Home Office: uma boa solução para a sua empresa

    É cada vez mais comuns ouvirmos o termo “Home Office” no mercado de trabalho. Uma pesquisa do CETEL – Centro de Estudos de Teletrabalho e Alternativas de Trabalho Flexível da Business School São Paulo com mais de 260 empresas brasileiras mostra que praticamente metade (49,7%) começou a trabalhar com alguma forma de flexibilidade presencial nos últimos 12 meses.
    Mas como saber se esse método de trabalho funcionaria para a sua empresa? Existe alguma desvantagem? Preparamos este post para ajudar você a descobrir.

    Vantagens

    Entre as principais vantagens do Home Office, estão a redução nos custos de transporte, alimentação e energia elétrica. Além disso, com menos gente dentro da empresa, é possível operar com uma estrutura mais enxuta e, por consequência, mais barata. Com menos custos, sobra mais dinheiro, e assim é possível oferecer preços mais competitivos ou investir em melhorias para a empresa.
    O Home Office também aumenta a qualidade de vida dos funcionários, que podem dormir um pouquinho mais e não precisam enfrentar o stress do trânsito. E isso pode colaborar para um aumento na produtividade.

    Desvantagens

    Algumas empresas já registraram queda na produtividade com o Home Office. É verdade que em casa existem muito mais distrações e sem algum tipo de controle, isso pode ocorrer. Também fica mais difícil explicar uma tarefa, o que pode resultar em mais demora na sua execução ou até na necessidade de refazê-las.
    Outro ponto negativo é a falta do contato entre a equipe. Essa falta de convivência pode contribuir para que os colaboradores sejam menos engajados, afetando a velocidade da tomada de decisões e, por consequência, o alcance das metas.

    Devo adotar o Home Office?

    Conhecendo as vantagens e desvantagens, fica mais fácil responder essa pergunta. Leve em consideração os seguintes fatores:
    – Se sua empresa tem condições de fornecer a estrutura adequada pra seu colaborador trabalhar em casa.
    – Se você conhece bem o colaborador e confia no trabalho dele.
    – Se existe uma boa relação de custo/benefício.
    Com três respostas positivas, você pode considerar que o Home Office serve sim para a sua empresa. O ideal é que você faça um teste com um projeto piloto para ver o andamento dos processos e as maneiras de ajustá-los para que tudo funcione perfeitamente.

    O que você procura?

    Categoria

    Categorias

      Assine nossa newsletter

      Teste Grátis

      Faça um teste grátis

      Exporte o XML das notas fiscais dos seus clientes

      Seja um parceiro Myrp.