que é um fluxo de caixa? Manter um bom controle sobre as transações financeiras realizadas na empresa é de grande importância para garantir que ela se mantenha saudável, gerando lucro e seja possível novos investimentos. Uma das principais ferramentas para fazer esse acompanhamento é o fluxo de caixa. Uma forma de controle básica, mas eficiente, que reúne informações importantes relacionadas às entradas e saídas da empresa e permite analises corretas sobre a situação do negócio e facilitam tomadas de decisão sobre o futuro da empresa. O grande objetivo do Fluxo de Caixa é identificar, a cada dia, semana ou mês, qual o saldo disponível na empresa para que existe capital de giro, para novos investimentos ou gastos surpresa. Como fazer o fluxo de caixa? Uma ferramenta que auxilia bastante os empresários atualmente são as planilhas digitais. Esses softwares são oferecidos por grandes empresas, desde plataformas gratuitas (como é o caso do Google Planilhas) até pagas (como o Microsoft Excel). Há alguns dados que são muito importantes estarem presentes em sua planilha de fluxo de caixa, porém antes de falar sobre eles, é bom entendermos que um planejamento bem feito torna esse trabalho cada vez mais funcional. Trace um objetivo no início do mês, e ao final, analise os resultados e observe, através do fluxo de caixa, quais os erros e acertos da empresa naquele período. A planilha, se for bem estruturada, dará uma visão ampla e exata do seu negócio, permitindo que você faça um maior controle monetário. É possível visualizar em que tipo de serviço o gasto é maior e qual produto rende um maior lucro, por exemplo. Para criar uma boa planilha, você precisa colocar alguns tópicos base, porém adapte de acordo com a realidade da sua empresa. Quanto mais informação, melhor. >>Baixe agora a Planilha de Fluxo de Caixa do myrp 1.Dia da entrada ou saída A primeira coluna da sua planilha deve ter o dia da entrada ou saída do seu dinheiro. É muito importante ter essa data, pois o controle se torna maior, além de possibilitar a visualização de possíveis atrasos de pagamentos, tanto por parte dos clientes quanto das contas da própria empresa. 2.Classificação Classifique o valor que será posto na planilha como entrada ou saída do seu caixa. Assim você entende melhor, ao final do mês, a quantia de lucro e de despesa que a sua empresa teve. 3.Item Após cadastrar a classificação do dinheiro, é hora de informar qual o item daquele valor. Marque o produto que foi comprado da sua loja, ou o motivo da despesa. É importante que você coloque tudo na planilha, desde um copo comprado para a empresa até a venda do seu produto mais caro. Colocar qual o item vendido ou comprado possibilita que você tenha uma visão mais ampla sobre quais itens estão dando despesas e quais estão dando lucro para a empresa. 4.Verifique o Saldo Final O resultado das entradas menos o valor das saídas irá gerar o valor do Saldo Final, que é o capital de giro atual da empresa, que está disponível para novos investimentos e para eventuais despesas surpresa que podem aparecer. O Saldo Final do dia, da semana ou do mês anterior é o Saldo Inicial do posterior. Então, se houver algum tipo de discrepância nos valores, fique atento e busque entender onde ocorreu o erro ou o furo. 5.Valor Nessa coluna você especifica o valor da transação, colocando o sinal de menos nas saídas monetárias. Através dessa informação é que será possível analisar o lucro e a despesa da empresa. 6.Cliente/fornecedor Adicione à planilha o cliente que comprou a sua mercadoria ou serviço e

