Como atrair clientes para a minha loja

    Em uma sociedade cada vez mais conectada e virtual, está cada vez mais difícil atrair clientes para uma loja. Seja pelos desafios da vida corrida em que tudo mundo está, ou pela concorrência feroz no ambiente físico e virtual, ou até a disputa de atenção entre as vitrines e as telas de smartphones que não desgrudam das mãos e olhos dos pedestres.
    A verdade é que as pessoas têm ido com cada vez menos frequência até as lojas físicas e realizado suas compras. E, para mudar esse cenário, é muito importante que a empresa esteja sempre atenta às novidades e de olho em boas práticas para conquistar e convencer seus públicos a conhecerem as suas opções e soluções.
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    Entretanto, tomar qualquer medida pode surtir os efeitos negativos. É preciso traçar estratégias, identificar a personalidade do seu público e traçar ações pontuais e bem elaboradas para que o sucesso seja possível e o aumento nas vendas seja visualizado. Confira algumas dicas de como atrair clientes para a sua loja física.

    Analise seu público-alvo

    Antes de estabelecer qualquer estratégia de abordagem ou mudanças nas técnicas de vendas, é muito importante observar e ter muito bem definido o público-alvo do seu negócio. A partir disso, conhecer seus gostos, suas peculiaridades, traços comuns da personalidade dos consumidores e traçar personas que vão possibilitar uma melhor visão de como devem ser feitas as ações para impactar tais clientes.
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    Quando você conhece quem você quer atrair, fica muito mais fácil pensar em práticas e estratégias pontuais e assertivas para ter reais resultados e melhorias nos números.

    Menos é mais

    Na hora de pensar na vitrine do seu negócio, fuja da superlotação de informações. Escolha muito bem os produtos que precisam de destaque – aqueles que têm muito estoque e/ou aqueles que têm boa saída. O importante é você usar a vitrine para transmitir a personalidade da sua loja e atrair de verdade a atenção do seu consumidor.
    Caso o exposto seja confuso, cheio de informações e com muitas coisas juntas, a sensação que o cliente pode ter é a de desespero pela venda, ou até mesmo a de desorganização.
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    É importante que a vitrine siga uma lógica, possua um tema e seja convidativa. Ela precisa fazer com que o consumidor tenha desejo de saber mais sobre os produtos e sobre as diversas opções oferecidas no local.

    Diversifique os produtos expostos

    Não aposte em apenas uma linha de produtos na sua vitrine. Tente atingir várias faces do seu público-alvo. Ter diversas opções de preços atrai consumidores que talvez tivessem uma visão diferente do seu negócio e podem acabar se tornando novos clientes.
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    Além de atrair novas fatias de mercado e ter uma maior variedade de preços quebra a barreira do cliente precisar entrar em sua loja para conhecer mais sobre ela e sobre suas opções. Com mais informações disponíveis na vitrine, as chances de ele escolher entrar no recinto aumentam.

    Permita que o cliente visualize a utilização do produto

    Vitrines secas, com apenas peças e manequins sem expressão, podem não chamar a atenção dos pedestres. Complemente o visual com adereços, decorações e objetos cenográficos que ajudem o cliente a visualizar a si mesmo com o produto comprado.
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    Contar uma história é importante para envolver o consumidor e trabalhar a sua emoção. Pessoas são mais propensas a comprar quando seu lado emocional é ativado e bem trabalhado por marcas que sabem seus gostos, sonhos e desejos.
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    Proporcione uma experiência no ambiente

    Aposte em músicas e ambientação para conquistar o seu público. Manter sua loja aconchegante e confortável é primordial para garantir que seus clientes gostem de visita-la. Som ambiente tem um forte papel na hora de transportar as pessoas para lugares diferentes. Vá além do básico da playlist com músicas atuais ou do gosto do público, aposte em sons específicos, melodias e até mesmo sons naturais. Em uma loja de esportes, por exemplo, apostar em sons de floresta pode ser uma boa pedida.
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    Além do som, ambientar a loja para que fique condizente com a proposta e com a personalidade do negócio é vital para uma melhor experiência do comprador. Uma sorveteria precisa ter cores alegres e do verão, para transmitir toda a alegria da estação.

    Surpreenda

    Vá além do comum na hora de conquistar seu cliente e aposte em experiências que ele não encontra em seus concorrentes. Identifique oportunidades que não são empregadas no mercado e busque adaptar para a sua realidade.
    Conquistar os clientes pelos sentidos, por exemplo, é uma ótima ideia. Aposte em perfumes bastante específicos para a sua loja, que ele associe sempre a sua marca. Promova degustações e experimentações de produtos. São formas de colocar seu público direto em contato com seus produtos e mostrar que eles têm qualidade e solucionam os problemas que eles possuem.
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    A regra é fornecer uma experiência, que vai muito além de apenas vender um produto. Mantenha sempre em mente que a mercadoria seu cliente pode comprar em qualquer concorrente, mas a melhor experiência de compra só a sua empresa pode oferecer.

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