Gerencie os processos de estoque da sua empresa com o máximo de eficiência. Conquiste resultados melhores evitando o desperdício e a falta dos seus principais produtos. Preveja as vendas e a frequência dos pedidos, controle sua logística e mantenha organizada a entrada e saída de mercadorias.
A Ordem de Produção (OP) e a Ficha Técnica são o início do processo de fabricação de produtos de qualquer indústria. São importantes para o controle da produção industrial, estoque e para a compra dos insumos.
Ter uma programação e o controle de sua produção é uma forma de garantir que tudo será produzido da forma correta e dentro dos prazos esperados.
O impacto dessas funcionalidades na sua empresa
Ter um controle da produção é importante para diversos setores da sua empresa, esse controle parte das Ordens de Produção e da Ficha Técnica. Veja tudo que pode ser impactado por elas:
• Melhora no controle e organização de estoque
• Melhora a gestão de insumos e o controle das compras
• Facilita a comunicação entre os setores
• Agiliza os processos de produção para garantir o atendimento a todas as demandas
• Detalha os insumos utilizados e observações de cada produto
Como controlar a minha produção?
Ter um processo de produção bem definido é o primeiro passo para sua indústria caminhar sem dificuldades e erros técnicos. Além de treinamentos focados para a equipe, manter todas as informações registradas auxilia na hora de analisar os resultados. Por esse motivo é recomendado ter a Ficha Técnica corretamente preenchida com os insumos e observações relevantes para produção de cada produto.
• O produto a ser produzido deve ter a Ficha Técnica do produto bem detalhada e com as informações sobre matéria-prima e a quantidade desejada.
• A Ordem de Produção usada pode ser tanto um processo padronizado para seu próprio estoque, quanto um personalizado e sob encomenda do cliente.
• A definição de datas é importante e deve conter a data da emissão da ordem e o prazo para o término da produção. Ainda é importante detalhar as horas de início e término.
Como o Myrp pode te ajudar?
No Myrp você pode cadastrar matérias-primas e produtos acabados, criar as Fichas Técnicas e depois gerar as Ordens de Produção.
Finalizando a Ordem de Produção, é necessário validar a quantidade de material que foi efetivamente utilizada durante o processo. Com a confirmação, o estoque diminui a quantidade de matéria-prima utilizada e aumenta a de produto acabado, ou seja, você terá um controle completo da sua produção de forma ágil e prática.
Gerir o estoque é uma atividade de extrema importância. Com uma boa organização você simplifica as operações e evita o acúmulo ou a falta de produtos.
Realizar a “Entrada Automática de Estoque” evita que você faça todas as entradas de mercadorias no seu estoque manualmente, o que é trabalhoso e pouco seguro. Automatizar esse processo é seguro, prático e otimiza o seu tempo.
O que é Entrada Automática de Estoque?
A Entrada Automática no Estoque é uma facilidade que traz muitas vantagens para o empreendedor. Isso porque, para fazer uma boa gestão empresarial, é preciso monitorar de perto todos os setores do seu negócio.
A Gestão de Estoque é uma atividade de extrema importância, pois com uma boa organização você simplifica as operações e evita o acúmulo ou a falta de produtos.
Organizar a entrada de todas as mercadorias no seu estoque manualmente é trabalhoso e pouco seguro. Por isso, cada vez mais as empresas estão aderindo ao uso de sistemas de gestão como o Myrp, automatizando a entrada de mercadorias e facilitando todo esse processo.
Como o Myrp pode ajudar?
O Myrp faz um cadastro automático de produtos e fornecedores através do XML da nota fiscal de entrada, fazendo assim uma atualização automática do seu estoque. Ou seja, a cada nova nota eletrônica recebida do fornecedor, o sistema cadastra os produtos, aumentando a quantidade do produto em estoque.
A automatização deste processo faz com que o tempo destinado ao controle de estoque seja otimizado. Além disso, as suas informações estarão salvas e organizadas, sem que você precise se preocupar.
Realizar a conversão de unidades de cada produto antes de dar entrada no estoque, além de trabalhoso e demorado, é passível de erros de cálculos.
Sabendo da importância desse processo, o Myrp criou a Equivalência de Unidades de Medida. Assim, é possível vender um produto em mais de uma unidade (dezena, centena e milhar). Essa conversão é informada produto a produto por quem registra as vendas no sistema.