    [eBook] Como criar um Planejamento Anual

    Leia o início do Ebook: Planejamento Anual – O que é? O planejamento anual é um documento que informa, analisa e compreende informações que norteiam o crescimento de uma empresa, auxiliando-a a construir metas e mover ações e recursos para mudanças, soluções e estratégias formadas como uma forma mais assertiva e eficiente de controlar o caminho seguido pela empresa no ano para o qual foi designado o planejamento. Com a concorrência cada vez maior do mercado, o encolhimento da economia e a escolha cada vez mais crítica no consumo, as empresas precisam compreender a importância de planejar e documentar suas ações para que obstáculos sejam superados com mais facilidade e não interfiram no crescimento do negócio. Por que fazer? A atuação empresarial deixou de ser, há muito tempo, uma tarefa trabalhada conforme o acaso, com poucas opções de informação e de análise para comoção de estratégias e soluções. Além disso, o comportamento do consumidor e da economia se tornaram cada vez mais imprevisíveis. Sem planejamento, a atuação fica ainda mais complexa e problemática para ser aprimorada. Como criar um planejamento anual […] Para ler o conteúdo completo baixe o eBook abaixo. Aproveite, é grátis 🙂

    [eBook] Gestão de Marca: como criar e gerir a identidade da sua empresa

    Leia o início do eBook: Gestão de Marca – O que é? A marca vai além do logotipo, identidade visual ou perfil da empresa, pois engloba conceitos, valores e objetivos da organização alinhados ao posicionamento e forma dela se apresentar ao mercado. A Gestão de Marcas proporciona uma visão ampla da relação e interação entre a empresa e o público ou consumidor, aplicando estratégias que aproximem os clientes. O mercado está cada vez mais segmentado e especializado em soluções diversas. Para as empresas, que contam com mais concorrentes, é essencial investir na experiência de compra do cliente, pois produtos ou serviços incríveis e preços competitivos já não bastam para atrair o consumidor. Por que fazer? Posicionamento de mercado, crescimento da empresa, lucro e número de vendas estão associados aos conceitos de marca. Com maior concorrência, produtos personalizados e preços mais competitivos, os valores e ideais integrados à marca são pontos cada vez mais valorizados pelos clientes. Com consumidores mais exigentes e atentos a todo o processo de compras, é preciso enxergar e trabalhar com os conceitos integrados à marca. Como criar uma marca […] Leia o conteúdo completo baixando o eBook abaixo. É grátis!

    [eBook] Black Friday: como ter uma sexta-feira poderosa em vendas

    Leia o início do material: BLACK FRIDAY – O dia dos descontos A origem Bastante controversa, não se sabe ao certo qual a origem da data. Em geral, acredita-se que ela surgiu em torno dos anos 1970, no Estados Unidos. Alguns a atribuem ao caos financeiro vivido pelos americanos na época, outros dão mérito ao trânsito congestionado que o feriado de ação de graças causava. Independente da origem, o resultado foi a tradição do comércio americano de aplicar grandes e significativos descontos na primeira sexta-feira após o dia de ação de graças. O que é? É uma campanha que oferece até 80% de desconto em produtos diversos. A data é bastante tradicional nos Estados Unidos, mas tem ganhado força em todo o mundo, inclusive no Brasil. O comércio nacional já enxerga as vantagens e  oportunidades da data, sendo excelente para incentivar a venda, esvaziar estoques, promover a loja e se preparar para dar especial atenção aos produtos de Natal. Assim como nos Estados Unidos, o Black Friday ocorre na última sexta-feira de novembro e, neste ano, cai no dia 25. Por que fazer? Com um planejamento adequado e boa estruturação, a data vai além da oferta de descontos grandes aos clientes, sendo uma oportunidade para a empresa gerar mais vendas, aumentar o fluxo de clientes, esvaziar estoque e se preparar para dar atenção ao próximo período forte para o comércio, o Natal. Onde se aplica? Inicialmente voltado ao comércio online, a data apresentou bastante resultado no lucro de e-commerces. Mas nem só entre os estoques das lojas virtuais a data pode ser bem aproveitada, pois agora ela começa a ganhar espaço também nas lojas físicas. A oportunidade pode ser bem aproveitada em varejos e negócios B2B, bastando aplicar as estratégias à realidade da empresa e ao perfil do consumidor. […] Para ler o conteúdo completo, baixe o eBook abaixo gratuitamente:  

