Como montar uma vitrine – e atrair clientes

     
    A vitrine da sua loja é o seu cartão de visitas. É ela que vai ajudar a atrair um maior número de clientes e, consequentemente, aumentar as suas vendas.
    Pense na cena: O cliente está passando por várias lojas, vendo diferentes tipos de produto à sua disposição, qual dos critérios que o faz entrar em um ou outro estabelecimento? Isso mesmo, a vitrine mais bonita!
    Para conseguir se destacar da concorrência e chamar um maior número de clientes para a sua loja, é necessário planejar muito bem e montar a sua vitrine sempre com cuidado e com um objetivo bem definido.

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    Confira abaixo as nossas dicas para deixar a sua vitrine mais atraente:


    Conheça o seu público

    Um passo importante para seguir antes de montar a vitrine da sua loja é estudar e conhecer o seu público. Pesquise bem: Qual consumidor o seu estabelecimento procura atingir? O que ele está buscando? Qual a sua linguagem? Quais as suas preferências? É fundamental também prestar atenção nas tendências do mercado. Você sabe o que o seu público está procurando?
    Uma boa técnica para perceber se a sua vitrine agrada ao seu cliente é ir para o lado de fora da sua loja, observar e perguntar-se: “Se eu fosse um consumidor e tivesse passando por aqui, essa vitrine chamaria a minha atenção? Ela me faria entrar nessa loja? ”.
     

    A iluminação diz muito

    A iluminação da sua vitrine também deve ser planejada. A luz ajuda a despertar vários sentidos no consumidor, trazendo diferentes sensações e emoções. Com a iluminação você pode criar um ambiente mais vibrante, calmo, relaxante ou até mesmo acolhedor.
    Luzes amarelas: Dão um ar mais intimista, aconchegante, proporciona a sensação de que o consumidor está sendo acolhido.
    Luzes brancas: As mais potentes, são mais vibrantes, algo mais alegre; já as mais claras, trazem a sensação de relaxamento.
    A direção e o foco das luzes também interferem na organização e na sensação que a vitrine e os seus produtos passam para o cliente. Use a iluminação para valorizar os seus produtos.
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    Tenha rotatividade

    Deixar os mesmos produtos na vitrine por muito tempo pode prejudicar as suas vendas. Isso porque não sabemos qual a frequência que as pessoas passam pela nossa loja. Ter a mesma vitrine por um longo período pode cansar a visão do cliente e dar a impressão de que não há novidades, ou que a sua loja não seja movimentada com várias vendas.
    A decoração como um todo pode levar mais tempo para ser trocada, mas os produtos não! A não ser que seja algo proposital, como uma promoção que foi estendida.
     

    Na medida certa

    É importante se atentar à quantidade de itens que a sua vitrine irá expor. Ela não deve ficar nem cheia – com vários objetos, o que dá a impressão de desorganização e desespero para vender mais – mas também não pode estar muito vazia, para não parecer que a loja possui poucos produtos para vender e no estoque.
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    Vitrines temáticas

    Muitas lojas optam em aplicar temas ao montar a sua vitrine, seja uma coleção, evento, data especial ou estação do ano. Essa pode ser uma ótima maneira de deixar a sua vitrine atraente, mas é preciso ter cuidado com os exageros. Não deixe que os objetos de decoração se sobressaiam, ou seja, tenham mais destaque do que os produtos que a sua loja está ofertando.
     

    Fique atento às datas

    Tenha sempre um calendário em mãos e acompanhe as datas importantes para comércio e para o seu tipo de loja e consumidor. Datas como Natal, Dia das Mães e Black Friday devem ser bem planejadas, já que o fluxo de vendas é maior e você precisa destacar a sua loja da concorrência.
    Participe também de outros eventos sazonais, que estejam de acordo com o seu segmento.
    Por exemplo, você tem uma loja de brinquedos e sabe que um desenho animado está lançando essa semana nos cinemas. Que tal colocar os principais personagens do filme na sua vitrine? Isso com certeza vai chamar mais a atenção do seu público, melhorando as vendas.
    Ao anunciar datas especiais, ou promocionais, prefira usar a palavra promoção ao invés de desconto.
     

    Relacione os produtos entre si

    Ao escolher os produtos que vão estar na sua vitrine, procure encontrar uma relação entre eles, para que assim o cliente possa visualizar melhor como aquele item pode ser usado.
    Vamos conferir um exemplo: Em uma loja de móveis para casa, que tal expor algum ambiente como cozinha, sala ou quarto? Assim, o cliente pode visualizar melhor como os produtos ficariam na sua própria casa, aumentando o seu interesse na compra.
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    Fique de olho no estoque

    Essa é uma dica importante para todos os tipos de lojas. Coloque na vitrine apenas produtos que estão em estoque, para não correr o risco de oferecer algo que não tenha para o seu cliente.
    Para não deixar isso passar, faça uma boa gestão de estoque e controle todas as entradas e saídas de mercadorias.
     
    A vitrine é a porta de entrada, o atrativo para a sua loja. No entanto, para aumentar as vendas, é preciso também investir em um bom atendimento e é claro, na qualidade e disponibilidade dos produtos. Ainda tem alguma dúvida sobre como montar a sua vitrine? Então fale conosco aqui nos comentários.

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