O Estoque Mínimo ou Estoque de Segurança, nada mais é do que a quantidade mínima que deve ser mantida e armazenada para evitar ruptura ou falta de estoque.
O empreendedor que trabalha com estoque mínimo consegue prever eventuais aumentos na demanda ou mesmo um atraso do fornecedor. Com isso, ele garante ter sempre o produto disponível para o seu cliente e vender ainda mais.
O que é Estoque Mínimo?
O Estoque Mínimo, também chamado de Estoque de Segurança ou Estoque de Reserva, pode ser resumido em uma quantidade extra de produtos armazenados no estoque, para atender um eventual aumento na demanda e possíveis atrasos nas reposições dos seus fornecedores.
Ter noções de estoque mínimo é de extrema importância para a sustentabilidade do seu negócio. Uma gestão de estoque bem desenvolvida permite acompanhar as demandas e exigências do mercado de forma efetiva.
É importante lembrar que o estoque mínimo é algo que varia conforme o ramo de atividade da sua empresa. No caso do varejo, o estoque deve atender a demanda direta dos clientes. Já na indústria, deve atender a produção, preocupando-se com matéria-prima e insumos.
Como determinar o seu Estoque Mínimo
Caso você ainda não saiba qual é a quantidade de estoque mínimo, é indicado verificar as vendas dos meses anteriores e montar uma previsão para os próximos e assim evitar a falta de algum produto em estoque.
Lembre-se: sempre leve em consideração datas sazonais e ações promocionais, elas impactam diretamente nas suas demandas.
Como o Myrp pode ajudar?
Antes de tudo, faça o levantamento do seu estoque no sistema. Nesta primeira etapa o Myrp te ajuda com o inventário de todo o material estocado. Registre tudo e em seguida insira a quantidade mínima do seu estoque.
Com a quantidade mínima preenchida, quando o estoque atingir esta quantidade indicada, o sistema irá disparar uma notificação para a aquisição de mais produtos. Você será orientado a realizar a compra de produtos, matérias-primas ou insumos necessários.
Ter o controle do estoque em poder de terceiros é complexo para a maior parte das empresas, porém, pode ser uma necessidade, principalmente se você terceiriza parte da sua produção ou armazena parte do seu estoque em outras empresas.
É com esse gerenciamento que você controla a saída da matéria-prima do seu estoque até o retorno do material pronto, garantindo que não falte nada e você atenda a todas as suas demandas.
O que é Estoque em Terceiros e de Terceiros?
Algumas indústrias optam por delegar a um terceiro parte do seu processo produtivo, e para isso necessitam ter um controle de “estoque em terceiro” eficiente para acompanhar esse procedimento.
É importante lembrar que a falta de um controle efetivo ou até mesmo a grande quantidade de diferentes operações transformam o controle de estoque em terceiros algo complexo.
Existe também a preocupação com as matérias-primas ou produtos acabados que entram e saem da empresa. Principalmente a saída da matéria-prima do seu estoque e ao retorno do material pronto.
Esse tipo de produção deve ser colaborativo de ambos os lados. A terceirizada deverá trabalhar dentro das especificações recomendadas, para que não haja problemas no final da produção. Já o empreendedor precisa ter o total controle da matéria-prima fornecida e do produto recebido, seja ele em fase final ou não.
Para que você não sofra com “furos” no estoque, faça um controle rígido do material fornecido e do recebido. Dessa forma, as mercadorias irão girar como devem e você não terá gastos excedentes ou supérfluos, além da confiança com a terceirizada escolhida.
Como o Myrp pode ajudar?
Com o sistema de gestão Myrp é possível controlar a movimentação do estoque próprio e do terceirizado, pois a gestão é integrada e vinculada aos processos de entrada e saída. Outro benefício que irá facilitar a gestão do seu negócio são os alertas no caso de situação crítica de estoque mínimo ou falta de matéria-prima.
Você conseguirá filtrar em seus relatórios o estoque em terceiros por produto ou mesmo por empresa terceirizada. Lembrando que o Myrp é 100% online e pode ser acessado de qualquer dispositivo, como computadores, notebooks, tablets ou celulares, trazendo mais praticidade e a possibilidade de consultas rápidas e eficientes a qualquer momento.
Institucional
Para Pequenas Empresas
Para Escritórios Contábeis
Para Franqueadoras do Varejo
Copyright © 2020 Myrp. Todos os direitos reservados.
|
|