    [eBook] Gestão de Estoque para Pequenas Empresas

    Leia o início do eBook abaixo: Controle de Estoque – o que é? O controle de estoque é um processo constante e rotineiro. Sua prática favorece a organização da empresa, dá mais visão sobre os investimentos e resultados, além de facilitar o setor operacional, pois há maior controle sobre os produtos e quantidades existentes em estoque. O lucro também é impactado, já que o planejamento de compras, bem como a quantidade do pedido, está diretamente ligado ao controle de estoque. Como faz? A gestão, ou controle de estoque, é um acompanhamento efetivo e constante da movimentação de produtos da empresa. Registrar a entrada de mercadorias, vendas, trocas e itens danificados, favorece a obtenção de informações para remanejar investimento e reduzir custos. Controle de Estoque em Pequenas Empresas As pequenas empresas têm muito a ganhar com a gestão efetiva e eficaz do estoque. Com um melhor controle de mercadorias e informações sobre as demandas de cada produto, a empresa reduz custos ao comprar na quantidade certa, evita perdas por vencimento e acompanha com mais precisão o fluxo de vendas. Inicialmente, pequenas empresas podem ter falhas comuns na gestão do estoque, mas investir na melhoria da estratégia é fundamental para obter sucesso financeiro e empresarial. […] Confira o material completo baixando o eBook gratuitamente:

    [eBook] Gestão de Vendas

    Leia o início do eBook: Gestão de Vendas – o que é? A gestão de vendas é o processo pelo qual se estabelecem e organizam as metas e objetivos relacionados ao desempenho de vendas, buscando trabalhar e desenvolver táticas, estratégias e melhorias para tornar mais rentáveis os esforços de venda. Para isso, a gestão engloba planejamento, treinamento e liderança nas áreas de marketing, administração, financeiro, comercial, entre outras especificidades do seu negócio, visando a solução de problemas e obtenção de melhores lucros. Como faz? Responsável por relacionar áreas de venda e marketing, o gestor de vendas precisa ter uma visão ampla da empresa, selecionando e percebendo as diferentes influencias de cada área nos resultados. Por exemplo, se as vendas têm foco nas necessidades do vendedor em fechar a compra e o marketing dá ênfase no processo de percepção e experiência de compras do cliente, o gestor de vendas precisa compreender e atender aos diferentes objetivos dentro da mesma situação empresarial. […] Baixe o material completo na imagem abaixo. É grátis!

    [eBook] Como fazer promoções sem prejudicar o caixa

    Leia o início do eBook: Promoções, por que fazer? Atrair Clientes Promoções são estímulos aos consumidores. O preço é um dos fatores que pesa na decisão de compra, portanto descontos impactam no interesse dos clientes. Promoções personalizadas também são ótimas estratégias, como por exemplo um desconto no aniversário do cliente. Isso incentiva a compra antes mesmo dele planejá-la. Aumentar as Vendas Preços reduzidos são excelentes ferramentas para converter em mais produtos vendidos. Descontos progressivos ou descontos em combo proporcionam vendas maiores, incentivando a aquisição de outros itens. Incentivar a saída de estoque Promoções são excelentes ferramentas para incentivar a saída daqueles produtos parados em estoque. Esses produtos geralmente são bem direcionados em combos ou brindes. […] Leia o conteúdo completo baixando o eBook abaixo. É grátis!  

    [eBook] Guia Completo: Impostos para Micro e Pequenas Empresas

    Leia o início do eBook: Qual sistema tributário escolher? Simples Nacional Simples Nacional é um regime tributário atuante que centraliza* o recolhimento de impostos federais, estaduais e municipais em uma única guia (DAS) para micro e pequenas empresas, com faturamento anual máximo de R$ 3.600.000,00. *Todos os impostos são recolhidos através da DAS – Declaração Anual do Simples Nacional exceto o FGTS. A alíquota de arrecadação varia de 4,5% até 16,93% sobre o valor bruto de f aturamento da empresa. Alíquotas do Simples Nacional Serviço: 4,5% a 27,9* Comércio: 4% a 11,65% Indústria: 4,5% a 12,11% FGTS: 8% sobre as remunerações *A taxa cobrada em Serviços pode variar de acordo com o faturamento e o tipo de serviço prestado. Lucro Presumido Empresas que faturam até 78 milhões de reais por ano podem optar pela modalidade de Lucro Presumido, onde o IRPJ e o CSLL têm base de cálculo pré-definidos na legislação, de acordo com a atividade realizada. A alíquota de arrecadação varia, basicamente, de 8% para comércio e 32% para prestação de serviços. […] Para ler o material completo, faça o download do eBook abaixo. É grátis:  

    [eBook] Gestão Fiscal para Pequenas Empresas

    Leia o início do eBook: O que é Gestão Fiscal? A Gestão Fiscal consiste em organizar, armazenar, gerenciar e confirmar se as informações referentes aos impostos e tributos estão sendo identificados de forma correta nos documentos fiscais e informado aos órgãos competentes, como: município, estado e união. As vantagens de uma gestão fiscal eficiente: As micro e pequenas empresas não contam com grande suporte operacional. Por isso, não é uma simples tarefa estar por dentro de todas as mudanças da legislação. Estar em conformidade com a lei fiscal é uma obrigação legal e deve ser seguida por todos os empresários. […] Para ler o material completo, faça o download do eBook abaixo. É grátis!

    [eBook] Marketing de Relacionamento para Empresas

    Leia o início do eBook: O que é marketing de relacionamento? O Marketing é utilizado pelos empresários como uma ferramenta para que sua empresa seja vista e, consequentemente, alavancar suas vendas. Porém, não basta apenas oferecer um produto ou serviço, é necessário conquistar o seu cliente a fim de fidelizá-lo. Essa é a proposta do Marketing de Relacionamento. Como usar o marketing de relacionamento na minha empresa? O Marketing de relacionamento só funciona se seus colaboradores comprarem a ideia e amarem seus clientes tanto quanto você. Para colocar em prática, separamos 4 tópicos que você poderá aplicar na sua empresa. […] Para ler o material completo, clique na imagem abaixo para fazer download. É grátis!

    [eBook] Gestão de Estoque para Lojas

    Leia o início do eBook: O que é Gestão de Estoque: A gestão de estoque contempla vários tipos de atividade como: planejamento, organização e controle de estoque. A sua maior função é manter o estoque com um fluxo ideal de materiais e produtos, para evitar qualquer tipo de falta ou prejuízo para a sua loja. A importância da gestão de estoque para lojas: Imagine a seguinte situação: um cliente pergunta se a sua loja tem determinado produto e sua resposta é “Temos, mas não está disponível no momento”, ou seja, acabou no nosso estoque. Ao responder isso, além de perder a venda no momento, salvos os casos em que o cliente aceita esperar, a sua loja também vai perdendo a credibilidade perante os consumidores. Ao fazer essa gestão é possível tornar todo o processo de entrada e saída do estoque mais agilizado, além de entender melhor a influência do estoque nas questões administrativas e financeiras da sua empresa. […] Para ler o material completo, clique e faça o download do eBook abaixo:

    [eBook] Como fazer um Fluxo de Caixa Eficiente

    Leia o início do eBook: O que é fluxo de caixa: O fluxo de caixa é o principal instrumento da gestão financeira de um empreendimento. É através dele que é possível controlar todas as transações financeiras da sua empresa, ou seja, com ele você terá conhecimento de todas as entradas e saídas de dinheiro do seu negócio. As informações obtidas no fluxo de caixa são fundamentais para que o empreendedor faça um planejamento completo da sua companhia, visando sempre melhorar o seu desempenho financeiro. Quando fazer o fluxo de caixa: Para funcionar bem e ter um bom efeito na saúde financeira da sua empresa, o fluxo de caixa deve ser feito diariamente. Com esse acompanhamento diário de todas as entradas e saídas da sua empresa o empresário terá total conhecimento de como o seu negócio está fluindo, apontando prejuízos e acertos dentro das finanças. Essas informações auxiliam nos momentos de tomadas de decisões, como redução de gastos ou investimento a mais em um produto ou serviço, visando sempre melhorar o rendimento do seu empreendimento. […] Para ler o material completo, clique na imagem abaixo para fazer o download:

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